Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar o e-mail marketing ao seu favor

22/12/2016 às 08:45 Email Marketing

Como usar o e-mail marketing ao seu favor

Como usar o e-mail marketing ao seu favor

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais tradicionais quando se trata do marketing digital da empresa/site com um baixo custo-benefício, já que é versátil, fácil de manipular e com uma série de vantagens que garantem sua usabilidade para qualquer empreendedor. Muitos especialistas consideram essa opção como a mais disponível e democrática do marketing digital, fácil de usar e com uma série de alternativas para inovar e tornar seu negócio online mais produtivo – e que está longe de se tornar obsoleta e inexistente. 

Veja também nosso post: Dicas rápidas para aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

O problema é que muitas pessoas ainda não conhecem e subestimam o poder do marketing digital para fortalecer uma marca. Como não conseguem resultados rapidamente, acabam deixando a desejar nas campanhas e investindo pouco (trabalho, principalmente) nessa ferramenta. Com isso, claro, não tem jeito: o rendimento será baixo e com pouca chance de crescimento. 

Além disso, vários erros ainda são cometidos e levam a prejuízos a curto e longo prazo, gerando o efeito contrário e fazendo a empresa ficar mau vista. Isso é péssimo, claro, por isso este artigo visa te ajudar a manipular e otimizar o e-mail marketing para fortalecer a marca e ganhar muitos clientes, aumentando o número de vendas em uma loja virtual ou gerando acessos em um site. Desde que se tem um nome conhecido e, mais que isso, respeitado, tudo funciona da melhor forma, do marketing à fidelização. 

Métodos para melhorar as campanhas no e-mail marketing

Segmentar as listas de e-mail

Pessoas são diferentes e estão interessadas em coisas distintas e mutáveis. O comportamento de um cliente nunca é igual. Alguns preferem notícias, outros, eventos, e um terceiro grupo, cupons. Segundo especialistas, nunca se está interessado em tudo ao mesmo, por isso é essencial segmentar as listas de e-mail marketing, entendendo para quem se está mandando uma campanha específica. Para isso, há detalhes a se considerar, como região, faixa etária, entre outros, focando em um ótimo direcionamento e evitando espalhar informação para quem não é pertinente, sempre com a qualidade da informação.

Atentar-se ao mobile

Os dispositivos móveis estão dominando o mundo e já representam as maiores quantidades de acesso a sites, redes sociais e, claro, e-mail. Ninguém gosta de checar uma mensagem e ela não carregar de modo correto na tela em questão. Então, para que seu e-mail não vá direto para o lixo ou spam, certifique-se de que há estrutura para um design responsivo para smartphones e similares, com conteúdo otimizado em todas as plataformas. Uma decisão básica, mas que muitos desenvolvedores ainda não dão a devida atenção. 

Segundo um estudo recente da Yesmail, uma marca que se preocupa com o design responsivo em seu e-mail marketing obtêm uma taxa de cliques 55% maior do que as marcas que não implementam essa opção em suas campanhas. É só pensar por você mesmo. Você gosta de abrir uma mensagem irregular, que não carrega direito e fica péssimo para visualizar no celular? Pois é. Ninguém suporta isso, logo, essa estratégia é primordial. 

Para isso, muitas empresas de hospedagem e marketing digital possuem ferramentas de gestão e fazem essa migração de um site e todos seus serviços para os dispositivos móveis e além do desktop. Não precisa pagar muito e nem se desesperar para investir em um site responsivo. Para saber mais, é só entrar em contato com a ISBrasil, especializada nesse e em diversos serviços relacionados. 

Não só de imagens é feito um bom e-mail

E-mails baseados apenas em imagens cansam e não são garantia de sucesso. Muitos estudos revelam que textos simples rendem bastante e podem fidelizar melhor que aquela mensagem colorida e cheia de apetrechos chamativos. Pois é, lembre-se que, às vezes, menos é mais. Segundo especialistas, muitos usuários bloqueiam imagens automaticamente e se preocupam mais com o conteúdo do que o desenho/foto, sobretudo quando elas são pesadas e demoram para carregar. Logo, quando se foca em parágrafos curtos e descritivos, com links para o site, boas tags e um conteúdo otimizado e direto, há boas chances do consumidor se interessar pelo e-mail e dar uma chance para sua oferta. Ter equilíbrio e bom senso é primordial para conquistar e ter sucesso, seja qual for o ramo de atuação. 

Evitar o ‘’no reply’’

Pode parecer inútil, mas e-mails automáticos com ‘’no reply’’ podem acabar com suas campanhas no e-mail marketing. Segundo uma pesquisa da SuperOffice, mais de 70% dos internautas abrem um e-mail que não conta com esse termo (em português, ‘’não responda’’), acreditando ser algo importante já que trata-se de um nome direto e que gera mais confiança. Logo, se a mensagem vem assinada de outra forma, seja com a marca ou de um setor, com certeza você verá um crescimento no acesso e até na taxa de aceitação do e-mail, entre outras vantagens. Caso contrário, ele pode ser ignorado de cara. Coisas da internet!

Oferecer um conteúdo atraente, esclarecedor, claro e honesto

Esses são os termos chave para que o consumidor compre sua ideia e respeite sua marca. Uma linha de assunto atraente e que vai direto ao ponto mostra que a empresa está preocupada em oferecer um bom serviço, sem querer ‘’enrolar’’ os clientes. Na web tudo é muito rápido e precisa ser esclarecedor, sem mais delongas, ainda mais quando se trata da venda de um produto. Além disso, evitar o genérico é uma alternativa eficaz, mostrando a personalidade da marca e seus objetivos. 

Os e-mails precisam ser atraentes o suficiente para chamar atenção dos contatos e fazer com que abram a mensagens, paralelamente a uma informação clara e amigável que mostre a oferta e o conteúdo exatamente como são. Foque em coisas curtas, diretas e que garantam um diferencial.


Call-to-action simples e eficiente é fundamental

A ‘’chamada para ação’’ é primordial para um e-mail marketing forte e de confiança. Evite a enrolação. Se o usuário não consegue definir do que se trata a mensagem em cinco segundos, o e-mail vai para o lixo e ficará assim para sempre. Logo, pensar nisso ao criar uma campanha é um ponto básico e que funciona muito bem!

O e-mail marketing é poderoso e pode fortalecer a marca de modo eficiente e ascendente. Para isso, não precisa fazer coisas mirabolantes, é só se atentar ao básico e buscar otimizá-lo sempre! Não deixe essa ferramenta de lado! Siga as dicas e comece a mudar já, fará muita diferença em sua campanha de marketing digital!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: