Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

30/03/2017 às 11:02 Loja Virtual

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

Ter fotos de boa qualidade em uma loja virtual é primordial. Os clientes precisam ver todos os detalhes do produto para saber se é isso mesmo que devem comprar. Quando se deparam com uma imagem feia, pouco nítida e ruim, com certeza eles desistem da transação e partem para outro site que tenha opções mais bonitas, o que é péssimo para qualquer desenvolvedor. Logo, torna-se essencial tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual. Preparamos um tutorial que te ajudará bastante nessa missão. Confira e inspire-se!

Leia também nosso post: Como ganhar dinheiro com uma Loja Virtual?   

Passo a passo para tirar boas fotos para uma loja virtual

Escolha uma boa câmera

Usar smartphones para tirar fotos não é recomendado, ainda mais se a câmera não tem muitas funções. É claro que, hoje em dia, há uma variedade de aparelhos modernos e que prometem uma qualidade incrível, como o iPhone 7 e alguns modelos atuais da Samsung, por exemplo, mas nada substitui o poder de uma câmera profissional, que já tem todos os recursos essenciais para isso.

Marcas como Canon e Nikon são as queridinhas dos fotógrafos. Há muitos modelos incríveis e acessíveis que servem para muitas coisas, com funções automatizadas e que você pode manipular facilmente. A ideia, nesse caso, é que você faça um bom teste antes da compra para saber se tal tipo serve para seus objetivos. Pense que é um ótimo investimento e que dispensará o trabalho de um fotógrafo, o que pode sair muito mais caro.

Use um tripé e o timer da câmera

Como você não tem a prática de um profissional é essencial contar com um tripé para fixar a câmera, assim você evita que as imagens fiquem fora de foco, tremidas e com pouca nitidez. Uma alternativa é o timer. Por meio dele, a foto se mantém fixa, sem a menor chance de vibrações e borrões. Assim, você até otimiza tempo, pois não precisa tirar fotos de um mesmo ângulo do produto diversas vezes.

Evite usar flash

O grande problema de muitos leigos e que não tem entendem os princípios básicos da fotografia é usar flash como se não houvesse amanhã. Há casos específicos para acionar essa luz artificial, que não é recomendada para tirar fotos de produtos para uma loja virtual, já que pode comprometer as cores originais do objeto e deixar a imagem bem feia.

A luz natural é sempre a melhor opção para tirar uma foto. Não é à toa que os fotógrafos usam materiais auxiliares e sempre analisam qual o ponto de luz que favorecerá a imagem. Se possível, escolha um ambiente que não seja tão escuro e que tenha harmonia na iluminação para deixar tudo perfeito.

Alta resolução sempre

Imagens em alta resolução e qualidade são fundamentais. Por meio delas, o cliente pode dar zoom e ver os principais detalhes com clareza e nitidez. Embora fique mais ‘’pesada’’ para editar e trabalhar, a foto sai ótima e impecável e os editores já estão preparados para isso. Tente usar sempre o padrão 1000 px e 72DPIs.

Edite sempre antes de upar no site

A edição é parte primordial e você deve sempre tratar as imagens antes de upá-las em sua loja virtual. Editores como o Photoshop já garantem boas mudanças, tanto no corte quanto no equilíbrio de cores. Dá para perceber bem a diferença de uma foto não tratada com outra que passou pelo software. Logo, não dá para abrir mão dessa alternativa. Se você tiver dificuldade em usar o Photoshop, há muitos tutoriais online que explicam o passo a passo de modo eficiente.

Fundo branco sempre

Em ocasião nenhuma tire foto do produto em um local lotado de objetos que atrapalharão o foco principal. O fundo branco é imprescindível e você nunca deve abrir mão dele, pois destaca apenas o produto que você deseja mostrar. Todos os e-commerces usam essa alternativa, e você pode criar seu fundo tanto com papel quanto com tecidos. É bem simples e dá para tirar ótimas fotos.

Mostre todos os detalhes do produto

Todos os detalhes de seu produto devem ser mostrados, da frente ao verso, de um lado a outro. Fotografe todos os ângulos possíveis e escolha os melhores para destacar em sua loja virtual. A partir do momento em que o cliente percebe tudo sobre o objeto, estará mais disposto a compra-lo.

Monte um espaço exclusivo para tirar fotos

Que tal montar um espaço para funcionar como um mini estúdio para tirar suas fotos? Você pode lâmpadas fluorescentes, tecidos e papéis para deixar o local como se fosse profissional, com tudo nos eixos para colocar o produto e começar a fotografá-lo. É bem simples e há vários tutoriais online que podem te ajudar nesse objetivo. Ao final, você perceberá que esse espaço exclusivo fará toda a diferença na qualidade de suas imagens.

Limpe bem o ambiente antes de começar

O ambiente para tirar uma foto deve estar limpo, sem poeira e sujeira aparente. Fica péssimo quando esses detalhes aparecem na foto. O ideal é que o fundo esteja o mais branco e organizado possível, sem coisas que atrapalhem e tirem o foco do produto. Portanto, fique ligado a todos os detalhes, evitando que eles se destaquem mais do que aquilo que você deseja promover.

Humanize suas fotos

Sabia que usar pessoas em suas fotos podem até aumentar o engajamento, a confiança e o poder de compra dos clientes? Pois é. Especialistas revelam que humanizar as imagens é uma ótima proposta para lojas virtuais. Fotografe uma pessoa usando o produto para que o consumidor veja como deve ser utilizado e qual seu tamanho real. Para isso, vale uma produção do indivíduo. Não precisa ser um modelo, mas tudo tem que soar equilibrado e o mais natural possível.

Seguindo essas dicas, a qualidade de suas imagens vai melhorar bastante. Assim, você aprende a como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual e mostra que está sempre ligado nas melhores estratégias para atrair e agradar seus clientes. Se tiver dúvidas, comente. Boa sorte!

A ISBrasil também oferece loja virtual com 30 dias grátis para testar e comprovar as suas funcionalidades.

Até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: