Como turbinar a geração de leads em eventos

19/12/2019 às 09:43 Marketing

Como turbinar a geração de leads em eventos

Os eventos são muito importantes para as empresas. Além do marketing digital, o marketing offline também pode ser fundamental para o crescimento do negócio.

Em eventos, você tem a possibilidade de prospectar novos clientes com mais eficiência, turbinando a sua geração de leads.

Neste artigo, vamos lhe dar várias dicas de como trabalhar um bom marketing em eventos para atrair os holofotes para a sua empresa.

O marketing offline deve estar ligado ao marketing digital, ambos podem trazer resultados expressivos. Durante eventos, é possível mesclar ações de ambos os gêneros para turbinar os resultados.

Importância de fazer marketing em eventos

O marketing pode ser feito de diversas formas. E a presença da sua empresa em um evento deve ser marcada por ações de marketing. O objetivo deve ir muito além do que participar do evento.

Nos eventos do seu segmento de mercado, você deve focar nos seguintes pontos:

  • Ampliar a exposição da sua marca e dos seus produtos e serviços
  • Prospectar novos clientes e fechar novos negócios
  • Turbinar a fidelização de clientes

Para obter sucesso no marketing offline, você deve escolher bem os eventos que irá participar e montar uma estratégia específica para cada um deles.

Antes do marketing digital, uma das melhores formas de fazer marketing era em eventos. E ainda continua sendo, os eventos possuem um potencial enorme de vendas em todos os setores.

Confira abaixo as nossas dicas para turbinar a sua geração de leads em eventos:

União entre marketing digital e o marketing offline

O maior desafio do marketing offline costuma ser o fato da falta de dados concretos para análise e acompanhamento de métricas.

Isso acontece porque tudo é feito manualmente. Assim, informações são perdidas no meio do caminho, e no final não há como mensurar corretamente os resultados obtidos.

Por isso, a nossa primeira dica é promover a união entre marketing digital e marketing offline. Traga o digital para dentro do evento! Existem muitas formas baratas e interativas de se fazer isso.

Utilize canais de mídias sociais para divulgação. Faça o cadastro de novos leads diretamente na landing page do seu site. Pegue o e-mail e o número de telefone de possíveis clientes e mande mensagem através das redes.

Esses são apenas alguns exemplos do uso do marketing digital em eventos. Basta ter acesso à internet e interagir com as pessoas.

Dessa maneira, em vez de adotar somente impressos como cartões de visitas e folders, por exemplo, também utilize totens informatizados ou computadores para que os leads possam se cadastrar.

Tenha atendentes colados no smartphone e em notebooks para prospectar clientes e cadastrar as suas informações no banco de dados da empresa em tempo real.

As ações de marketing digital devem ser implementadas em um evento para facilitar a geração de leads. É a união do digital com o offline.

Confira também: Como anunciar no Google Ads.

Use o SLA nos eventos

O SLA é um acordo de nível de serviço, popularmente feito entre os setores de marketing e vendas. O objetivo desse documento é facilitar a classificação de leads.

Em eventos, será preciso trabalhar bastante o SLA para conseguir leads qualificados, como tudo é manual, é importante que os pontos desse documento estejam quentes na cabeça de seus vendedores.

Você pode estipular uma série de perguntas e repostas, e de ações para fazer uma classificação simplificadas dos leads durante o evento.

Assim, você consegue fazer uma nutrição de leads eficientes no offline. Isso é essencial para o sucesso do seu evento.

Para facilitar ainda mais essa classificação de leads, você pode usar softwares de automação de marketing para tabular as respostas dos leads, separando-os por níveis de qualificação.

Tenha metas claras e objetivas

Como já dissemos no texto, o marketing offline é feito manualmente e isso dificulta o acompanhamento de métricas e pode afetar os resultados.

Por isso, é importante ir para os eventos com metas bem claras e facilmente mensuráveis para tornar o monitoramento mais simples.

Como o objetivo é a geração de leads, o ideal é que você estipule metas realistas e mensuráveis, como por exemplo:

  • Capturar 30 leads para cada dia do evento
  • Fechar 3 novas vendas a cada dia de evento
  • Tentar prospectar pelo menos 100 clientes por dia

Essas são algumas metas facilmente mensuráveis, e que podem ser ajustadas, de acordo com a realidade da sua empresa.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer o acompanhamento manual dos resultados.

Retorne o contato com os leads conquistados no evento

Nem todos os leads serão transformados em clientes durante o evento. A maior parte deles será apenas capturada e deve ser trabalhada posteriormente com este intuito.

Por isso, é importantíssimo retomar o contato com os leads gerados durante o evento.

Com isso, você pode estreitar laços através das mídias sociais, mostrando aos interessados um pouco mais sobre sua empresa.

A integração de marketing e vendas deve ser eficaz para trabalhar esses leads com o intuito de torná-los clientes do seu negócio.

Como vimos durante todo o texto, os eventos são excelentes oportunidades para expandir negócios. Geralmente, as empresas possuem stands próprios e contam com palestrantes durante congressos, seminários e feiras.

E assim, elas podem aproveitar para fazer um marketing offline de qualidade.

Conclusão

O relacionamento cara a cara pode otimizar a geração de leads. Não há nada melhor para converter um consumidor em cliente do que falar sobre a sua empresa pessoalmente, e se possível, mostrar a ele como seus produtos e serviços funcionam na prática.

Pense nisso e invista em eventos para crescer!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google Ads.

Gostou de nosso post? Compartilhe: