Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar áudio em sua estratégia de marketing?

17/10/2018 às 10:20 Marketing

Como usar áudio em sua estratégia de marketing?

O áudio tem ganhado muita importância estratégias de marketing digital nos últimos tempos.

O uso desse formato de mídia para melhorar a distribuição e a recepção do conteúdo para usuários tem se mostrado bastante eficaz e se tornou essencial no mundo digital.

Assim como o vídeo e o texto, outros formatos bastante utilizados, o mundo do marketing depois de muito tempo reparou que o conteúdo em áudio também poderia ser proveitoso para enriquecer uma estratégia de conteúdo.

Hoje em dia com as plataformas digitais e internet móvel conseguimos ouvir músicas em qualquer lugar, fora isso muitos usam esse tempo para escutar audiobooks, podcasts, para se inteirar sobre o mundo, estudar ou revisar o conteúdo de uma prova, etc.

Por isso, após perceberem que o conteúdo em áudio faz parte da nossa vida, os profissionais de marketing decidiram incluir esse formato em suas estratégias de conteúdo. ,

Atualmente, muitas das marcas mais conhecidas do mercado já utilizam ações de áudio marketing para fomentar sua estratégia de marketing digital.

Baixe já o ebook: 9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing.

Por que montar uma estratégia de áudio marketing para a minha empresa?

O marketing digital e suas ramificações como o marketing de conteúdo e o inbound marketing são amplamente utilizados por empresas de qualquer tamanho e segmento de mercado.

Uma boa estratégia de marketing pode ajudar no aumento das vendas, redução dos custos, aumento da autoridade da marca, etc.

E é nisso que entram as ações de áudio marketing. Uma das coisas que as empresas precisam hoje para se destacar é criar diferenciais competitivos.

Por isso, o conteúdo em áudio que antes era desconsiderado por muitos, passou a ser importante para tornar o conteúdo mais interessante e prender mais clientes ao seu negócio.

É claro, que o conteúdo em vídeo e em texto tem o seu valor, por que podem juntar mensagens visuais e textuais e também áudio, porém requerem uma concentração maior do usuário para consumir o conteúdo.

Já no caso do áudio, é possível ouvir um arquivo nesse formato e fazer outras coisas. E como se você estivesse ouvindo música, enquanto cozinha. Resumindo, através do áudio é possível fazer as pessoas ouvirem seu conteúdo e fazerem outras atividades ao mesmo tempo.

E como diferencial, o áudio é um formato onde dá para se aprofundar com mais naturalidade e técnica dentro de um assunto. Num podcast, por exemplo, é possível através de uma discussão entre profissionais obter vários insights valiosos, o que aumenta a relevância do conteúdo.

Além disso, produzir conteúdo em texto e vídeo não pode ser mais um conteúdo diferencial, afinal a grande maioria das empresas já adotam ações de marketing nestes formatos de mídia.

Confira nossas dicas para implementar o conteúdo em áudio na sua estratégia de marketing:

Grave seus artigos em áudio e disponibilize para os leitores do seu blog

Esse é um método que já vem sendo utilizado pela maioria dos blogs de conteúdo. Disponibilizar o áudio de um conteúdo em texto é uma maneira de oferecer aos usuários mais uma oportunidade para consumir o conteúdo.

Isso pode fazer, por exemplo, com que sua empresa pare de perder acessos no blog e conseguir estar por dentro do seu conteúdo de qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo quando estão na correria do dia a dia.

Criar um player de áudio para a leitura do artigo na íntegra é uma maneira de integrar seu público com o seu negócio.

Como um dos fatores de ranqueamento no Google hoje é a experiência do usuário, é possível atrair ainda mais público e ganhar mais relevância nos buscadores através dessa ação simples.

Existem serviços que possibilitam ainda colher dados de métricas importantes para saber se a estratégia está sendo realmente eficaz, como a quantidade de reprodução, taxa de reprodução completa, entre outras.

Confira também: O que é e-mail marketing?

Faça um podcast e disponibilize nas plataformas digitais

Hoje em dia, os podcasts estão com tudo. Esse tipo de mídia é marcado por ser feito num formato de um programa de rádio, sendo que gravado e muitas vezes de maior duração.

Muitas empresas e sites de conteúdo tem investido na gravação e distribuição de podcasts em plataformas digitais como uma tentativa de aumentar a autoridade de um negócio no mercado.

Essa também é uma maneira de mostrar todo o conhecimento que você e os demais profissionais de sua empresa tem sobre seu mercado.

Além disso, fazer um podcast traz a possibilidade de trazer novos parceiros, dando a oportunidade de conversar com mais profissionais e fortalecer relações de parceria profissional.

Outro ponto positivo é que um podcast tem uma frequência baixa, não precisa ser gravado todos os dias. É possível montar um programa semanal ou quinzenal longo que possam explorar vários pontos de um assunto importante para o seu mercado.

Crie playlists para fortalecer o conteúdo da sua marca

Criar playlists viraram uma das ações mais proveitosas para as empresas nas plataformas digitais. Essa é uma excelente maneira de fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado digital.

Muitos de seus clientes com certeza gostariam de ouvir aquilo que os funcionários da sua empresa gostam de ouvir. Através da música, é possível explorar mensagens de uma forma mais natural do que apenas apostar no conteúdo em texto ou vídeo, então explore!

Fortalecer o conteúdo da maneira e passar um posicionamento claro sobre certos temas é essencial para o crescimento da marca e para isso usar a música por meio de playlists pode ser uma maneira fácil e simples de deixar registrada a mensagem que a sua empresa quer passar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: