Como saber se a sua hospedagem de site é adequada para seu projeto?

13/02/2018 às 13:45 Hospedagem de Sites

Como saber se a sua hospedagem de site é adequada para seu projeto?

Muitos empreendedores iniciantes têm dúvidas sobre como fazer uma avaliação de um serviço de hospedagem de site. A maioria nem sabe diferenciar os tipos de hospedagem oferecidos no mercado e não se atentam a detalhes importantes, se apegando muitas vezes no baixo custo na hora da contratação. Para saber qual é a melhor hospedagem, é preciso pensar no seu projeto de site. É importante considerar e ter uma estimativa de tudo que seu site terá como fotos, vídeos, textos, layout e outros plugins. Além disso, é necessário checar as informações sobre segurança e garantir que o suporte técnico da empresa contratada atenda 24 horas por dia.

O mercado de hospedagem de sites conta atualmente com inúmeras empresas que oferecem planos variados e para saber qual é que mais se encaixa ao seu projeto, é preciso entender um pouco como esse serviço funciona.

Quais são os principais tipos de hospedagem de sites?

Existem alguns principais tipos de hospedagem que dominam o mercado. Cada um tem seus prós e contras e deve ser avaliado não apenas de acordo com o que oferecem, mas também como eles podem ser úteis para o seu projeto. Basicamente, cada opção atende a certas necessidades e podem surgir como boas soluções para projetos específicos. Confira os três tipos principais:

Hospedagem com servidor dedicado

Neste caso, o proprietário de website irá possuir um servidor exclusivo para sua aplicação, ou seja, apenas o seu site estará hospedado no servidor. Com isso, é possível ter mais espaço de armazenamento e ter mais velocidade no processamento, tornando o site mais rápido, sem ter de deixar de lado informações importantes por conta da capacidade.

Essa opção é mais indicada para sites de grandes empresas e tem um valor mais alto, sendo menos acessível para pequenos empreendedores.

Hospedagem Compartilhada

Como o nome já denuncia, neste caso o servidor usado em sua hospedagem é dividido em várias partes, agregando também sites de outras empresas. Por conta disso, a capacidade de armazenamento e outros recursos importantes em um servidor de hospedagem são mais limitados.

Esse tipo de hospedagem é indicado para empresas iniciantes, que tenham sites que estejam começando a gerar um tráfego maior. Uma de suas maiores vantagens é o preço mais acessível a pequenos empresários.

Hospedagem Gratuita

Um servidor gratuito de hospedagem não tem custo e é bem mais fácil de ser editado do que os outros tipos citados acima. Em contrapartida, os recursos costumam ser bem limitados e você não poderá ter um domínio próprio, tendo seu site atrelado a empresa que cede a hospedagem gratuita com o Blogger e o WordPress. Esse ponto é bastante prejudicial na questão profissional, já que uma empresa deve ter um site com um mínimo de personalidade para demonstrar profissional e gerar credibilidade e com uma hospedagem gratuita não é possível atingir esses objetivos.

As hospedagens gratuitas são indicadas para blogs pessoais e projetos pequenos que não demandam o uso de muitos recursos e muitas vezes não é preciso um grande investimento para passar uma boa imagem. Confita também as vantagens de criar um blog.

Como avaliar um serviço de hospedagem de site?

Existem alguns fatores muitos importantes que devem ser considerados na hora de contratar um plano de hospedagem. Independente do tamanho do seu projeto é preciso avaliar os recursos oferecidos, custo, entre outros pontos que sustentaram seu site no ar com segurança e praticidade.

Confira os principais fatores:

Espaço de armazenamento

Muitos planos de hospedagem oferecem um espaço limitado de disco. Por isso, é preciso considerar a quantidade que seu projeto necessita para operar sem problemas. Se o seu site for um projeto mais amplo e complexo e você usará muitos dados e diversos tipos de arquivos, é preciso contratar um plano com um espaço em disco generoso.

Mas se o seu projeto for mais simples, isso não é necessário, um site mais leve e funcional se adapta a maioria dos planos oferecidos.

Tráfego de dados

Este é outro fator importantíssimo na hora de escolher uma hospedagem. Isso porque a capacidade tráfego oferecida por um servidor de hospedagem irá determinar a capacidade de entrega de dados do seu servidor.

Por isso, se o site tem uma quantidade de visitas muito alta e arquivos muito pesados, é importante escolher um plano onde esse recurso seja ilimitado ou quase isso. No caso do seu site, ainda não receber um grande número de visitas, também é importante considerar uma opção com uma boa fatia de tráfego de dados, já que você deve ter metas de aumentar o seu tráfego com o passar do tempo.

Suporte especializado

É importante considerar o suporte técnico na hora de escolher um plano de hospedagem, principalmente se você não entender muito sobre o assunto. Faça uma avaliação com clientes da empresa para saber se o suporte funciona bem, se já houve problemas nos servidores e como foi o atendimento em caso de problemas. Todo o site é criado com o objetivo de ficar 24 horas no ar, por isso é preciso garantir que o servidor não passe por instabilidades e que o serviço de suporte esteja sempre disponível e tenha uma resposta rapidamente, corrigindo e prevenindo erros antes que eles aconteçam.

Velocidade de carregamento

Para que seu site tenha um bom desempenho nos mecanismos de busca será preciso que as páginas carreguem rapidamente, esse ponto é bastante considerado, já que o carregamento rápido melhor a experiência dos usuários. Com isso, é preciso considerar a velocidade de carregamento como ponto crucial para o sucesso do seu site na web. Avalie esse recurso em cada plano de hospedagem e opte pelo mais robusto possível para suas possibilidades de investimento.

Ter um site rápido é essencial para que os internautas possam navegar com tranquilidade e sintam segurança para voltar ao site sempre que possível. O carregamento lento irá fazer com os usuários se irritam por conta da demora e saiam da sua página, sem visualizar o seu conteúdo. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: