Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como qualificar o Lead no Seu Site?

24/10/2017 às 15:47 WordPress

Como qualificar o Lead no Seu Site?

Leads são os prospectos do passado. O marketing digital trabalha hoje com a ideia de que há potenciais clientes a serem fidelizados definitivamente pela marca e com estratégias que se voltam para esse engajamento. Trata-se, portanto, de um consumidor que, apesar de ainda não ser um cliente leal, ele está sempre em contato com essa marca. Seja um usuário que curte as postagens na fanpage da loja seja um entusiasta de suas promoções no blog, fato é que ele está no meio termo, não é meramente um visitante, mas também não é um cliente garantido. Na hora de saber como criar um blog, a consideração desses leads é essencial para o sucesso das vendas online.

Nesse ponto, o marketing digital se direciona para artifícios que o conduzam a esse novo status de cliente através do chamado “funil de vendas”. Ou seja, são mecanismos que fazem com que o usuário conheça mais sobre a empresa, suas soluções propostas, ofertas de preço e de pagamento, entre outras coisas. Nessa trajetória, é que os leads realmente perceberão se sua marca atende ou não às suas necessidades, atravessando o funil totalmente apenas aqueles que de fato podem ser incluídos no perfil da marca. E esses são os leads por que se movimentam as estratégias de fidelização! Geralmente, os leads realizam uma compra, depois outra, disseminam positivamente a marca, agregam novos clientes e dão feedbacks positivos sobre seus produtos e serviços. Veja como é a Melhor hospedagem de site

Os leads qualificados são aqueles cujos perfis mais têm a ver com a potencialidade futura de compra. Consequentemente, para que eles resistam até o fim desse funil, o investimento de tempo e de dinheiro nessa ocasião são realmente indispensáveis. A qualificação dos leads é exatamente isso, mas como proceder?

Há três grupos principais de leads: ótimos, bons e ruins, que são assim definidos pela capacidade de intenção e de potencial de compra. Para conhece-los, é preciso levar em consideração que são aspectos maleáveis, uma vez que podem mudar com o tempo, necessitando que você também reveja as suas práticas. Assim como as características de sua marca e as necessidades de seus clientes ativos devem ser levadas em consideração sempre.

Qualificar leads é identificar quais são os leads ótimos para sua empresa. De modo que proporcionar aos leads informações e soluções de que eles precisam em tempo hábil e oportuno resume a possibilidade de qualificá-los. Para saber quem realmente atravessará o funil de vendas e se transformará em um consumidor, é preciso conhecer:

1 - Os formulários que são recebidos;

2 - Sua origem até que chegasse ao site;

3 - Os downloads de conteúdo feitos;

4 - A quantidade de aberturas, cliques e links, na ocasião de envio de e-mail marketing, por exemplo.

Quando essas informações são conhecidas, é possível sempre associar as conclusões alcançadas às métricas do marketing digital. Saber qual é o perfil de busca do lead ou os documentos adquiridos que mais geraram conversões são mecanismos que ajudam na qualificação dos leads.

Depois disso, é preciso que essa seleção seja estimulada, ou seja, nutrida. Para tanto, conteúdos relevantes e esse perfil serão elaborados e relacionados a eles, essa é uma forma de impulsionar potenciais compradores a de fato comprarem.

Essa técnica é seguida então de uma abordagem mais direta, mais comercial. Quando, por exemplo, compramos um novo produto, que ações não são mais recorrentes? O que mais nos interessa? Quando respondemos perguntas dessa natureza, somos levados a pensar que os motivos para a aquisição de algo podem ser vários, mas quando delimitamos essa causa, passamos a procurar exatamente aquilo que atenda a todas as nossas necessidades, assim como, uma loja que reúna a maior parte das qualidades nesse sentido, de modo que, tudo aquilo que atrapalhe esse objetivo será contado para diminuir a possibilidade da compra, influenciando sua tomada de decisão de compra. Questões como:

1 – A confiabilidade da marca;

2 – A qualidade do produto:

3 – A vigência da garantia do produto;

4 – O funcionamento da política de troca e de devolução;

5 – A boa recomendação do site;

6 – A diversidade nas formas de pagamento;

7 – A existência de fretes grátis, promoções e cupons, por exemplo.

Dessa maneira, pensar em estratégias de qualificação de lead nessa etapa é basicamente se colocar no lugar de seu cliente, respondendo a perguntas as quais ele certamente lançaria. A partir disso, a produção de conteúdo para os leads não apenas frisará as qualidades da marca, mas também sanará qualquer objeção à compra. Saber lidar com os leads é uma das estratégias para converter o seu negócio em lucratividade, saiba mais sobre essas e outras técnicas, baixando gratuitamente o E-book "Como alavancar o meu negócio".

Na prática, o recomendável é:

1 – Um e-mail de boas-vindas;

2 – Uma postagem com todas vantagens de se comprar em sua loja;

3 – Uma matéria com depoimentos positivos dos clientes;

4 – Uma oferta de um cupom de desconto ou de uma promoção especial ao lead.

Desse modo, associado às técnicas de qualificação de leads e às demais dicas de como ter sucesso online, o serviço de hospedagem de site é indicado para quem está começando com as vendas na internet, com valores a partir R$ 9,90, o investimento garante a qualidade de seu site!

Gostou de nosso post? Compartilhe: