Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como testar a usabilidade do seu site

20/09/2018 às 10:09 SEO

Como testar a usabilidade do seu site

A usabilidade de um site ganhou uma grande importância nos últimos tempos para os algoritmos de sites de buscas como o Google.

E por mais que você tenha uma estratégia de marketing digital que esteja funcionando bem, sempre é possível melhorar, lembre-se disso.

É por isso que nesse texto, vamos lhe ensinar a testar a usabilidade do seu site para que você consiga fazer uma análise dos pontos fracos e fortes dele e assim otimizar todo o seu conteúdo.

Afinal, mesmo que seu site tenha um bom tráfego orgânico, algumas coisas como links quebrados, para citar um exemplo simples, podem fazer com que você perca mais visualizações e o pior: a credibilidade e confiança de seus clientes.

Por que testar a usabilidade de um site?

O CEO da Nielsen, Jakob Nielsen, chamado por muitos de “pai da usabilidade” foi o criador desse termo. Para ele, é preciso testar frequentemente a usabilidade de seu site para garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível.

E como bem sabemos, proporcionar a melhor experiência para o cliente é o principal objetivo dos profissionais de marketing em 2018.

Seguindo essa linha, Nielsen criou um método de avaliação que visa reduzir os erros e otimizar a usabilidade de um site.

Independente do seu segmento de mercado, se você possui uma loja virtual, uma empresa de serviços ou um portal de conteúdo, testar a usabilidade do seu site é essencial para não barrar o potencial de crescimento do seu site no mercado.

Com a concorrência cada vez mais voraz, esse teste se torna ainda mais importante já que o volume de conteúdo gerado em tempo real é cada vez maior.

Além disso, é possível melhorar seu site através da análise executando ações simples.

Como fazer o teste de usabilidade de site?

Existem alguns pontos apontados por Nielsen que podem lhe ajudar a dar um norte para otimizar a usabilidade do seu site.

O primeiro deles é a visibilidade que o usuário tem do seu conteúdo.

Nesse ponto, é preciso avaliar algo além da qualidade do conteúdo, como por exemplo, evitar que os usuários que visitem seu site se percam em informações, sejam redirecionados para fora do seu site sem o real intuito e possam rodar por dentro do seu site para conferir várias páginas sem dificuldade.

Para testar essa parte, rode por todo o seu site e veja se há alguma página de erro ou que demora demais abrir, também estimule o visitante a deixar o seu feedback como caixa de comentários no fim de seus posts, além de checar todos os links para trocar ou tirar os links quebrados que podem desestimular o usuário a continuar navegando no seu site.

O segundo ponto é a comparação do seu site com os demais concorrentes da internet.

Isto é, você deve conferir como os outros sites tratam os usuários, quais linguagens que eles adotam, qual é a identidade visual deles, etc.

Em relação direta com o público, pense se a sua audiência tem respondido bem ao tom de comunicação que você tem adotado e ao layout de seu site.

Se os usuários tem reclamado demais de dificuldades de navegação causados pelo layout, por exemplo, é hora de repensar a parte visual do seu site.

Confira também: O que é Gerenciamento de Servidores?

O terceiro ponto tem a ver com a qualidade de navegação do seu site. Se certifique o usuário encontre links internos e externos bem organizados, além de links para voltar para a página anterior.

Além disso, cheque se todas as páginas não demoram a abrir, principalmente navegando em velocidades mais lentas, afinal hoje tudo é adaptável e pode melhorar, isso indica que você está se preocupando com todos os seus usuários.

O quarto ponto é avaliar o padrão do seu site. Todas as páginas possuem uma estética visual parecida? O formato do seu conteúdo também é uniforme?

Isso pode ajudar os usuários a identificarem as informações no seu site, além de se acostumarem mais rápido com o seu conteúdo.

O quinto ponto é evitar erros e trazer mais segurança para o usuário. É preciso ser bastante cuidadoso nessa parte, veja se o seu site possui algum link malicioso, talvez você tenha se descuidado e ele esteja sendo vítima de algum hacker.

No mundo atual, tudo é possível, hackers atacam não só grandes sites, mas também sites pequenos, dependendo da ocasião.

Tornar o seu site mais seguro para os usuários é essencial para gerar mais confiança e boa reputação na internet.

O sexto ponto é a eficiência e a flexibilidade do seu site. Veja se os usuários podem utilizar atalhos de teclado para navegar em seu site sem nenhum problema, adote o sistema de preenchimento automático em caixa de comentários e pesquisa, etc.

O sétimo ponto é relacionado ao design estético do seu site. O layout do seu site está adequado para o seu público-alvo? Você consegue identificar através do feedback dos usuários e de pesquisas de mercado sobre seus potenciais clientes.

Esse ponto ajuda a evidenciar se você está entregando uma boa experiência de navegação e de compra para os usuários que o acessam. Como todos esses pontos como base de uma análise de usabilidade do seu site, é possível otimizar o seu site, tornando o site muito mais interesse para o cliente.

Dessa maneira, é possível atrair bem mais visitantes através tanto de tráfego orgânico como de tráfego pago.

A intenção do teste de usabilidade de um site é que seja possível otimizá-lo a qualquer momento e manter o controle sobre tudo que o envolve, desde conteúdo a parte visual.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor.

Gostou de nosso post? Compartilhe: