Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como saber se meu site foi atacado?

18/01/2018 às 22:50 Ajuda

Como saber se meu site foi atacado?

Se você tem um site de uma empresa virtual, provavelmente se preocupa com a segurança de suas informações online. Afinal de contas, no mundo digital, segurança de dados é algo tido como obrigação pelos donos de sites. Mas e se de uma hora para outra começa acontecer coisas diferentes em seu site que não aconteciam antes? Provavelmente ele deve ter sido atacado pelos famosos hackers de plantão. Através desse artigo, você vai conhecer os 8 sinais que identificam se o site de sua loja virtual foi atacado.

Perceba qualquer coisa fora do comum

Você conhece seu computador melhor do que ninguém, certo? Se você perceber que algo fora do comum está acontecendo como algum software que se recusa a abrir ou arquivos importantes que você não deletou e de uma hora para outra sumiram, fique alerta! Se na hora de acessar algum programa, sua senha não é aceita também é forte indício de que tem alguém por trás disso. Até alguns programas que nunca foram instalados e estão presentes na sua área de trabalho, também pode ser um sinal de que algo está errado. Se seu computador se conectar sozinho na internet também é um sinal de que algo está errado. Aproveite e leia nosso post sobre proteger site de invasão

Dificuldade para acessar o site

Talvez esse seja o principal sinal de que seu site foi atacado. Se você estiver com dificuldades de acesso a ele que não tinha antes e recebe mensagens de senha errada, provavelmente seu site foi atacado. Mesmo que você tenha a certeza de que a senha está correta e não consegue acesso, a possibilidade de algum hacker estar passeando pelo seu site é imensa. Telas extras de browser podem aparecer e fechar sem que você não faça nada. Se você comprou um nome de domínio, talvez não tenha acesso a ele, após o pagamento.

Mensagens falsas de vírus

Receber mensagens falsas de vírus é outro forte indício de que seu site foi atacado, principalmente se você tiver um bom antivírus instalado em seu desktop. Barras de ferramentas adicionais também poderão aparecer em seu navegador, bem como pop-ups frequentes e aleatórios. Se o ícone do antivírus do site estiver desativado também é um sinal de que o site foi atacado. Seus contatos de e-mail podem receber e-mails falsos de você e se o dinheiro de sua conta bancária estiver diminuindo sem que você não tenha feito nenhuma transação é outro forte indício de site invadido.

Você não tem controle do que faz

Se o ponteiro do mouse vem se movendo pela tela e realizando ações que gerem resultados, sem você encostar nele, provavelmente um hacker está se passando por você. Controlar o computador ou o site de forma remota é mais comum do que se imagina e um hacker experiente consegue fazer isso facilmente. Se ele tiver acesso ao seu site sem sua permissão, ele vai conseguir informações importantes sobre você e seus clientes. Se você tentou acessar algo e não foi autorizado, você foi hackeado. Aproveite e leia nosso post sobre Como Evitar Campanhas Maliciosas

O layout do seu site está diferente

Tenha bastante atenção quanto ao layout original do seu site. Se ele estiver diferente do que era antes sem sua autorização, certamente ele foi atacado. Uma boa dica é verificar as cores do layout, os conteúdos e até se seus produtos foram removidos ou alterados. Caso positivo, seu site foi atacado por algum hacker. Algumas pessoas maliciosas alteram o layout original de todo o site afim de confundir o seu proprietário e coletar diversas informações pessoais de terceiros como senhas de banco ou de cartão de crédito.

Os plugins de segurança apresentam falhas

Outro forte indício de que seu site foi atacado é apresentar falhas dos plugins de segurança. Se você tem um plugin de segurança de qualidade instalado em seu site e ele começou a apresentar falhas que antes não aconteciam, provavelmente seu site foi atacado. Para comprovar, faça alguns testes com seu plugin e veja os resultados. Se forem diferentes do normal, você pode confirmação a invasão com 100% de certeza. 

Seu site está offline sem motivos

Se seu site está offline sem nenhum motivo aparente, pode ser que ele tenha sido atacado por hackers, que o deixam offline para os usuários para capturar dados importantes de clientes e até de você. Se você acessa seu site normalmente e ele está offline a todo momento, pode ser um forte indício de alguma pessoa maldosa está manipulando dados de terceiros. Fique atento quanto a isso.

Sua senha de acesso mudou sem sua autorização

Um dos erros mais comuns dos proprietários de sites é usar a mesma senha para diversos acessos. Outro erro que deve ser evitado, ao máximo, é usar uma senha que seja de fácil identificação como data de aniversário, por exemplo. Os hackers mais experientes ficam de olho e até desenvolvem softwares específicos que ajudam a descobrir senhas de terceiros.

A dica é que sempre que você for escolher suas senhas, opte por uma que seja de difícil descoberta, pois a senha é a porta de entrada para invasão de sites. Se for possível, use letras, números e símbolos na composição de sua senha para que ela seja de difícil descoberta para os hackers. Outra dica para que você não tenha seu site invadido, é contratar uma empresa de hospedagem de confiança. Esse tipo de serviço oferece total proteção contra ataques maliciosos e você não precisa se preocupar mais com isso.

Ainda tem dúvidas sobre como saber se meu site foi atacado? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: