Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

30/03/2017 às 11:02Loja Virtual

Como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

Ter fotos de boa qualidade em uma loja virtual é primordial. Os clientes precisam ver todos os detalhes do produto para saber se é isso mesmo que devem comprar. Quando se deparam com uma imagem feia, pouco nítida e ruim, com certeza eles desistem da transação e partem para outro site que tenha opções mais bonitas, o que é péssimo para qualquer desenvolvedor. Logo, torna-se essencial tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual. Preparamos um tutorial que te ajudará bastante nessa missão. Confira e inspire-se!

Leia também nosso post: Como ganhar dinheiro com uma Loja Virtual?   

Passo a passo para tirar boas fotos para uma loja virtual

Escolha uma boa câmera

Usar smartphones para tirar fotos não é recomendado, ainda mais se a câmera não tem muitas funções. É claro que, hoje em dia, há uma variedade de aparelhos modernos e que prometem uma qualidade incrível, como o iPhone 7 e alguns modelos atuais da Samsung, por exemplo, mas nada substitui o poder de uma câmera profissional, que já tem todos os recursos essenciais para isso.

Marcas como Canon e Nikon são as queridinhas dos fotógrafos. Há muitos modelos incríveis e acessíveis que servem para muitas coisas, com funções automatizadas e que você pode manipular facilmente. A ideia, nesse caso, é que você faça um bom teste antes da compra para saber se tal tipo serve para seus objetivos. Pense que é um ótimo investimento e que dispensará o trabalho de um fotógrafo, o que pode sair muito mais caro.

Use um tripé e o timer da câmera

Como você não tem a prática de um profissional é essencial contar com um tripé para fixar a câmera, assim você evita que as imagens fiquem fora de foco, tremidas e com pouca nitidez. Uma alternativa é o timer. Por meio dele, a foto se mantém fixa, sem a menor chance de vibrações e borrões. Assim, você até otimiza tempo, pois não precisa tirar fotos de um mesmo ângulo do produto diversas vezes.

Evite usar flash

O grande problema de muitos leigos e que não tem entendem os princípios básicos da fotografia é usar flash como se não houvesse amanhã. Há casos específicos para acionar essa luz artificial, que não é recomendada para tirar fotos de produtos para uma loja virtual, já que pode comprometer as cores originais do objeto e deixar a imagem bem feia.

A luz natural é sempre a melhor opção para tirar uma foto. Não é à toa que os fotógrafos usam materiais auxiliares e sempre analisam qual o ponto de luz que favorecerá a imagem. Se possível, escolha um ambiente que não seja tão escuro e que tenha harmonia na iluminação para deixar tudo perfeito.

Alta resolução sempre

Imagens em alta resolução e qualidade são fundamentais. Por meio delas, o cliente pode dar zoom e ver os principais detalhes com clareza e nitidez. Embora fique mais ‘’pesada’’ para editar e trabalhar, a foto sai ótima e impecável e os editores já estão preparados para isso. Tente usar sempre o padrão 1000 px e 72DPIs.

Edite sempre antes de upar no site

A edição é parte primordial e você deve sempre tratar as imagens antes de upá-las em sua loja virtual. Editores como o Photoshop já garantem boas mudanças, tanto no corte quanto no equilíbrio de cores. Dá para perceber bem a diferença de uma foto não tratada com outra que passou pelo software. Logo, não dá para abrir mão dessa alternativa. Se você tiver dificuldade em usar o Photoshop, há muitos tutoriais online que explicam o passo a passo de modo eficiente.

Fundo branco sempre

Em ocasião nenhuma tire foto do produto em um local lotado de objetos que atrapalharão o foco principal. O fundo branco é imprescindível e você nunca deve abrir mão dele, pois destaca apenas o produto que você deseja mostrar. Todos os e-commerces usam essa alternativa, e você pode criar seu fundo tanto com papel quanto com tecidos. É bem simples e dá para tirar ótimas fotos.

Mostre todos os detalhes do produto

Todos os detalhes de seu produto devem ser mostrados, da frente ao verso, de um lado a outro. Fotografe todos os ângulos possíveis e escolha os melhores para destacar em sua loja virtual. A partir do momento em que o cliente percebe tudo sobre o objeto, estará mais disposto a compra-lo.

Monte um espaço exclusivo para tirar fotos

Que tal montar um espaço para funcionar como um mini estúdio para tirar suas fotos? Você pode lâmpadas fluorescentes, tecidos e papéis para deixar o local como se fosse profissional, com tudo nos eixos para colocar o produto e começar a fotografá-lo. É bem simples e há vários tutoriais online que podem te ajudar nesse objetivo. Ao final, você perceberá que esse espaço exclusivo fará toda a diferença na qualidade de suas imagens.

Limpe bem o ambiente antes de começar

O ambiente para tirar uma foto deve estar limpo, sem poeira e sujeira aparente. Fica péssimo quando esses detalhes aparecem na foto. O ideal é que o fundo esteja o mais branco e organizado possível, sem coisas que atrapalhem e tirem o foco do produto. Portanto, fique ligado a todos os detalhes, evitando que eles se destaquem mais do que aquilo que você deseja promover.

Humanize suas fotos

Sabia que usar pessoas em suas fotos podem até aumentar o engajamento, a confiança e o poder de compra dos clientes? Pois é. Especialistas revelam que humanizar as imagens é uma ótima proposta para lojas virtuais. Fotografe uma pessoa usando o produto para que o consumidor veja como deve ser utilizado e qual seu tamanho real. Para isso, vale uma produção do indivíduo. Não precisa ser um modelo, mas tudo tem que soar equilibrado e o mais natural possível.

Seguindo essas dicas, a qualidade de suas imagens vai melhorar bastante. Assim, você aprende a como tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual e mostra que está sempre ligado nas melhores estratégias para atrair e agradar seus clientes. Se tiver dúvidas, comente. Boa sorte!

A ISBrasil também oferece loja virtual com 30 dias grátis para testar e comprovar as suas funcionalidades.

Até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: