Como Usar a Internet para Atrair Clientes?

Como Usar a Internet para Atrair Clientes?

02/10/2017 às 15:33Email Marketing

Hoje em dia, a empresa que não possui uma forte presença na web provavelmente está deixando de ganhar isso. Isso porque grande parte dos brasileiros utilizam a internet diariamente e procuram por informações para solucionar suas “dores”. Por conta desse fato, empresas de todos os tamanhos apostam na internet para atrair clientes e, assim, impulsionar os resultados.

É só fazer um teste: quantas vezes você já utilizou o Google para obter mais informações sobre um produto, serviço ou empresa? Isso acontece o tempo todo. E se a sua empresa não possuir presença nos buscadores e nas redes sociais, ela estará deixando de atender uma boa parte de seu público – senão a maior. Deixando passar oportunidades de negócios!

7 dicas para atrair clientes usando a internet

1. Utilize um blog corporativo

Por meio de um blog, a sua empresa poderá responder questões, educar, sanar dúvidas relacionadas a um determinado produto/serviço e ainda atrair uma nova audiência por meio dos motores de busca e redes sociais. A ideia é criar um canal que será utilizado para entregar conteúdo de qualidade em forma de blog posts.

Além disso, um blog corporativo é uma ótima forma para captar leads para suas campanhas de e-mail marketing. Por isso, o indicado é utilizar chamadas para que os usuários/visitantes possam assinar sua lista em todas as páginas de seu blog. O investimento para criar um blog é baixo, algumas vezes nenhum (se o empreendedor possui o conhecimento necessário). Vale a pena utilizar esse canal para conquistar novos clientes.

2. Conte com um site profissional

Além de um blog corporativo, contar com um site para o seu negócio será essencial em sua estratégia de aumentar a influência digital de sua empresa. Isso porque um site profissional ampliará os canais de contato que sua empresa oferece para o público-alvo. Não é necessário muitas páginas: na verdade, aqui quanto mais simples for, melhor.

As páginas deverão ser objetivas e claras sobre o que a sua empresa faz e quais são seus objetivos e valores. Será necessário possuir uma página de “quem somos” e “fale conosco” para os visitantes entrarem em contato com a empresa. Para atrair clientes, o site precisará ser responsivo e possuir uma taxa de carregamento “rápida”, tanto em celulares quanto em computadores.

3. Aposte no Marketing Digital

Tudo que envolve a promoção e a divulgação de um negócio na internet é chamado de Marketing Digital. Há diversas ferramentas disponíveis para que uma empresa possa se comunicar com um determinado público e divulgar seus produtos e serviços. Serviços como o Google Adwords e o Facebook Ads são ótimas maneiras de alcançar pessoas com o perfil desejado por seu negócio.

Contudo, além de dinheiro, será necessário realizar um planejamento minucioso para que os resultados sejam atingidos. Como a sua empresa está atuando agora nos campos digitais, a dica é contar com uma organização especializada em marketing digital para ajudar o seu negócio a dar os primeiros passos.

4. Invista em Marketing de Conteúdo

Também conhecido como Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia inteligente que visa conquistar clientes oferecendo um conteúdo rico em informações, com o intuito de guiá-los a partir da solução de seus problemas. Algumas ferramentas que são utilizadas: Email Marketing, blogs, e-books e vídeos.

A ideia por trás do marketing de conteúdo não é a de oferecer, diretamente, o produto ou serviço que sua empresa oferecer. E sim, responder dúvidas e questões para que o usuário possa entender que a sua empresa é a melhor e mais indicada para solucionar seu problema. O investimento costuma ser mais baixo do que em outras formas de marketing e se a campanha for bem planejada, é possível triplicar o número de visitantes de um site/loja virtual/blog e, assim, aumentar os leads gerados.

Veja também: Como fidelizar clientes com o email marketing

5. Melhore o SEO dos seus projetos online

A melhor forma de atrair clientes é estar presente nos resultados de busca. Quando uma pessoa busca por algum tipo de produto ou serviço no Google, por exemplo, uma página cheia de resultados é mostrada para o usuário. Dessa maneira, o usuário acaba clicando nas primeiras opções para solucionar o seu problema. Viu o potencial? Para isso, é importante investir na Search Engine Optimization (SEO) dos seus projetos: site, blog e loja virtual.

O SEO é um conjunto de práticas e estratégias que visam aumentar a influência de um site/loja online nos mecanismos de buscas. Você poderá aprender por conta própria, realizando cursos e consumindo conteúdos como blog posts ou então contar com uma empresa especializada nesse segmento.

6. Esteja presente nas redes sociais

Milhões de brasileiros estão presentes no Facebook, Twitter e Instagram. Sem contar no Whatsapp, que é a mídia social mais utilizada no País. Não estar presente em, pelo menos, uma das redes é sinal de que a sua empresa está deixando de fazer negócios. Isso porque é possível realizar uma série de ações dentro desses sites, desde atrair novos clientes até fidelizar os já existentes. A ideia é estar presente aonde o seu público estiver. Não é vantagem criar um perfil no Instagram se a sua audiência está presente no Facebook, por exemplo. E não basta apenas estar presente: é preciso interagir e responder até mesmo as respostas negativas. A ideia é manter uma postura profissional o tempo todo e lembrar que está escrevendo com o perfil de sua empresa e não com o seu perfil pessoal.

7. Aposte em canais de vendas online

Possuir canais de vendas online será um diferencial interessante para a sua empresa, contribuindo para dois benefícios: aumento de receita e a atração de novos clientes. Isso porque muita gente já utiliza a internet especificamente para comprar. E se a sua empresa possui canais de vendas bem otimizados, como uma loja virtual ou um canal no Whastsapp, as chances de atrair novos clientes são bem grandes.

A ideia é apostar em diferentes canais: YouTube, Redes Sociais, Sites, Blogs e Loja Virtual. Contudo, é importante criar um planejamento e mensurar esses canais para saber qual está funcionando e aqueles que não estão. Seguindo essas dicas, sua empresa será capaz de atrair mais clientes usando a internet e, assim, aumentar o faturamento de forma meteórica. O presente e futuro da maioria dos segmentos se encontra na web. Por isso, é importante transferir a sua empresa para o campo digital enquanto antes!

Quer aumentar as vendas de sua empresa? Baixe gratuitamente o E-book Como Alavancar o Meu Negócio e comece agora mesmo!

Gostou de nosso post? Compartilhe: