Como usar o Facebook Analytics para fazer sua empresa crescer

29/10/2018 às 17:50 Marketing

Como usar o Facebook Analytics para fazer sua empresa crescer

O Facebook Analytics é uma ferramenta semelhante a outros serviços de análise de dados como o Google Analytics.

O problema é que muitos empreendedores ainda não o conhecem ou não sabem aproveitar todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Basicamente, assim como acontece em outros serviços do gênero, o Facebook Analytics te dá a possibilidade de ter dados concretos e compreender como sua empresa está interagindo com os clientes na rede social.

Ao contrário do que se pensa, as informações não são apenas triviais e básicas, mas podem ajudar sua empresa como um todo, podendo realizar uma análise profunda sobre as interações e a jornada de compra do cliente através da sua interação na plataforma.

Como posso usar o Facebook Analytics para divulgar minha empresa?

Antes de começarmos a falar, é importante frisar mais um detalhe: a ferramenta é totalmente gratuita. Em outras palavras, não há por que não usá-la.

Pense bem, ter um serviço de análise gratuito na maior rede social do planeta é tudo o que você precisa para crescer o seu negócio, não é mesmo?

A ferramenta permite que você consiga mapear todos os usuários que interagem com a página do seu negócio, independendo do meio de acesso deles a internet.

No mundo do marketing digital atual é uma premissa básica acompanhar em tempo real como os clientes estão reagindo a cada ação de uma empresa como forma de tornar a estratégia mais efetiva.

Assim como o Google Analytics, o Facebook Analytics é essencial para melhorar a tomada de decisão em ações realizadas na plataforma.

Com o serviço, você terá dados para ver como as pessoas interagem com sua empresa em diferentes canais, acessando a sua página diretamente, por aplicativos ou vindo do seu site, por exemplo.

Com isso, é possível acompanhar e trabalhar para aumentar o nível de engajamento de sua página, conseguindo entender qual é o tipo de conteúdo que mais os interessa e como você pode solucionar os seus problemas.

Através das informações relacionadas as interações, é possível refinar toda a sua estratégia de marketing na rede social e implementar algo que faça mais sentido e que gere mais empatia entre sua audiência.

Com as informações demográficas é possível saber por onde as pessoas estão comprando seus produtos, se pelo aplicativo no celular ou acessando através do desktop. Além disso, é possível identificar os diferentes perfis de clientes que você tem.

Não basta resumir o seu cliente a uma única persona, existem vários tipos de pessoas interessadas em comprar seus produtos.

Com as informações do Facebook Analytics analisadas juntas as ferramentas de outras redes sociais são possíveis entender quais são os principais perfis de usuários e trabalhar sua estratégia em cima disso.

No Facebook Analytics, é possível filtrar grupos de pessoas, separando em blocos que está interagindo com a sua marca. Isso permite que você analise perfil a perfil e possa ir de encontro aos que seus comportamentos indicam que seja interessante.

O funil de vendas no programa permite avaliar as conversões e saber, de fato, quais foram as ações que as pessoas realizaram, como elas reagiram e em quanto tempo isso aconteceu.

Esse controle é essencial para trazer uma perspectiva de sua empresa num curto, médio e longo prazo.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

No programa também é possível explorar as coortes, grupos de pessoas que usam a sua página do Facebook, sempre que querem realizar alguma ação específica, como adicionar um produto ao carrinho no seu site.

A partir daí é possível segmentar o seu conteúdo e oferecer as informações corretas para cada perfil do seu público. Isso fomenta o seu negócio e gerar mais conversões através de uma filtragem eficiente e personalizada que lhe ajude a entender quem compra seus produtos.

Quais são as principais métricas para avaliação no Facebook Analytics?

A primeira métrica importante é que pode validar a sua estratégia de marketing no Facebook é o ROI (Retorno sobre Investimento).

Essa é avaliação importantíssima que deve ser feita por sua equipe de marketing, afinal um ROI muito baixo, significa que o investimento na rede social não está valendo a pena.

Em resumo, essa métrica ajuda a empresa a perceber se ela está crescendo ou saindo no prejuízo.

Para calcular é simples, pegue todo o custo investido em suas ações no Facebook, como anúncios pagos, custos dos funcionários que trabalham diretamente com a rede e meça pelo retorno que você teve com as ações realizadas.

Outra métrica importante é o resultado do botão de chamada para ação em sua página. Esse botão serve para incentivar a sua audiência a realizar uma ação que você considere importante para o seu negócio.

É possível, por exemplo, levar o usuário a comprar um produto, se cadastrar em uma newsletter, entre outras ações. Para ter uma ideia se o botão está dando resultados é possível recorrer ao Facebook Analytics.

Através da ferramenta você pode ter número que mostram quantas pessoas clicaram no botão de ação e qual era o perfil desse público.

Essas informações são essenciais para que você possa segmentar e dar mais eficiência a seus próximos anúncios na plataforma, por exemplo.

Por último, através das interações é possível analisar o nível de engajamento da sua empresa e implementar ações que fomentem um relacionamento saudável e confiante entre você e seu público.

Através de informações demográficas e pelas reações e comentários da sua audiência, você conseguirá entender como eles pensam, o que importa para eles e assim consiga investir em ações que dê o que eles querem e faça sua empresa vender mais.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: