Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como planejar um blog de sucesso?

07/10/2017 às 11:51 Ajuda

Como planejar um blog de sucesso?

Confira preciosas dicas sobre como planejar um blog de sucesso e alavancar as vendas online de sua empresa virtual. Para quem deseja ganhar dinheiro em qualquer área online, é necessário saber como planejar um blog de sucesso. O mercado é muito exigente e não há espaço para os famosos amadores de plantão. Na hora de criar o blog de sua loja virtual, a principal etapa é o planejamento. É claro que a parte operacional pode até ser bem mais prazerosa do que o planejamento em si, mas sem ele, a chances de seu blog fazer sucesso são mínimas. Se você quer saber como planejar um blog de sucesso, continue lendo esse artigo até o final e conheça algumas dicas que serão de grande valia.

Defina qual será o objetivo de seu blog

Você deve ter em mente que ganhar dinheiro com a internet não é coisa fácil e nunca será. Exige disciplina, esforço e muita dedicação. Definir com clareza o principal objetivo do seu blog é o primeiro passo para quem deseja planejar um blog de sucesso. Você deve se perguntar: qual é o objetivo de meu blog? Ganhar dinheiro com ele? Promover minha imagem profissional? Diversão e entretenimento para os outros? Se seu objetivo for ganhar dinheiro com seu blog, alguns detalhes merecem mais atenção do que outros, principalmente aqueles relacionados com as ferramentas que vão gerar dinheiro com ele.

Defina o público-alvo do seu blog

Mais uma importante dica sobre como planejar um blog de sucesso. Um dos principais pontos dessa etapa exige que você conheça a fundo o seu público-alvo. Vale dedicar uma atenção especial a ele nessa hora. Pesquise em ferramentas como o Google Display Planner e defina o perfil do público-alvo que você deseja atingir com o seu blog. Você pode definir a faixa etária, gênero, principais recursos de acesso à internet, interesses em comum e tudo mais que você puder definir. Se você entender seu público, as chances de seu blog ser um estouro aumentam muito.

Aproveite e leia mais sobre esse assunto em Como criar um blog

Faça uma análise da concorrência

Essa também é outra questão importante para se ter um blog de sucesso. Analise outros blogs da concorrência e veja o que funciona e o que deixa a desejar. Isso pode ter nortear no segmento em que você pretende atuar. Depois de uma minuciosa análise de outros blogs de sua área, algumas ferramentas como o Alexa podem te ajudar a verificar o tráfego orgânico dos mesmos, bem como o número de visitas. Com essa ferramenta você ainda pode checar o ranking de cada um deles no Google, o que pode te ajudar muito.

Descubra e analise os artigos que tiveram um maior destaque ao longo do tempo e a frequência de publicações desse blog. Isso vai servir para você ter uma ideia de qual deve ser seu ritmo de produção de conteúdo. Identifique quais programas de afiliados e ferramentas que esse blogs estão usando para gerar dinheiro.

Defina qual será o domínio de seu blog

Esse ponto também é crucial se você deseja ter um blog de sucesso. A escolha de qual será o domínio deve ser muito bem pensada. O domínio é o responsável pela exposição do seu blog nas páginas de ranqueamento do Google. Uma boa dica é tentar escolher um nome chamativo e que remeta imediatamente ao conteúdo abordado por seu blog, tentando inserir a principal palavra-chave no domínio. Isso ajuda e muito a melhorar o posicionamento do Google. Já que você está navegando em nesse blog, que tal baixar nosso e-book grátis?

Escolha um bom provedor de hospedagem

Depois que você escolheu o domínio, chegou a hora da escolha de um provedor de hospedagem para seu blog. Se você deseja saber como planejar um blog de sucesso, faça um planejamento bem pensado dessa etapa. O provedor de hospedagem é que vai garantir toda a estabilidade do seu blog, melhorando ou piorando sua posição no Google.
Faça uma avaliação de todas as opções que o mercado oferece e nunca se esqueça de pensar a médio e longo prazo, sempre contando o crescimento e maior número de acessos. Não se esqueça de que o termo “hospedagem ilimitada” não existe e cuidado com os golpistas da internet.

Defina o tipo de conteúdo que irá publicar

Se você realmente está pensando em como ter um blog de sucesso, essa é uma das etapas mais importantes. O conteúdo é a alma do seu blog, ou seja, a peça mais importante de toda a etapa do projeto. Postar um conteúdo que seja interessante para seu público nem sempre é tarefa fácil. Portanto, pesquise a fundo sobre o que vai escrever, cite referências externas e otimize palavras-chave pelas quais você gostaria de ser identificado no Google. Jamais, em nenhuma hipótese, utilize conteúdo de outros blogs mesmo que eles sejam ótimos!!! Nem pense nisso, certo? Use sua criatividade e faça o seu próprio texto.

Leia mais sobre esse assunto em Passo a passo para criar o seu Blog

Decida quais serão seus canais de monetização

Agora é a hora de pensar em quais serão seus canais de monetização, ou seja, as formas que você vai ganhar dinheiro com seu blog. Depois de analisar a concorrência, provavelmente você já deve ter listado as principais ferramentas usadas. Uma boa dica é criar uma conta no Google AdSense e outros programas de afiliados. No caso do AdSense, o próprio Google contextualiza os anúncios em função de todo o conteúdo da página.

Já o programa de afiliados exige um cuidado maior, pois é necessário incluir anúncios que estejam de acordo com todo o conteúdo do seu blog. Se você não seguir à risca essa linha, as chances de seus anúncios terem baixa conversão serão enormes. Viu como planejar um blog de sucesso não é tão complicado quanto parece? Você pode se inteirar mais sobre esse assunto clicando em Hospedagem com WordPress
Ainda tem dúvidas? Não tem problema. Em nosso blog você vai encontra mais dicas sobre como planejar um blog de sucesso. Queremos sempre oferecer o melhor para nosso cliente e não poupamos esforços para isso.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: