Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como prevenir uma invasão no meu site?

27/01/2018 às 10:30 Hospedagem de Sites

Como prevenir uma invasão no meu site?

Com o crescimento do número de sites, é preciso garantir que nenhum hacker conseguirá invadir a sua aplicação. Hoje em dia, todo mundo tem um site, seja uma empresa ou pessoas que tenham um blog pessoal. A cada dia surgem novos métodos de invasão nos meios virtuais e os riscos aumentam ainda mais. Resumindo, quanto mais a internet cresce, maior a probabilidade de invasões em sites de qualquer gênero.

Os hackers, pessoas responsáveis pelas invasões são grandes conhecedores do mundo da computação e por isso conseguir invadir as aplicações de maneira muitas vezes fácil e rápida. É por isso, que devemos nos precaver contra qualquer tipo de ameaça virtual, para que o seu site continue online sem sofrer nenhum tipo de prejuízo.

Existe o hacker que invade sites por diversão ou em forma de protesto para destacar sua ideologia, assim como também existem aqueles que invadem as aplicações com o objetivo de cometerem crimes mais sérios como o roubo de informações pessoais, sempre tentando realizar ações que gerem dinheiro. Nesse último caso, o problema é bem maior para você, já que além de afetar gravemente o andamento da sua empresa, irá acabar afetando todos os seus clientes.

Confira algumas ações que deixam seu site mais seguro contra invasões:

Isole sua aplicação de servidores que já foram atacados

A primeira dica para diminuir os riscos de ataque é isolar a sua aplicação de outras que foram atacadas. Isso é mais fácil nos casos em que um servidor dedicado é usado, já que diferente de hospedagem compartilhada, neste caso a máquina é utilizada somente para dar estrutura ao seu site.

Em si, você deve dar fim a todas as conexões com outras máquinas, incluindo a de usuários que acessam o seu site. Um bom serviço de suporte irá atuar intensamente na prevenção de malware por sua rede, para impedir que ela venha a sofrer ataques virtuais.

Resguarde sua aplicação

Procure acessar o painel de controle do seu site quando estiver em casa ou no escritório numa máquina que esteja com antivírus atualizada ou pelo seu smartphone que também deve estar protegido.

Apesar da praticidade dos dispositivos móveis, de podermos acessar qualquer site de qualquer lugar, é preciso considerar o fator de estarmos em locais públicos, e o principal, geralmente utilizados redes de internet públicas, que são compartilhadas com outros usuários e que tem um alto risco de ação de criminosos virtuais no intuito de encontrar aplicações vulneráveis para invadir.

Busque sempre gerenciar seu site por redes de internet seguras, sempre passando um “pente fino” para saber se ninguém está roubando o seu sinal de Wi-Fi, por exemplo, todas essas falhas devem deixar de existir para que a segurança do seu site seja a maior possível contra ataques virtuais.

Faça o backup do seu site com frequência

Uma boa dica é sempre que possível, de preferência pelo menos semanalmente, fazer o backup de todas as informações do seu site. Realizar esse tipo de ação, aumenta a segurança da sua aplicação e também evita a perda de arquivos, por conta de algum problema no servidor.

É importante frisar que os dados devem ser salvos em locais externos, armazene-os em um HD Externo ou em outra área do seu computador, para garantir que os dados estejam seguros. Fazer o backup do seu site regularmente é importante para guardar os dados da aplicação em vários locais diferentes, garantindo inclusive que você possa restabelecer o seu site rapidamente, mesmo que ele seja invadido.

Confira também mais dicas para proteger site de invasão

Esteja com o sistema sempre atualizado

Os computadores da rede de sua empresa devem estar sempre com o antivírus atualizado. Deixar as máquinas desprotegidas pode ser um atrativo e tanto para hackers invadirem o seu site. Por mais que você trabalhe sozinho e use apenas um único computador para gerenciar o seu site é importante garantir a máxima proteção do seu sistema.

Lembre-se que os dados do seu site ficam armazenados nos computadores e por isso o cuidado deve ser redobrado para evitar problemas futuros por conta de descuidos desse tipo. Mantenha sempre os softwares de proteção das máquinas em funcionamento para maximizar a proteção.

Passe a “malha fina” e destrua as vulnerabilidades do seu sistema

É importante que o suporte técnico da hospedagem do seu site esteja sempre ligado para conseguir encontrar os possíveis pontos vulneráveis na aplicação para corrigir os erros antes que hackers percebam as fraquezas no seu sistema.

Scripts e outras aplicações de um site costumam ser alvos fáceis e comuns para criminosos virtuais invadirem sites na web. Por isso, mantenha seu sistema atualizado e siga todas as instruções de segurança disponibilizadas por seu servidor, para evitar criar novas vulnerabilidades.

Se policie para evitar falhas internas

Pessoas leigas quando o assunto é computação devem evitar mexer em códigos fontes de sites para evitar a criação de falhas internas de segurança, que podem chamar a atenção de hackers. Por isso, caso não tenha conhecimentos aprofundados no assunto, faça apenas o básico do gerenciamento de sites e busque se qualificar, antes de realizar ações que podem deixar seu site vulnerável, caso sejam mal executadas.

Nunca utilize senhas fracas

Essa é uma regra básica para evitar que seu site seja invadido por hackers. A maioria dos criminosos virtuais tem como uma das primeiras tentativas de ataque, o uso de programas para adivinhar senhas de acesso.

Resumindo, dependendo do conteúdo da sua senha, o trabalho do hacker para acessar o seu site será facilitado ou dificultado. Uma senha com apenas números e letras, geralmente é mais fácil de ser descobertas por hackers.

Senhas bem elaboradas são mais difíceis de serem descobertas é por isso devem ser utilizadas para prevenir ataques. Outra dica é trocar de senha regularmente, isso irá dificultar ainda mais invasões de hackers ao seu site.

É importante resguardar sua aplicação para não sofrer ataques de hackers e perder bastante informações sofrer prejuízos financeiros, prejudicando sua empresa e seus clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: