Como usar o e-mail marketing para fortalecer a marca?

Como usar o e-mail marketing para fortalecer a marca?

Categoria: Email Marketing

08/12/2016 às 09:55

Como usar o e-mail marketing para fortalecer a marca?

E-mail marketing é uma ferramenta que nunca ficará em baixa, afinal, é um símbolo de um marketing digital bem realizado e que pode gerar muitos benefícios para qualquer loja virtual. Um bom gerenciado garante resultados em curto e longo prazo, fortalecendo a marca e deixando mais próxima do público.

O grande erro dos empreendedores digitais iniciantes é pensar que o e-mail marketing serve apenas para vender. É claro que essa é uma recompensa incrível e que todos buscam, mas é preciso focar em um contexto maior, com a fidelização total do cliente e outros níveis de importância, tornando o consumidor um verdadeiro parceiro de sua marca.

Veja também nosso texto: e-mail marketing para fidelizar clientes   

Para ilustrar, provavelmente você deve receber alguma mensagem personalizada de uma empresa e já criar identificação com o e-mail dessa marca, seja por qual característica for. É esse o objetivo principal, em termos crescentes e aumentando a consistência em toda a rede. Para que fique mais claro, você precisa saber qual o significado de marca, ou, como tratado nos meios digitais, branding.

 

Conceito de marca e branding

Em inglês, marca significa brand. A partir daí, dá para ter uma ideia de qual é o papel do branding quando se trata de marketing digital. Literalmente, é a percepção dos clientes sobre determinada marca, ou seja, tudo o que pensam sobre ela. Entendeu o porquê de um trabalho bem feito? Isso é essencial já que esse conceito pode ser tanto positivo como negativo – e ninguém quer sua empresa mal vista na rede e pelo público, não é?

Logo, estratégias de branding visam uma gestão e fortalecimento da marca para que mantenha sua reputação. E, para isso, é essencial seguir um passo a passo, etapas que devem ser pensadas em cada nível, do marketing à comunicação total, além de um ótimo planejamento, claro.

A vantagem de um branding bem feito é a atração dos clientes à marca, para mostrar as vantagens de confiar em seu grupo de forma íntegra e sólida. É claro que não é uma tarefa fácil, mas este post visa te ajudar nessa missão para otimizar os trabalhos pouco a pouco, a fim de ver um ótimo resultado futuro, usando uma ferramenta essencial que é o e-mail marketing. Que tal acompanhar as dicas?

E-mail marketing para fortalecer sua marca

Pensar em ir além do convencional, abandonado o genérico e táticas comuns é um passo importante para começar a gerenciar o e-mail marketing e ter sucesso com ele. O problema de muitas lojas, inclusive essas de grande porte, é pensar que o cliente é apenas mais um, não respeitando sua privacidade e disseminando cada vez mais mensagens com o intuito simples de vender. Com o tempo, isso acaba gerando irritação e levando mais a prejuízo do que benefício para a marca.

Que tal, então, se atentar às dicas para fortalecer a marca usando o e-mail marketing?

 

Tenha personalidade e identidade

Já dissemos que o genérico nunca é uma boa alternativa, ainda mais insistir em algo que já fazem há tempos. É claro que não dá para exigir exclusividade em um meio digital, mas personalidade e identidade são coisas essenciais para qualquer site/loja virtual. O tom é necessário para que o público conheça as características da marca. Pode ser séria ou descolada, com linguagem coloquial ou restrita, design moderno ou clássico… esses são alguns dos pontos que você deve ter claramente em todas as campanhas.

Crie uma linguagem padrão

A linguagem pode ser coloquial, em um estilo mais alternativo, ou então séria e restrita, seguindo todas as linhas de uma informação passada de forma clara. Por isso, vale pensar em qual será o padrão ideal para sua empresa e usá-lo em toda divulgação. Não há coisa pior do que se mostrar volúvel e com cada campanha de um jeito diferente e confuso.

Atente-se ao design e imagens

Imagens valem muito na divulgação e com o e-mail marketing não é diferente. Sua marca pode ficar fortalecida com a escolha de boas fotos, tanto no design quanto tamanho. O estilo também conta muito: são mais descontraídas ou sérias? Tem algo em comum com a marca? O padrão também deve ficar estabelecido nesse contexto.

Layout é fundamental

Um layout responsivo e permissivo evita um choque e mantém o bom gosto para que o cliente acesse e confie em sua campanha. Se a taxa de conversão com o e-mail marketing não é frequente (que chegue efetivamente na venda, no caso), ao menos que as pessoas fiquem satisfeitas com um layout de bom gosto e equilibrado. Pense sempre no posicionamento do logo, fonte, imagens usadas e, claro, um ótimo conteúdo.

Conteúdo relevante faz diferença!

Falando em conteúdo, é fundamental destacar que não adianta focar em um layout incrível se a informação é ruim e malfeita. É claro que as estratégias de marketing são necessárias, mas já pensou em dar uma informação consistente e que realmente conquiste seu cliente? Seja claro, pondere as vantagens e nunca tente enganá-lo com palavras bonitas. O que vale é a ação e a realidade, portanto, honestidade e bom senso SEMPRE!

Estruture a Landing Page

Chegamos ao ponto final e crucial para fortalecer a marca por meio do e-mail marketing. Se a pessoa se interessou pela mensagem e oferta proposta pela empresa, o mínimo que ela deve encontrar é uma página estável e com ótimas condições para acesso e compra, certo? Portanto, não adianta se atentar a uma publicidade incrível se a landing page é ruim e não tem consistência. Nesse caso, a desistência e taxa de rejeição são imediatas. Logo, é imprescindível ter um site bem estruturado, rápido e com tudo o que o consumidor merece.

Mais do que uma dica, tenha em mente que tudo parte de um ciclo que precisa ser sempre trabalhado e otimizado em cada etapa para que funcione a todo vapor. Tanto a gestão da página, do e-mail marketing e de outras ferramentas são primordiais para colher bons frutos. Para isso, você pode até contar com uma empresa de tecnologia especializada nesses serviços, como a ISBrasil. Quer saber mais? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Até a próxima!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top