Como otimizar a distribuição de leads entre seus vendedores

15/01/2019 às 08:32 Marketing

Como otimizar a distribuição de leads entre seus vendedores

Fazer uma gestão de vendas eficiente em sua empresa é essencial para que seu negócio gere mais leads e sua empresa se torne cada vez mais rentável.

E para isso é preciso realizar uma distribuição de leads bastante precisa.

Distribuis os leads para os vendedores certos é essencial para potencializar as chances de vendas de produtos e serviços.

E para organizar esse processo, é preciso focar em alguns detalhes e ter metas bem claras para tornar o seu negócio mais lucrativo trazendo mais assertividade a distribuição de leads.

É necessário que você compreenda como fazer a distribuição de leads corretamente e possa colocar na mão de seus vendedores, potenciais clientes que possam entender e ser convencidos por um leque de argumentos precisos e coerentes.

A gestão de vendas eficiente é imprescindível que os leads sejam bem distribuídos para que os vendedores possam quebrar os mais variados questionamentos, conseguindo dobrar com argumentos os clientes e rechaçar leads fracos.

Por que distribuir bem os leads entre meus vendedores é tão importante?

Realizar uma distribuição de leads mais assertiva é necessário para que sua empresa possa potencializar as chances de venda, alcançando metas e buscando objetivos maiores no mercado.

Assim como existem clientes diferentes, também existem vendedores diferentes.

Por mais que esses profissionais tenham passado pelo mesmo treinamento, eles acabam desenvolvendo parâmetros e argumentos próprios para fechar vendas.

Fazer a distribuição correta tende a aumentar a produtividade dos seus vendedores, tornando mais fácil para que eles alcancem as metas de vendas, também pode agilizar o processo de venda, fazendo com que o lead cumpra todos os estágios do funil e seja convencido rapidamente a comprar seus produtos e serviços.

No mais, essa simples ação pode organizar melhor os leads, estruturando todo o processo de venda e gerando mais qualificados.

Por fim, essa estruturação do processo, as vendas tendem a aumentar e os custos tendem a diminuir, ou seja, você vende mais em menos tempo e investe menos para isso.

A distribuição de leads faz parte da nutrição de leads, tendo uma noção do tipo de comunicação necessária para o convencimento de cada tipo de cliente, podendo direcionar certo lead para um vendedor que possui certas características de relacionamento com o cliente.

Quanto melhor você nutrir seus leads, mais qualificados eles serão e mais eficiente será a gestão de vendas da sua empresa.

E a distribuição assertiva de leads pode potencializar todo esse processo e culminar em mais vendas.

Quais são os principais problemas gerados por uma distribuição de leads pouco eficiente?

Uma distribuição de leads malfeita pode prejudicar todo o seu processo de vendas. Com isso, sua empresa pode, por exemplo, perder vendas praticamente garantidas, esfriando leads que já estavam praticamente prontos e convencidos a consumirem seus produtos e serviços.

Muitas empresas acabam adotando formatos pré-definidos e repassam simplesmente leads para o primeiro vendedor disponível, como um serviço Call Center e isso hoje em dia não tem mais tanta eficiência, aliás nunca teve.

Principalmente se você vende algo complexo, será preciso fazer uma distribuição de leads mais assertiva, para que os clientes tiram todas as dúvidas, ganhem confiança em sua empresa e comprem seus produtos ou serviços.

Baixe o ebook Dicas de Como prospectar clientes.

Nós da ISBrasil, por exemplo, vendemos serviços de hospedagem, servidores na nuvem, entre outros serviços do gênero, por isso nossa estrutura de vendas é feita com base numa boa distribuição de leads.

Dessa forma, conseguimos evitar conflitos entre vendedores e desentendimento com clientes, o que pode gerar a desistência de vendas praticamente certas e prejudicar todo o processo, criando um racha em sua equipe de vendas.  

Confira agora nossas dicas para distribuir melhor os leads entre os seus vendedores:

Integre suas equipes de marketing e vendas

Esse processo de integração é conhecido como vendarketing e ele se mostra cada vez mais necessário nas empresas de todos os segmentos e portes.

Dentro desse processo, é firmado um acordo chamado de SLA, onde ambos os times fazem um acordo que determina todos os processos de marketing e vendas com o intuito de eliminar conflitos entre os setores.

Esse acordo tende a deixar claro quais são as funções de cada profissional, qual é o papel de cada equipe, determinar metas e objetivos palpáveis, tudo isso para evitar conflitos e tornar o processo de vendas mais eficiente e assertivo.

Essa integração entre marketing e vendas pode ajudar numa melhor distribuição de leads, gerando leads mais qualificados para que os vendedores tenham mais facilidade para fechar vendas.

Confira também: 5 passos para montar sua loja virtual.

Estruture todo o processo de distribuição de leads

Com o SLA em processo de discussão, um dos pontos que é preciso definir é a distribuição de leads.

É necessário que você estruture essa parte, organizando claramente quais são os pontos que devem ser observados na hora de distribuir leads para sua equipe de vendedores.

Para isso, é preciso definir quais são os critérios para a distribuição de leads em sua empresa.

E isso pode ser feito, de acordo, com informações pessoais e demográficas, o ticket médio e o nível do vendedor.

Tenha um sistema de Lead Scoring mais assertivo

O Lead Scoring é um método de pontuação de leads que consiste em determinar critérios positivos e negativos para que os leads pontuem e possam se mostrar mais ou menos qualificados.

Esse sistema tende a gerar leads mais qualificados, já que você atribui certas características positivas a eles que podem dar aos vendedores certas informações importantes para que consigam convencer os potenciais clientes a comprarem seus produtos e serviços.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: