Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar campanhas no e-mail marketing?

23/09/2016 às 08:23 Email Marketing

Como otimizar campanhas no e-mail marketing?

E-mail marketing ainda é uma boa estratégia para um site ou loja virtual? Os resultados são eficientes? Claro! Funciona muito bem, desde que seja gerenciado da melhor forma, com boas estratégias que realmente fazem diferença. Mas, então, como otimizar campanhas no e-mail marketing?

Se a ferramenta não está alcançando o resultado esperado, com certeza tem algo errado. Logo, é necessário pensar em soluções para garantir o acesso e fidelização do cliente por meio desse recurso. Para te ajudar nesse objetivo, preparamos este post com muitas dicas e passo a passo para que seu negócio online tenha muito sucesso!

 

Pensar em uma campanha passo a passo

Logo que se começa a entender as vantagens do e-mail marketing é preciso pensar na sua estartégia com cuidado.

Uma situação comum que ocorre em muitas empresas é investir em diversas campanhas ao mesmo tempo – não que isso seja ruim –, mas não dar a devida atenção que cada uma merece. Não adianta nada atirar para todos os lados e não focar em nada. É tempo e investimento jogados fora. Por isso, uma tática fundamental é pensar passo a passo a cada novo projeto, desde a ideia até a concepção e o seu efeito, com muita análise e métricas que podem se tornar aprendizado e serem melhoradas no futuro. É preciso agir com cautela e buscando fortalecer os pontos fracos até chegar no resultado necessário.

Acabar com o spam e mensagens pouco atraentes

Ninguém gosta de receber spam. Sites e grupos que vivem lotando a caixa de e-mail com mensagens, por mais interessantes que pareçam, logo caem na famigerada lista de indesejáveis dos usuários. Quando isso acontece, não tem mais jeito: provavelmente, você perdeu um potencial cliente. Então, por que não acabar com essa péssima mania? É preciso ter bom senso na hora do envio, colocando-se no lugar das pessoas. Além disso, é interessante focar em recursos atraentes, que façam diferença e não são tão genéricos. Assim, com certeza seu e-mail chamará mais atenção!

como otimizar email marketing

Melhorar padrões de HTML e imagens

Limitações de HTML funcionam muito bem quando se trata de otimizar campanhas no e-mail marketing. Hoje em dia, grande parte usa 30kb, uma boa média que garante leveza e rapidez na entrega das mensagens. É uma ótima função, pois é péssimo abrir um e-mail e se deparar com lentidão para carregar um texto ou imagem básica. Falando em imagem, também é uma tática fundamental trabalhar em um template que não seja pesado, com fotos que não demorem um século para fazer download. Uma dica legal é oferecer um link que redirecione para uma página web, fato que pode fazer diferença. Lembre-se que o usuário não quer perder tempo, por isso tudo precisa ser feito com muita eficácia.

Focar no mobile com um design responsivo

Atualmente, o acesso à internet, redes sociais e sobretudo e-mail é feito via mobile. Muitas plataformas investem em aplicativos para smartphones a fim de oferecer um serviço otimizado, para que o usuário cheque a mensagem aonde estiver, de forma rápida e prática. Logo, não dá para deixar essa opção de lado. Foque em um design responsivo e que se encaixe bem em todas as telas, para que os internautas possam ler a mensagem de forma correta e sem problemas. Além de melhoria web, outra boa solução é o HTML light, para conexões lentas. Assim, você consegue atender praticamente todo o público.

layout responsivo

Atente-se ao conteúdo

Não adianta configurar e fazer tudo certo na parte ‘’técnica’’ se o conteúdo do e-mail é ruim. Coisas genéricas são as mais comuns na internet, logo, ir além do que é convencional torna-se uma boa maneira de se destacar e otimizar campanhas no e-mail marketing. Que tal oferecer o melhor conteúdo, com um texto impecável e um design bacana? Parecem táticas comuns, mas muitas empresas/sites costumam falhar justamente nesses pontos. Um bom time de profissionais de redação e conteúdo é primordial para um projeto perfeito e que, com certeza, conquistará muitos clientes!

Evite expressões comuns e irritantes

Provavelmente você já deve ter usado algumas daquelas expressões comuns em propagandas no e-mail marketing: ‘’Clique aqui’’, ‘’A partir’’, ‘’Oferta especial’’, entre outras. Sinceramente, você não acha que elas são irritantes e já não têm muito crédito? Pois é. Funciona assim com todos seus potenciais clientes. Pior que isso, esses termos são os mais fiscalizados por aplicações anti-spam. Quanto mais você usa, mais está propenso a cair nesses filtros e ainda ser reportado pelos usuários, que farão a pontuação de seu e-mail aumentar no teste anti-spam – o que não é indicado, claro.

Configurar corretamente recursos de DKIM e SPF

Tanto o Domain Keys Identified E-mail quanto o Sender Policy Framework são ferramentas que precisam estar configuradas corretamente. O primeiro trata-se de um método para validação de remetentes por uso de criptografia, verificando se a assinatura é realmente legítima. Já o outro é um padrão que permite a definição de quais servidores serão autorizados para o envio dos e-mails em seu domínio, tornando o processo mais seguro e eficiente.

Personalizar as mensagens com foco no destinatário

Pode parecer clichê falar isso, mas todo destinatário gosta de se sentir importante. Por isso, uma mensagem personalizada conta bastante e também é uma boa tática para otimizar campanhas no e-mail marketing. Além disso, a opção de assinatura do cliente a sua plataforma é primordial, tanto para aumentar sua base de dados quanto para gerar confiança por parte dele. Vale a pena investir nesses caminhos que, embora básicos, fazem diferença.

E-mail marketing é uma ferramenta essencial no marketing digital, mas que ainda não é levada a sério ou pouco gerenciada por muitas pessoas. Logo, buscar um diferencial ajudará a destacar sua página/produto/serviço na web, indo muito além do que é convencional e do que já existe por aí.

Quer conhecer mais? Entre em contato com a ISBrasil! Oferecemos ótimos planos nessa plataforma que se encaixam muito bem ao seu serviço de hospedagem e outros recursos. Vale a pena saber mais – para isso, entre em contato pelo site, chat online ou redes sociais. Boa sorte.

Até Mais!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: