Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar a gestão de marketing com o sistema lean

13/12/2017 às 23:10 Ajuda

Como otimizar a gestão de marketing com o sistema lean

As relações de trabalho estão em plena mudança desde que a internet começou a interferir de fato na vida das empresas. Na sociedade tradicional, os superiores sempre tiveram razão e tinham seus colaboradores como subalternos, pessoas que trabalhavam, mas não tinham voz.

Com o avanço tecnológico, essa mentalidade começou a mudar, mas ainda há muito a ser feito. Hoje, muitos grandes empresários não tratam mais seus empregados como funcionários, os chamando de colaboradores. Grandes corporações dão cada vez mais voz a estas pessoas.

Dentro de várias filosofias de trabalho, surgiu o sistema lean, que basicamente visa melhorar continuamente os processos de trabalho. O ideal é que todos podemos apresentar soluções para melhorar nossas vidas, sejamos funcionários, clientes ou amigos.

Essa metodologia pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes de trabalho. A intenção é evoluir como seres humanos, para que nosso dia de trabalho seja mais produtivo e esclarecido.

A equação do sistema lean é esta:

Ouvir + analisar + agir = melhorar

Remover as possíveis barreiras de comunicação no contato de trabalho é uma das principais ações para fazer o processo fluir. Esse sistema tem sido bastante usada para melhorar o atendimento aos clientes, assim como também no tratamento de funcionários menores e nos processos administrativos de uma empresa.

Ao cuidarmos de nossos colaboradores, de fato, conseguimos entender suas necessidades e descobrir formas que os façam produzir melhor, o mesmo serve para nossos clientes. Esse sistema ajuda bastante e geralmente resulta em balanços positivos administrativos e financeiros de sua empresa, levando a um melhor atendimento ao cliente final.

Uma das principais ferramentas de gestão é o PDCA (Plan, do, check, act), ou seja, planeje novas ideias, implante em sua empresa, cheque seus resultados e ajuste o for necessário para conseguir resultados cada vez mais positivos.

É preciso implantar essa metodologia culturalmente e não de forma individual. O pensamento de melhoria contínua tende a ser incorporado pelos envolvidos, o que faz sua empresa começar a melhorar seus resultados.

Agora como o sistema lean pode ser aplicado ao marketing digital? Confira abaixo:

Conceito lean na gestão de marketing

A transformação lean começa buscando resolver os problemas e na criação de boas oportunidades para melhorar a produtividade de sua equipe de marketing. O conceito visa encontrar maneiras de otimizar os recursos disponíveis, sejam eles humanos, financeiros ou temporais.

Na tradução literal, lean significa “enxuto”, ou seja, trata-se de um método que utiliza apenas os recursos necessários para a realização de um trabalho, buscando ao máximo evitar desperdícios. O sistema lean consiste em uma série de prática para enxugar e desenvolver processos de trabalho.

Entre as principais ações de marketing com o sistema lean estão:

Investimento em pesquisas para conhecimento mais aprofundado sobre seus consumidores

Qualquer empresário sabe que a maioria dos consumidores conhecem mais os produtos e serviços vendidos do que os donos de empresas, ou seja, estes são fortes aliados para que seu negócio consiga ter um melhor desempenho.

Uma das melhores formas de melhorar o seu atendimento, e claro, seus produtos ou serviços é ouvir seus clientes. Não basta apenas qualificar seus funcionários tecnicamente. Para ter sucesso no mercado digital é preciso monitorar os padrões de comportamento dos consumidores, estando sempre atento a suas preferências, principais hábitos no dia a dia e em especial o que influencia sua decisão de compra.

Atualmente, é possível monitorar seus clientes por redes sociais e blogs, conseguindo ter o feedback espontâneo dos consumidores. Para mapear e estabelecer uma comunicação mais efetiva e gerar mais vendas é essencial que as informações obtidas com clientes sejam usadas na hora da definição de sua estratégia de marketing.

Investir em big data é essencial para formar profissionais capacitados em qualquer setor do mercado. Quanto mais a empresa entender seus clientes e seu público, melhor ela conseguirá vender produtos ou serviços, o que gera mais vendas e deixa os consumidores mais satisfeitos.

Confira também o que é blacklist e como evitar.

Marque sua empresa digital

Cada vez mais as grandes empresas estão dividindo seus investimentos de comunicação entre canais tradicionais e canais digitais, tendo o digital como o principal por trazer hoje um acesso a uma maior massa de consumidores.

Se posicionar digitalmente é essencial para colocar em prática uma estratégia de marketing digital. Essa é a chance de optar por uma comunicação mais personalizada e que alcance um maior número de pessoas que realmente podem se interessar por seus produtos.

Atuar no marketing digital faz parte do processo lean, por evitar ao máximo os desperdícios, reduzindo custos e recursos humanos, físicos e de tempo. A conhecida publicidade boca a boca, que coloca seus clientes como pontos-chave para divulgação de seus produtos, pode ser feita com mais rapidez e eficiência pelas redes sociais.

Tenha ideias inovadoras

Permita que sua equipe seja a mais criativa possível, estimule hábitos inovadores. No mercado atual, cada vez mais concorrido em qualquer setor é muito importante inovar para chamar a atenção dos consumidores.

Tudo o que é novo, o que é tendência vende mais. É imprescindível despertar o interesse de seus clientes, ou seja, é preciso atender a necessidades específicas de um jeito inovador para conseguir mais vendas.

Esqueça o conceito de rico e pobre

Pense de forma global, ou seja, não limite as fronteiras do seu negócio. Pelo mundo afora, existem muitos potenciais clientes e isso não pode ser desconsiderado. Busque ampliar os horizontes de sua empresa e conquistar cada vez mais clientes, buscando fidelizá-los. Use a internet para expandir a sua empresa pelo mundo.

Procure ser mais flexível e acompanhar as tendências do mercado. Isso fará com que você consiga vislumbrar novas oportunidades e saia na frente de seus concorrentes. É preciso utilizar o sistema lean no seu todo para atingir melhores resultados, deixando de lado questões menos importantes para se preocupar com as possíveis oportunidades que podem ser geradas.

Gostou? Conheça os planos da ISBrasil para E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: