Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como transformar uma ideia de negócio digital em algo lucrativo?

18/10/2017 às 13:38 Hospedagem de Sites

Como transformar uma ideia de negócio digital em algo lucrativo?

Se tornar um empreendedor de sucesso e ter uma empresa lucrativa não depende apenas de ter uma grande ideia. Existem muitos desafios que devem ser superados, desde a criação do conceito até a monetização do negócio. Todo esse processo se resume ao atendimento de uma demanda específica de mercado. Ter um negócio próprio atualmente é o sonho de muitas pessoas. A ideia de largar um emprego e ter sua própria empresa tem atraído novos empreendedores, principalmente nessa época de crise econômica no Brasil. Existem diversas crenças limitadoras por trás da vontade de começar um negócio.

Muitas vezes o medo não deixa sustentarmos essa ideia possível. Pensamentos negativos estigmatizados são conceitos determinados pela sociedade brasileira, que antigamente acreditava que ter um trabalho fixo era o auge da carreira. Porém, com o crescimento do empreendedorismo, não há mais a obrigação de limitar a vida profissional a esse tipo de pensamento. Confira algumas dicas para transformar sua ideia em negócio lucrativo:

Coloque a ideia em um plano de negócios

A criação de um plano de negócios é fundamental para qualquer tipo de negócio. Muitas empresas acabam fracassando justamente por não anotar sua ideia nesse tipo de documento. O plano de negócios é onde você irá detalhar sua ideia, esclarecendo assim como você irá superar os desafios como da onde virá o capital de giro, qual o tempo médio para retorno do investimento e a maneira de atuação da sua empresa.

Passar a ideia para um plano de negócios lhe mostrará se sua ideia pode ser lucrativa e como ela pode ser melhorada. Muitos empreendedores pecam justamente nesse ponto, por não organizarem sua ideia e oferecerem algo concreto aos clientes. Isso por que a maioria das pessoas não tem um negócio e sim uma ideia e apresentar uma ideia no mercado não garante investimento ou lucro.

Conheça os tipos de marketing

Transforme sua ideia em um produto

Uma das tarefas que devem ser respondidas no plano de negócio é justamente descobrir o por que as pessoas podem consumir seus produtos ou serviços e quanto elas pagariam por isso. Assim, você consegue melhorar sua ideia, trazendo um produto melhor para o mercado.

É preciso identificar quais são as necessidades dos consumidores no mercado. Com isso, você descobrirá demandas não atendidas, para oferecer soluções a um público carente. Esse será o seu diferencial.

Identificar as necessidades estão diretamente relacionadas a economia de recursos. As soluções devem economizar tempo e esforços do cliente, deixando sua vida mais cômoda. A ideia deve ter o melhor custo-benefício para o usuário.

É preciso também se atentar ao status, vendendo produtos aliadas a imagem de um famoso ou certa mensagem para atrair um público. Muitas pessoas compram produtos que as representam, então criar este valor para seus produtos ou serviço é essencial. Como tudo em relação ao negócio, não é fácil! É preciso desenvolver todo um processo bastante trabalhoso para criar esse tipo de conceito. Procure formas de monetizar os produtos ou serviços que você comercializa, aposte em publicidades online e distribua seu negócio por toda a internet. Nunca deixe de pensar no lucro ao abrir uma empresa. É com esse pensamento que você encontrará saídas para tornar seus produtos viáveis, evitando que sua empresa fracasse com a concorrência do mercado e venha a falência.

Esteja preparado para todos os tipos de dificuldades e não se abata com erros ou dificuldades, afinal estar no mercado já é uma grande vitória. Veja também: Vantagens do Cloud Privado

Conheça o mercado

Ao montar seu negócio digital é preciso antes estudar e compreender ao máximo do mercado em que você irá inserir sua empresa. No mercado digital é possível vender qualquer coisa por qualquer canal online. Desde produtos digitais como ebooks, até produtos físicos como roupas e a comercialização de serviços. Para estudar o mercado, basta que você tenha um computador e acesso à internet. Com o tempo, você conhecerá diversas plataformas e ferramentas para pôr em prática seu plano de ação de marketing digital. Tenha uma noção dos pontos lucrativos do seu negócio, antes de aplicar técnicas de marketing digital para promover o seu negócio. Na maioria dos casos, a prestação de serviços online são mais lucrativos do que a venda de produtos.

Porém, como o público da internet é bem mais exigente, é preciso ter uma autoridade para vender serviços, já que os clientes cobraram que você seja um especialista no assunto. É possível tanto no caso de venda de produtos como de serviços, o setor de assinaturas digitais tem crescido bastante e é uma forma bastante conhecida de converter leads. Em diversos sites já é possível fazer assinaturas de newsletter e também cadastros para baixar algum produto digital. Resumindo, todo negócio hoje em dia tem sua landing page.

Pontos para analisar seu negócio digital

Ter uma ideia não é o bastante, você deve ter uma noção dos quatro pilares que podem sustentar um negócio. Desenvolver uma ideia da maneira correta é algo difícil, mas não impossível de ser feito. O primeiro ponto é oferecer soluções reais: Seu negócio deve suprir a carência de alguns usuários dentro da sua área de atua. Pense em como a sua empresa pode ajudar as pessoas. O segundo ponto é a construção do valor da sua marca: Promover a mudança na vida das pessoas é essencial. É preciso que você consiga credibilidade e confiança no mercado para construir o valor da sua empresa, a colocando como referência em seu ramo de atuação.

O terceiro ponto é a lucratividade: Planeje seu lucro, pense nas formas de como gerar mais lucro e como é possível ter retorno dos investimentos iniciais de forma prática e rápida. O quarto e último ponto é ter um negócio que promova a independência: Minimize a dependência dos seus colaboradores, permitindo que sua empresa cresça. Uma boa ideia é a adoção de franquia, fazendo com que seu negócio seja reproduzido por outros empreendedores, dentro do modelo definido por você.

Gostou das dicas? Baixe o Ebook Como Alavancar o meu Negócio. Conheça os planos de Cloud Gerenciado da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: