Como proteger meu site de invasão?

09/12/2017 às 10:30 Ajuda

Como proteger meu site de invasão?

Conheça algumas dicas valiosas de como proteger seu site dos hackers através de atitudes simples. A facilidade de se criar e manter um site ou blog cresceu muito atualmente. Em contrapartida, aumentou também o número de invasões e acessos sem autorização prévia. Foi-se o tempo em que somente sites maiores eram hackeados e hoje qualquer tipo de site está na mira de usuários maliciosos. Se você tem um site e quer saber como protege-lo dos ataques virtuais, leia esse artigo até o final. Saiba como proteger seu site de invasões através de dicas simples e bastante eficazes.

Permissão ao usuário

O usuário é considerado a parte mais vulnerável quando o assunto é segurança e por esse motivo, merece uma atenção especial do administrador do site. Ao adicionar um novo usuário, o administrador deverá ter total ciência do que aquela pessoa fará no site e somente conceder as permissões que sejam extremamente necessárias. Caso alguma conta venha a ser invadida, os danos ao site causados pelo hacker podem ser bem menores.

O administrador deve orientar os usuários a usar uma senha que seja forte, ou seja, que tenha letras e números, dificultando o acesso por parte dos invasores. Senhas longas com 8 a 12 caracteres são as ideais. Os administradores também devem fazer o mesmo. Além de ter uma boa senha, é importante que os usuários efetuem a troca dela com certa periodicidade, além de nunca salvá-la no sistema quando for logar no site ou no painel de administração. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em preço do gerenciamento de servidor

Conexão e computador seguros

Não adianta usar senhas complexas se seu computador não está seguro. Essa é mais uma dica de como proteger seu site de invasão. Por isso, é sempre recomendável que se utilize um bom antivírus e sempre mantenha seu sistema atualizado com um bom antispyware. Esses aplicativos cuidarão de toda a segurança de sua máquina e evitarão que programas maliciosos sejam instalados, capturando as informações pessoais dos usuários.

Caso seu servidor de hospedagem permita usar uma conexão segura via https, sempre dê preferência para ela. Se você utilizar esse tipo de conexão, todos os dados trocados entre o computador do usuário e o servidor da empresa de hospedagem serão criptografados, dificultando o acesso de pessoas maldosas. Segurança nunca é demais, concorda?

Nome diferente para os usuários

Em algumas plataformas, o administrador pode optar por definir os nomes de usuários, mas muitos não fazem e preferem usar a velha e conhecida sigla “admin”. Esse tipo de erro pode ser crucial, tornando seu site muito suscetível a invasões. A utilização do prefixo padrão das tabelas, que é também utilizada por alguns CMSs também deve ser evitada, ao máximo.

Por exemplo, no WordPress, todas as tabelas começam com a sigla wp, o que pode acabar prejudicando a segurança de todo o site, caso algum hacker tente usar técnica “sql injection” através de alguma vulnerabilidade de códigos que alteram todo o conteúdo do banco de dados do site. Evite usar essa sigla para não ter dores de cabeça, combinado? Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Gerenciamento de servidor

CMS, temas e plugins

Sabe aquela velha regra de manter sempre o sistema operacional e o antivírus atualizados? Ela também vale para os CMSs e plugins. Frequentemente, os desenvolvedores desses tipos de sistemas lançam versões mais atualizadas dos aplicativos com o objetivo de corrigir falhas ou problemas críticos relacionados com a segurança dos mesmos.

É extremante importante que o usuário instale plugins e temas oriundos de fontes que sejam confiáveis e dê preferência aos temas encontrados nos repositórios dos próprios desenvolvedores do CMS. Todos os temas ou complementos que são disponibilizados nesses repositórios são submetidos a vários tipos de testes por parte da equipe técnica, o que acaba garantindo muito mais segurança aos sites que farão uso deles.

Backup

Mais uma dica bacana de como proteger seu site de invasões. Salvar todas as informações presentes em seu site é praticamente uma obrigação. Ao fazer o backup do site, todo o sistema fica com uma camada extra de proteção contra possíveis invasões. Além disso, o backup ajuda a evitar perda de dados importantes diante de erros de usuário ou falhas de hardware.

Salve todos os dados relevantes em locais externos ao site como em outras áreas do seu desktop ou em dispositivos móveis. Para garantir a proteção total das informações, o backup deve ser feito periodicamente e salvo sempre em locais diferentes. O recomendável é que o backup do seu site seja feito, pelo menos, 1 vez por semana. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Evite as vulnerabilidades

Os hackers precisam encontrar alguma forma de entrar no seu site. Eles fazem o que for preciso para isso, procurando pontos que sejam mais vulneráveis como porta de entrada. Os scripts e aplicações web são os alvos mais comuns e de fácil acesso. Por isso, não se esqueça de manter os widgets sempre atualizados caso você precise usar scripts de terceiros. Não se esqueça também de seguir todas as instruções de segurança que se encontram disponíveis nas plataformas do servidor de cada site.

Cuidado com as falhas internas de segurança

Mais um lembrete de como proteger seu site de invasões. Algum código fonte de seu site pode apresentar falhas na segurança. Por causa disso, os ataques ao sistema podem ocorrer a partir de algum ponto vulnerável, como um código fonte fechado de forma errada. Se for possível, contrate uma empresa especialista em proteção de sites ou blogs, principalmente se você não tiver o conhecimento necessário para prevenir as falhas de segurança internas. Apesar de não existir nada 100% seguro no mundo virtual, é possível ter o seu bastante seguro e eficiente. Aproveite e leia também nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

Ainda tem dúvidas sobre como proteger seu site de invasões? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: