Como ter ideias de conteúdos interessantes para o seu blog

10/01/2019 às 09:47 Marketing SEO

Como ter ideias de conteúdos interessantes para o seu blog

A criação de um blog é essencial para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas não basta apenas colocar em prática essa ação dentro da estratégia.

Para conseguir entreter mais visitantes e gerar mais leads será preciso alimentar esse blog com conteúdo relevante com uma certa frequência.

E para isso é preciso ter uma fonte criativa bastante ativa para que sempre hajam ideias boas para fazer um novo artigo para o blog.

No início, esse processo é até mais fácil, simplesmente por que você não criou conteúdo, ou seja, pode falar sobre tudo, até mesmo pelas coisas mais básicas do seu ramo de negócio.

Porém, depois de um tempo esse conteúdo básico já estará escrito, as pessoas já começaram a se interessar pelo seu blog e você não pode parar por aí.

É preciso entender e achar fontes para novas ideias de conteúdo.

A corrida por pautas

Essa busca por novas pautas é extremamente comum para qualquer empresa, independente se você trabalha com marketing e comunicação, ou mesmo seja, um leigo no assunto e não tenha muita noção de planejamento.

Depois de iniciar o trabalho, é preciso encontrar fontes de inspiração para que você continue estimulando sua criatividade com o passar do tempo.

E claro, fazer uma busca por conteúdo é essencial para que você compreenda quais são os assuntos que chamam atenção dos seus clientes.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Existem inúmeras opções de locais na internet onde é possível estimular a criatividade e criar soluções para ganhar mais visitantes ao seu blog e gerar mais leads para o seu negócio.

Com estas explicações, é hora de pôr a mão na massa! Nós lhe daremos abaixo algumas dicas de locais na internet que você pode aproveitar para garimpar boas ideias para novos conteúdos e alimentar seu blog, atraindo novos clientes. Confira abaixo:

Blogs estrangeiros

Muito pouco brasileiros possuem uma segunda língua em seus currículos e isso tem como resultado uma coisa: eles não costumam consumir blogs estrangeiros. Por outro lado, o interesse em saber mais sobre outros países.

Com isso, os leitores brasileiros costumam consumir bastante notícias extraídas de blogs internacionais, o que lhe traz a seguinte opção: criar uma versão própria sobre um assunto discutido num blog internacional.

Num exemplo prático, digamos que você atue no mercado de computadores e na Europa já existe uma nova tecnologia X que é tendência e por isso ela já está sendo destrinchada em vários blogs.

Bom, você não deve copiar o conteúdo é claro, mas adaptá-lo ao cotidiano brasileiro e apresentar uma tendência que ainda não está sendo muito falada no Brasil.

Existe muito mais conteúdo no mundo escrito em inglês do que em português ou espanhol, por exemplo, e por isso adaptar o conteúdo em outros idiomas que possuem bem mais referências do que os blogs brasileiros, podem ajudar a atrair mais clientes, apresentando soluções inovadoras e tirando dúvidas essenciais para eles.

Comentários do seu blog e das redes sociais da sua empresa

Se você montou um layout para o seu blog sem colocar uma caixa de comentários para seus visitantes, volte e coloque esse acessório em suas páginas.

O blog é sua ferramenta de conteúdo principal e por isso é normal que os leitores comentem sobre os conteúdos que lhes interessam.

Com o crescimento do seu blog pode ser bastante comum que novos comentários sejam feitos semanalmente em seu blog.

Independente do tema, os comentários acabaram sendo feitos, por que sempre fica uma dúvida, sempre há um maior interesse por mais dicas, etc.

E claro, além de dar atenção e pensar em novos conteúdos através dos comentários do seu blog, você também pode sempre que possível dar uma conferida nos comentários dos blogs de seus concorrentes.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Outro recurso bastante importante para a geração de novas ideias de conteúdo são os comentários de redes sociais.

Se engajar nas redes sociais é muito importante para que você possa alimentar sua estratégia de marketing de conteúdo.

E uma das ações mais positivas para estimular o maior engajamento possível é a interação através de comentários.

Muitos potenciais clientes e clientes costumam perguntar sobre produtos e serviços, querendo tirar dúvidas e saber mais sobre possíveis soluções.

Essa interação nos meios digitais pode gerar várias ideias para novos conteúdos. Isso é essencial para construir sua marca, entender melhor pelo que sua audiência se interessa e como é possível agradá-los.

Dessa maneira, é possível não só tirar dúvidas e apresentar argumentos nos comentários, mas montar novas pautas e criar novos conteúdos que possam ser mais interessantes para fazer o público atrair mais confiança na sua empresa e gerar mais autoridade para o seu negócio.

Grupos em Facebook e LinkedIN

Os grupos do Facebook e também do LinkedIN são os “fóruns modernos da internet”. Esses grupos costumam focar em assuntos mais específicos e costumam construir discussões interessantes sob vários aspectos.

Além de focar em assuntos do seu segmento de mercado, claramente os grupos também são formados por pessoas que tem interesse no assunto, não só por donos de empresas do setor, existem muitos consumidores que participam ativamente deles.

Isso pode gerar muitas novas ideias de conteúdo, onde você ainda pode discutir nos tópicos e conseguir estruturar novas pautas, escolhendo as principais dúvidas, destrinchando-as com argumentos precisos e sugerindo novas soluções.

Esses grupos acabam se tornando grandes comunidades de assuntos específicos e com isso se tornam valiosos para qualquer empresário ou blog que queira compreender estes públicos e criar conteúdo assertivo e relevante para eles.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: