Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar o Hotjar para otimizar a experiência de usuários no meu site?

13/05/2019 às 18:36 Marketing

Como usar o Hotjar para otimizar a experiência de usuários no meu site?

O volume e a variedade de dados coletados na internet só aumentam, e isso nos indica que é preciso encontrar ferramentas que possam nos ajudar a entender estas informações.

Uma boa ferramenta para isso é o Hotjar, que lhe auxilia na melhora da experiência dos usuários em seu site.

Diferente de outras ferramentas de análise como o SEMrush ou Google Analytics, o Hotjar é um serviço focado na otimização da experiência do usuário.

A plataforma te ajuda a entender como a sua audiência está se comportando dentro do seu site.

O que é Hotjar?

O Hotjar é uma ferramenta online, que utiliza o modelo SaaS para prestar serviço a seus clientes. Ou seja, quem contrata o Hotjar não preciso instalar no seu computador, basta fazer login no serviço de qualquer lugar.

Como já adiantamos um pouco acima, a ferramenta busca trazer um compilado de informações sobre os usuários de um site.

Apesar de já existirem outras ferramentas de análise bem completas como o próprio Google Analytics, recomendamos que você utilize o Hotjar, ao menos como ferramenta complementar de análise de dados.

Essa ferramenta possui diferenças importantes em relação as demais, e isso está lhe fazendo se tornar a queridinha dos designers UX.

Por ter recursos como mapa de calor, gravação de movimentação e análise do funil de conversão, o Hotjar é a ferramenta excelente para apostar em layouts com elementos mais assertivos e melhorar a experiência dos usuários.

Com estes recursos será mais fácil decifrar o comportamento dos usuários e entender como eles interagem com seu site. A ferramenta possui um plano gratuito que oferece a coleta de dados de site com até 2 mil pageviews por dia.

Para sites com mais pageviews, é preciso fazer uma assinatura de pelo menos 29 dólares mensais, existem diversos planos disponíveis na plataforma.

Quais são os principais recursos do Hotjar?

Já citamos um pouco dos recursos do Hotjar acima, mas agora vamos lhe mostrar com exemplos de como essa ferramenta pode lhe ajudar a otimizar a experiência dos usuários do seu site. Confira abaixo:

Heat Map (Mapas de calor):

Esse é o recurso mais popular do Hotjar. O mapa de calor consegue mostrar quais são os locais de maior e menor interação dos usuários com um site.

Dessa forma, você entender onde os usuários clicam mais, por onde eles passam mais o mouse e até que parte eles mais usam a rolagem de página.

No Hotjar, você pode segmentar os relatórios por dispositivo utilizado pelos usuários e ainda exportar e compartilhar os documentos externamente.

Isso pode ajudar bastante a entender como garantir mais conversões e adicionar novos elementos no seu site  

Num exemplo básico, digamos que você esteja lançando uma nova promoção, com o Hotjar é possível saber em qual posição é melhor para colocar um banner ou uma arte pequena do seu novo produto ou serviço.

Assim, você coloca a arte no local onde seus usuários mais clicam e pode esperar por um aumento nas conversões e nas vendas do seu novo lançamento.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Gravação de movimento:

Esse é um dos recursos mais valiosos do Hotjar. A ferramenta consegue gravar a tela de acesso dos usuários que entram no seu site, gravando todos os movimentos de mouse e cliques que eles fazem na sua página.

Com isso, é possível saber onde o usuário clicou, se ele rolou a página, quais páginas ele visitou, etc.

Além da gravação da visita, você também tem acesso a localização do visitante, a data e horário de acesso, o dispositivo utilizado, o navegador e o sistema operacional utilizados para o acesso.

A gravação de movimento pode lhe dar insights valiosos sobre a usabilidade do seu site. Mostrando onde estão os pontos fracos que fazem o usuário rejeitar a sua página. Isso é importantíssimo para fazer as alterações necessárias no seu layout.

Análise de funil de conversão: Esse é outro recurso excelente do Hotjar. A análise do funil de conversão pode lhe ajudar a identificar em quais pontos o usuário está deixando o seu site. Isso ajuda a entender por que a taxa de conversão pode estar baixa.

Para otimizar o uso deste recurso, basta que você determine um caminho para uma conversão dentro do seu site.

Assim, o Hotjar consegue gerar um relatório de análise mostrando a taxa de abandono dos usuários e qual é a página onde os visitantes mais desistem e saem do seu site.

Essa é uma excelente maneira de saber onde estão seus pontos fracos e poder corrigir os elementos de uma página malvista para recuperar o potencial de conversões do seu site.

Quais são os principais benefícios do Hotjar para o meu site?

Bom, depois de vermos acima quais são os principais recursos do Hotjar, é hora de listar os principais benefícios da ferramenta para a sua estratégia de marketing digital. Confira abaixo:

  • Aumento da taxa de conversão: com os insights gerados pelos relatórios do Hotjar é bem mais fácil otimizar o seu layout para potencializar as conversões.
  • Melhorar a usabilidade para o usuário: A otimização da experiência do usuário é prioridade do Google em 2019. E para manter o usuário no seu site, é preciso focar nele. E nisso o Hotjar pode te ajudar através de recursos como a gravação de movimentação e o mapa de calor.
  • Conhecimento aprofundado sobre a persona: Os recursos do Hotjar ajudar a entender o comportamento dos usuários no seu site, fazendo com que você consiga informações precisas sobre a interação das suas personas com o seu site.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: