Como usar o Google Meu negócio para alavancar a sua empresa

07/11/2018 às 09:34 Ajuda

Como usar o Google Meu negócio para alavancar a sua empresa

Quem tem uma micro, pequena ou média empresa necessita da maior promoção possível do negócio a custo zero.

E como a consolidação da internet no meio do marketing e da comunicação, o uso de plataformas gratuitas para divulgar empresas é essencial para o crescimento no mundo digital.

E uma das coisas que as empresas mais querem, independentemente do tamanho e do segmento, qualquer um quer aparecer no Google.

Para um pequeno negócio é essencial aparecer nas páginas de resultados de buscas da plataforma e no Google Maps.

Essas ferramentas do Google são gratuitas e se tornaram as principais vitrines de promoção de empresas na internet. É por que o investimento em marketing digital, mais especificamente em estratégias de SEO.

Porém, ao focar nessas ferramentas, muitos empreendedores e profissionais de marketing acabam deixando de lado outros serviços gratuitos e muito funcionais como o Google Meu Negócio.

Essa ferramenta é essencial para colocar sua empresa no centro do Google e gerar mais tráfego para o seu site e redes sociais.

Nesse texto, vamos entender quais são os benefícios e como usar o Google Meu Negócio para otimizar sua estratégia de marketing no mercado digital.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google para ajudar empreendedores a divulgarem seus negócios gratuitamente, garantindo mais espaço nos resultados de busca orgânica e também em pesquisas em outros serviços da plataforma como o Google Maps e o Google +.

Confira quais são as principais funcionalidades do Google Meu Negócio:

  • Oferece ao empreendedor fazer o cadastro da empresa, inserindo um tour do seu negócio e a localização exata de sua loja ou escritório.
  • O serviço também permite o acréscimo de dados de contato como endereço da empresa, e-mail, site, telefone, onde inclusive ao pesquisarem por smartphones, podem fazer uma ligação para seu negócio do próprio buscado, através do número divulgado na plataforma.
  • Assim como acontece em páginas do Facebook, no Google Meu Negócio também permite a exibição do horário de funcionamento na loja, inclusive destacando os horários de maior movimentação do seu negócio.
  • Os clientes que comprarem em seu negócio também podem lhe ajudar a ganhar mais destaque dentro do Google Meu Negócio fazendo comentários e adicionando notas. Isso é uma maneira de promoção gratuita e aumenta a relevância da sua empresa no Google. Com isso, qualquer conteúdo que você produza, passa a ter mais credibilidade dentro da plataforma.
  • O Google Meu Negócio também permite que o empreendedor poste fotos internas da sua loja ou escritório, podendo por exemplo, facilitar ainda mais o usuário colocando uma foto da fachada para facilitar a visita de clientes e fotos internas que mostrem a estrutura de trabalho, o que também pode atrair consumidores.
  • Torna possível o compartilhamento do perfil do Google Meu Negócio em várias redes sociais, o que amplia ainda mais a promoção do seu negócio.

Confira também: Melhor hospedagem de site.  

Como minha empresa pode aparecer no Google Meu Negócio?

Existem algumas maneiras para sua empresa aparecer no Google Maps ou numa página de resultados de busca do Google.

Pela promoção gratuita e pelos vários recursos da ferramenta, é essencial que você faça um cadastro bem completo do seu negócio no serviço.

Os usuários podem encontrar o seu negócio no Google através de pesquisas pelo seu segmento de mercado.

Dessa maneira, se você é sapateiro, por exemplo, e um usuário faz uma pesquisa com o termo e está perto da sua loja, sua empresa provavelmente aparecerá como sugestão do Google. Isso pode garantir não só tráfego como um aumento de vendas.

Outra forma de aparecer no Google é quando os usuários pesquisam detalhadamente pelo nome da sua empresa.

Ao fazer o cadastro completo de todas as informações importantes de sua empresa no Google Meu Negócio, sua empresa passa a aparecer automaticamente em forma de card no lado direito da página de resultados de busca, sempre que uma pessoa pesquisar por ela.

E por último, também é possível aparecer no Google em pesquisas que restrinjam um raio para localização.

Digamos que o usuário use o Google Maps e busque por um sapateiro num raio de 10 km de sua localização. Se a sua loja for perto, ela será mostrada no mapa, o que pode leva-lo até ela.

Teste 30 dias de Hospedagem Empresarial.

Quais são os principais benefícios do Google Meu Negócio para minha empresa?

Como plataforma gratuita e promotora de negócios, o Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para quem quer aparecer no Google organicamente.

Com isso, existem alguns benefícios que a plataforma pode promover para a sua empresa, garantindo muitas vendas.

Como você pôde ver acima, o Google Meu Negócio tem como meta indicar negócios de acordo com buscas mais específicas dos clientes.

Esse reflete o primeiro benefício: seu negócio aparece para o cliente quando ele mais precisa.

Quem procura por um sapateiro no Google, provavelmente está precisando de seus serviços e se for um e principalmente se estiver geograficamente próximo ao usuário, o card de sua empresa irá aparecer para ele, o que aumenta as chances de venda.

Isso pode ajudar também trazendo outro benefício: a ampliação do alcance de sua empresa na sua região e até num sentido mais amplo, no seu estado ou no Brasil, principalmente para negócios que também possuem lojas virtuais.

E por último, citamos mais dois benefícios: gerar uma interação maior com os clientes e tornar sua empresa mais conhecida entre os usuários

. Com o perfil no Google Meu Negócio, os clientes podem entrar em contato direto e fazer comentários, o que aumenta o engajamento do seu negócio.

Em relação a tornar sua empresa mais conhecida, o usuário poderá ter acesso a todas as principais informações que ele precisa para saber como sua empresa atua no mercado, checando não só as informações de contato e fotos, como também os comentários de outros usuários.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial.

Gostou de nosso post? Compartilhe: