Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar a experiência do cliente para aumentar a fidelização

09/05/2019 às 09:05 Ajuda

Como otimizar a experiência do cliente para aumentar a fidelização

A fidelização de clientes é extremamente importante para qualquer empresa. Ter mais clientes fiéis é essencial para gerar uma estabilidade no mercado e ter uma participação cada vez maior.

Existe uma máxima no marketing digital que diz: É mais barato fidelizar um cliente do que conseguir um novo. Leve isso a sério!

Em 2019, o Google colocou a otimização da experiência do cliente como uma das suas principais prioridades. E esta é uma das melhores maneiras de estimular a fidelização de clientes.

Pense bem: uma experiência agradável gera mais satisfação para o usuário no contato com a sua empresa.

Isso potencializa as chances de ele voltar ao seu site frequentemente, influencia na decisão de compra e pode mantê-lo sempre ligado no seu conteúdo, o que pode ajudar nas vendas futuras.

Mas como otimizar a experiência do usuário em meu site? Bom, vamos lhe dar algumas dicas abaixo que estão diretamente ligadas a fidelização de clientes, confira:

Sistema de compras fácil

Para aumentar as vendas é necessário tornar a compra cada vez mais fácil. Por isso, a nossa primeira dica de otimização de experiência é a adoção de um sistema de compras fácil.

Muitos clientes podem desistir de comprar um produto ou deixarem de comprar com a sua empresa porque o sistema de compras é lento e não funciona muito bem.

O ideal é que você busque por sistemas robustos que aguentem a sua demanda, mas que sejam simples. O usuário não deve dar mais do que 3 ou 5 cliques para fechar uma compra.

Essa é uma boa dica para quem está querendo conquistar novos clientes, mas também é importantíssimo para quem quer retê-los.

Uma boa experiência de compra, aliada a um bom atendimento e a produtos de qualidade é a combinação perfeita para a fidelização.

E não pense que estamos falando no sistema de compras somente para quem acessa a sua loja virtual. Um sistema de compras efetivo melhora as vendas durante uma campanha específica.

Imagine que você está enviando alguns cupons de descontos a um grupo de clientes, eles devem clicar no link e esse desconto já deve entrar direto no sistema.

Caso isso, não aconteça e o cupom não funcione, eles desistirão da compra e provavelmente não voltarão a fazer negócios com a sua empresa.

Confira também: 5 passos para montar sua Loja Virtual.

Cuide da imagem da sua marca

Uma marca forte é aquela que desperta a confiança dos clientes. E a confiança não vem apenas de segurança na compra, mas também na qualidade dos produtos, num atendimento personalizado, etc.

Adotar um tom amigável ao cliente é essencial para fechar vendas.  A linguagem correta aliada a uma boa identidade visual pode render peças promocionais e contatos garantidores de vendas.

A melhor forma de ganhar a confiança do cliente é mostrar que se importa com eles. Então, não entre em contato com ele apenas para propor uma compra.

É lógico que você não deve perder oportunidades de vendas, e para cada cliente há momentos oportunos, o que queremos dizer é que o seu intuito não deve ser apenas: “olha meu novo produto, quer comprar?”.

As marcas fortes têm um posicionamento assertivo, acertam no tom de linguagem e tratam o cliente como seus amigos pessoais.

Esse tipo de atendimento é essencial para uma imagem positiva da sua marca no mercado digital.

Baixe já o ebook Como alavancar o meu negócio.

Personalize o seu atendimento

A personalização é a palavra-chave para fidelizar um cliente. O consumidor quer se sentir especial e para isso é preciso tratá-lo como tal.

Chame-o pelo nome, avalie o seu histórico de compra e de contatos com a sua empresa, assim antes de propor qualquer oferta ou realizar um contato, você pode planejar uma ação mais incisiva.

Aproveite as datas sazonais para oferecer descontos exclusivos, ofereça alguns brindes de vez em quando, comemore datas importantes com ele, como o seu aniversário, por exemplo.

Quanto mais pessoal for o seu atendimento, maiores serão as chances de aumentar o lifetime value e o ticket médio de compra do cliente.

Tenha um excelente suporte técnico

Essa é uma dica essencial para quem vende serviços por assinatura. Porém, ela também é útil para quem vende produtos ou presta serviços, por que podem surgir necessidades de trocas de produtos ou manutenção.

Um dos fatores que aumentam a satisfação do cliente é geram uma experiência agradável são os problemas com produtos e serviços.

E sim, você entendeu bem! Para o consumidor, encontrar uma marca que resolve rápidos os problemas, vale muito!

É essencial que você tenha um suporte 24/7 e ofereça opções fáceis para manutenção e troca. Realizar a troca de um produto ou um reparo no equipamento de forma rápida mostram o quanto eficiente é a sua empresa.

E claro, que o problema não pode ser recorrente, mas não há empresa perfeita, você sempre deve estar preparado para atender demandas de suporte técnico.

Nesse momento é preciso estar ainda mais alerta, porque seu cliente está num momento de insatisfação e atendê-lo de maneira precária pode gerar uma crise.

Lembre que em tempos de redes sociais todo mundo tem voz. O que pode começar com a reclamação de um cliente via comentário no Facebook pode ser estender por outras redes sociais. Isso é péssimo para o reconhecimento e afeta a credibilidade da sua marca.

Por isso, estar sempre atento a qualquer chamado de suporte é essencial para evitar que problemas pequenos, que podem ser facilmente resolvidos, sejam o pivô de crises que podem destruir a imagem do seu negócio na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: