Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar a gestão de fornecedores na sua agência

16/03/2020 às 08:06 Hospedagem de Sites

Como otimizar a gestão de fornecedores na sua agência

Ter uma agência de marketing digital envolve também pensar em muitas questões que vão além do trabalho operacional que muitos imaginam.

A relação da agência com fornecedores, por exemplo, costuma ser algo negligenciado por muitos, ao mesmo tempo que deixa de ser um ganho possível.

Para esclarecer esse assunto, resolvemos falar hoje sobre como otimizar a gestão de fornecedores na sua agência. Mas antes, você sabe exatamente o que isso significa? Confira agora!

O que é a gestão de fornecedores?

Para entender o que é gestão de fornecedores, antes de mais nada precisamos definir o que os fornecedores são.

Fornecedores são entidades legais independentes que existem fora dos limites da própria agência. Em outras palavras, são organizações que vendem bens ou serviços que outra organização usa para oferecer suporte a seus próprios bens e serviços.

Com esse simples conceito bem estabelecido podemos falar do assunto que nos interessa aqui.

A gestão de fornecedores é o processo que garante que o valor seja recebido pelo dinheiro que uma organização gasta com seus fornecedores. Algumas das principais atividades que essa gestão faz é:

  • Estabelecer estratégias da agência para com os fornecedores
  • Negociar e acordar contratos legais entre a agência e seus fornecedores
  • Gerenciar o relacionamento com fornecedores, bem como seu desempenho

Vale ressaltar que agências que possuem a gestão de fornecedores de acordo com processos e limites definidos têm maior probabilidade de gerar resultados positivos através deles.

Fornecedores não apenas oferecem os bens e serviços que as organizações precisam para serem produtivos e lucrativos, mas também apresentam inúmeras fontes de risco, já que se determinado serviço não funcionar com um cliente, isso pode significar prejuízo para a empresa.

E é por isso que é necessário saber como otimizar a gestão de fornecedores na sua agência.

Você já conhece o nosso serviço de Revenda de Hospedagem? O Serviço de Revenda tem plano inicial de R$29,90 mensais. Confira agora todos os benefícios e vantagens!

Formas de otimizar a gestão de fornecedores na sua agência

Agora que você já entendeu o que é o assunto do texto em questão, é hora de falarmos das melhores formas de otimizar a gestão de fornecedores na sua agência.

Vamos falar de cada uma dessas formas de maneira separada para que você entenda melhor o que elas são e como podem te ajudar. Essas formas são:

  • Compartilhe informações com os fornecedores
  • Estabeleça uma boa comunicação
  • Crie parcerias a longo prazo
  • Estabeleça bem os objetivos
  • Utilize a tecnologia a seu favor

Compartilhe informações com os fornecedores

A chave para ter sucesso na gestão de fornecedores é saber compartilhar informações com seus fornecedores.

Isso não significa que você tenha que abrir seus livros contábeis ou dê seus dados de acesso a sistemas para eles. Trata-se de algo muito mais sutil.

O grande segredo é simplesmente fornecer as informações necessárias em um determinado momento certo para permitir que um fornecedor atenda melhor às suas necessidades.

Isso pode incluir informações limitadas de previsão, lançamentos de novos produtos, mudanças no projeto e alterações de expansão ou realocação, por exemplo.

Você também pode se interessar: Revenda de Hospedagem Linux

Estabeleça uma boa comunicação

A maneira mais fácil de gerar problemas em qualquer relacionamento entre empresa é a falta de comunicação.

Por isso, aproveite o tempo para se comunicar com seus fornecedores e peça o mesmo em troca. Isso é especialmente importante em relação a cronogramas.

Se os prazos de um determinado projeto mudarem, seu fornecedor deve ser uma das primeiras pessoas a saber disso.

E não é necessário criar grandes estratégias para que dê certo. Um simples e-mail pode evitar que um grande problema ocorra.

Ao mesmo tempo, seu fornecedor deve ser capaz de solucionar problemas relacionados à qualidade e entrega do material. Portanto, use essas características para sua vantagem quando estiver enfrentando dificuldades.

Além disso, lembre-se de não usar a comunicação como uma ferramenta para testar seus fornecedores. Se você precisar que eles cumpram uma data específica, deixe eles claramente informados.

Não peça a eles que adivinhem ou leiam sua mente. Você pode ser surpreendido negativamente.

Crie parcerias a longo prazo

Essa é uma ótima dica para otimizar a gestão de fornecedores na sua agência. É importante priorizar parcerias a longo praz, em vez de outras que possam gerar mais resultados, mas apenas de imediato.

Mudar constantemente de fornecedor para economizar um centavo aqui ou ali custará mais dinheiro a longo prazo e afetará a qualidade do seu próprio serviço.

Outros benefícios de um relacionamento de longo prazo com seu fornecedor incluem confiança, tratamento preferencial e acesso a informações privilegiadas. Portanto, leve isso sempre em consideração.

Estabeleça bem os objetivos

O objetivo principal do gerenciamento eficaz de fornecedores é fazer com que ele ajude a reduzir os custos de aquisição de negócios na sua agência, certo?

E o segundo objetivo mais importante deve ser garantir que haja um fluxo consistente de bens e serviços para o consumidor final.

Ter isso em mente e muito bem estabelecido não apenas com o fornecedor, mas também internamente é de extrema importância. Esse deve ser um dos primeiros passos a serem tomados em sua otimização desse setor, portanto, preste atenção.

Leia também: Revenda de hospedagem com Cpanel

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia mudou a maneira como empresas de diversas áreas funcionam, mas mudou sobretudo a vida de quem trabalha com comunicação e marketing.

Fazer um bom uso da tecnologia na gestão de fornecedores pode ser uma das atitudes mais importantes que você vai tomar nesse sentido.

Além de recursos de automação, muitas soluções de gestão de fornecedores também permitem que agências integrem fornecedores, gerenciem seus dados, se comuniquem com eles, entre diversas outras funções. E você deveria usar isso a seu favor.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como otimizar a gestão de fornecedores na sua agência?

Agora tudo o que você precisa fazer é coloca-las em prática e adaptá-las a sua realidade, sempre levando em conta a importância que os fornecedores possuem para sua empresa e entendendo como essa parceria funciona para os dois lados.

Quando você dá a devida atenção a questões que antes considerava menos importantes é que você começa a perceber o crescimento. E no fim das contas, isso é o que todos querem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: