Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como preparar uma empresa para datas sazonais

26/04/2019 às 19:36 Ajuda

Como preparar uma empresa para datas sazonais

Muitas empresas podem aproveitar as datas sazonais para turbinar as vendas e criar mais engajamento com o público. Ao contrário do que muitos pensam, essas datas não são importantes apenas para o e-commerce.

Esses períodos são essenciais no calendário de qualquer empresa por que movimentam muito dinheiro em pouco tempo e é preciso saber como aproveitar isso. Ter ações de marketing sazonal no seu leque é muito importante, seja para estimular as vendas ou as conversões no seu negócio.

Com ações estratégicas precisas, a sua empresa pode ganhar o destaque e atingir um alcance de audiência muito maior do que em outros períodos do ano.

Essa é uma maneira não só aumentar a receita da sua empresa como aumentar o número de clientes em potencial para gerar oportunidades de negócio futuras.

Existem empresas que consideram as datas sazonais como períodos clichês. Porém, a verdade é que essas datas representam os períodos de maior faturamento do ano.

Pesquisas recentes apontam, por exemplo, que o período de Natal e Ano Novo, que duram cerca de 10 dias são responsáveis, em média, por 18% da receita anual de empresas.

E se pegarmos um período sazonal bem mais curto como a Black Friday, por exemplo, que dura quatro dias do ano. A receita média desse evento para o e-commerce gira em torno de 4,5% do faturamento do ano todo.

Deu para entender por que se preparar para os períodos sazonais é tão importante?

Confira nossas dicas para se preparar melhor para datas sazonais:

Escolha as datas que deseja participar!

Cada negócio é um negócio e por isso é preciso, antes de tudo, escolher quais são as datas sazonais mais importantes para a sua empresa.

Isso não significa que você não participará de outras datas, mas que as escolhidas serão prioridade no seu planejamento.

É lógico que existem datas sazonais como as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo), Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados que devem estar no calendário da maioria das empresas, independente de tamanho e segmento.

Mas dependendo do segmento, comemorar algumas outras datas menos conhecidas também é importantíssimo.

Uma loja de informática, por exemplo, deve não só se preparar para a Black Friday como também para a Cyber Monday, que acontece logo na sequência.

Uma loja de departamentos, por exemplo, deve se preparar para datas sazonais de causas como o Novembro Azul e o Outubro Rosa.

Já cervejarias podem fazer uma preparação especial para o verão com foco principal para a semana de Carnaval, onde as bebidas são bastante comercializadas em blocos e locais de desfile de escolas de samba, por exemplo.

Confira também: O que é preciso para montar uma loja virtual?

Faça o planejamento com a maior antecedência possível

O primeiro passo para o sucesso de uma estratégia de marketing sazonal é o planejamento. E este deve ser feito com antecedência.

Digamos que você tenha feito uma lista das datas sazonais prioridades da sua empresa em janeiro, então comece desde já a planejar as campanhas das datas do primeiro semestre, por exemplo.

E tente começar o planejamento das campanhas de datas do segundo semestre entre maio e junho. Parece que estamos exagerando, mas montar uma campanha com mais tempo, traz mais tranquilidade e menos pressão para a sua equipe.

Além disso, a estratégia possui mais tempo para ser aprimorada e seus detalhes estarão bem firmes na mente de seus colaboradores na hora de entrar em ação.

Realizar o planejamento com a maior antecedência possível faz toda a diferença.

É mais tempo para pesquisar o seu público, pensar em formatos atrativos, organizar todas ações em cada canal de comunicação da sua empresa, etc.

Foque em ações de marketing no meio digital

É lógico que caso sua empresa possua lojas ou escritórios físicos é muito importante realizar ações para atrair público. Porém, a parte vital da sua campanha em datas sazonais está no meio digital.

Com o crescimento do mobile nos últimos anos, as compras online dispararam. Atualmente, o smartphone é o canal principal de comunicação de muitos clientes. Por isso é preciso investir em ações para o meio digital, e principalmente, para o mobile marketing.

Faça uma seleção dos canais de divulgação da sua campanha, pensando em quais canais o seu cliente está.

Também será preciso equilibrar o orçamento e o tempo das ações orgânicas e pagas. Isso é essencial para programar as tarefas e controlar os gastos de uma campanha para datas sazonais.

Busque não só programar ações de divulgação, mas afinar toda a parte de atendimento e suporte da sua empresa.

Estipule a demanda de cada período para conseguir contratar uma estrutura mais robusta, caso seja necessário. Você pode, por exemplo, precisar de um servidor com maior limite de tráfego para dar conta de todas as vendas na Black Friday.

Conclusão

Preparar a sua empresa para datas sazonais é fundamental para qualquer negócio.

Por mais que o seu negócio não seja uma loja virtual, atrair a atenção de clientes para fechar um novo contrato num período sazonal pode ser importantíssimo para o crescimento do seu negócio.

Como falamos durante todo o texto, é preciso se preparar com antecedência, escolher as principais datas e montar uma estratégia que esteja dentro do orçamento da sua empresa e que consiga atrair a demanda esperada de clientes.

Realizar uma preparação para datas sazonais pode ser o que falta para sua empresa aumentar o faturamento em 2019.

Então, se prepare para as próximas datas sazonais desde agora, corra e aproveite!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: