Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como ter vários Blogs em uma só instalação com o WordPress Multisite

29/10/2017 às 11:58 WordPress

Como ter vários Blogs em uma só instalação com o WordPress Multisite

Se você trabalha com uma rede de blogs pode ser um pouco trabalhoso manter todos em dia com a manutenção e verificações de rotina que fazem parte de toda checklist de quem trabalha com o wordpress. 

Tudo isso vai influenciar na segurança, no desempenho, nos resultados esperados, todo o trabalho que você tem com uma instalação você precisaria ter com todas as outras. Saiba Motivos para usar o Wordpress

Quando você começa a ganhar um pouco mais de experiência na plataforma, vale a pena aprender truques novos que provavelmente vão te ajudar muito na hora de manter a administração de todos os seus projetos. 

Quando você precisa manter vários blogs ou usar um site principal e outros complementos, ao invés de ter duas ou três instalações rodando, porque não economizar tempo e dinheiro?

As vantagens de usar WordPress nos seus sites é que a plataforma é extremamente flexível, então você pode criar desde sites bem simples até mesmo sistemas complexos para controlar seus cadastros de visitantes, clientes, trabalhar suas estratégias de marketing digital, etc.E a possibilidade de crias vários sistemas independentes controlados por um mesmo painel é mais um desses recursos incríveis que você não pode deixar de lado.

Porque usar o WordPress Multisite?

Ainda que possa parecer uma coisa muito complexa no início, o sistema multisite do WordPress nada mais é do que um único painel onde você pode gerenciar vários blogs.

Esse recurso ajuda quem precisa manter diversos sistemas na plataforma mas precisa separar melhor cada uma, ter seu site principal, diferentes blogs, e tudo isso podendo ter temas diferentes para cada instalação e controlar configurações diferentes para cada um, isso ajuda não só na maneira como você trabalha a parte visual dos seus projetos mas também o processo de otimização e marketing.

Você pode oferecer mudanças visuais diferentes em cada um deles, trabalhar palavras chave e plugins diferentes, tudo isso sem se preocupar em como isso vai mudar um site ou outro, afinal, eles serão individuais.

Em resumo, você instala um site principal e através dele você consegue criar novos sites e gerenciar cada um deles de forma individual, gerenciando plugins, temas e configurações específicas para cada nova instalação.

Como habilitar o Multisite?

Habilitar o recurso é bem simples, você só precisa do acesso a sua instalação principal e ao seu painel de hospedagem de site, caso tenha um plano de hospedagem com wordpress com a gente, você recebe esses dados de acesso assim que contrata o serviço, é só verificar o seu e-mail.

Antes de mais nada, vale a pena revisar que uma instalação Multisite do WordPress pode ser aplicada a:

  • Sites empresariais com diferentes marcas.

  • Rede de blogs com assuntos e propostas variadas.

  • Freelancer gerenciando vários clientes.

Entendendo a parte técnica, vamos começar a preparação e configuração do seu multisite. O primeiro passo é habilitar o multisite no seu site principal, aquele que será o seu painel de administração principal, para isso precisamos abrir nosso arquivo de configuração, que você pode acessar via:

FTP em/public_html/wp-config.php.

 

No final do seu arquivo de configuração, basta inserir o seguinte código:

/* Multisite */ 
define( 'WP_ALLOW_MULTISITE', true );

Depois de salvar essa alteração, você pode acessar o seu painel administrativo e dentro do menu Ferramentas, acesse o item Instalação da rede. Nele você vai encontrar os últimos ajustes que precisarão ser feitos no wp-config.php e no arquivo .htaccess (ambos acessíveis no seu FTP).

Você precisa definir qual será a sua configuração para os domínios da sua nova rede, que podem ser:

.seuproprionome.com.brouseuproprionome.com.br/

Depois de tudo configurado você receberá os últimos dados que precisarão ser inseridos nos arquivos wp-config.php .htaccess, depois disso basta começar a inserir seus novos sites na rede.

Como gerenciar vários blogs?

Após concluir o seu processo de configuração e estar com a sua instalação multisite funcionando, o seu painel administrativo passa a exibir recursos extras dedicados inteiramente a administração da sua rede, como um painel com opções de criar novos sites ou usuários, gerenciar os temas que estarão disponíveis para os novos sites, e os plugins que estarão presentes para uso, habilitados por padrão ou não.

 

Conclusão

Habilitar a função multisite e começar a criar sua rede de sites WordPress é bem simples, você só precisa de alguns minutos e poucas configurações para ter tudo funcionando sem nenhum problema, vale a pena usar as instalações multisite quando você tem um grande projeto e sabe que vai precisar instalar mais de um blog, então porque não centralizar tudo isso e gerenciar através de um só painel?Você economiza tempo e estrutura, você pode ter um plano mais simples das hospedagens com wordpress e ir aumentando se sentir necessidade.

Para projetos freelancer, empresariais ou até mesmo um hobbye, essa plataforma de blogs sem dúvidas será de grande ajuda e você não vai pensar duas vezes para usar todos os recursos que estamos sempre publicando em nossos artigos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: