Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o podcast pode auxiliar o marketing da sua empresa?

13/01/2018 às 09:15 Ajuda

Como o podcast pode auxiliar o marketing da sua empresa?

Imagine se alguém fizesse a proposta para sua empresa de uma mídia que as pessoas pudessem acessar o tempo todo. Independentemente do lugar elas teriam acesso ao marketing digital de sua empresa. Seja dentro do ônibus, malhando na academia, dirigindo, andando de bicicleta e até cozinhando. Seria excelente para os seus negócios, certo? Esse é o poder do podcast, que é uma mídia extremamente democrática. Leia todo esse artigo e saiba como o podcast pode auxiliar o marketing de sua empresa. 

O que é podcast?

Trata-se de uma forma de se propagar conteúdo em formato de áudio, na maioria das vezes no conhecido formato MP3. Esse tipo de formato pode ser ouvido por meio de download ou player online. O podcast permite que você atinja um público muito específico, que não gosta de consumir textos ou vídeos por diversos motivos. Você pode pulverizar suas estratégias de vendas de todas as formas e por todos os cantos. Veja agora como o podcast pode dar uma força para impulsionar suas vendas online.

Diversificação

Lembre-se de que a diversificação em si é extremamente importante para que suas estratégias de marketing tenham sucesso. Se sua empresa publica em apenas uma plataforma todo o seu conteúdo, seu foco fica muito restrito, perdendo vendas para outros públicos. Nem todas as pessoas tem paciência ou tempo para ler grandes textos ou assistir vídeos e preferem usar o serviço de áudio. É nesse hora que entra o podcast, que além de ser muito mais prático, passa a mensagem de uma forma clara em pouco tempo.

Você sabia que produzir podcasts não é tão difícil quanto parece? Você pode escolher um determinado assunto e gravar um vídeo. A partir desse vídeo que foi gravado, você pode desenvolver artigos para o blog de sua empresa, infográficos e até um áudio para podcast. Dessa forma, uma única ideia atinge diversos tipos de público. O podcast cria um certa resiliência para o marketing de sua negócio e faz com que suas estratégias se tornem praticamente indestrutíveis, pois elas atuam em várias frentes. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog

Cria mais audiência para seu negócio

Algumas marcas de peso no mercado estão investindo em podcast, pois esse tipo de conteúdo cria uma grande audiência interativa e fiel, semelhante as do rádio. Quanto mais pessoas saberem da existência de seu negócio, maiores serão as chances de suas vendas aumentarem, certo? Vale sempre o velho ditado que diz que aquilo que não é visto não é lembrado. As pessoas precisam, primeiramente, saber que seu negócio existe antes de qualquer coisa. O podcast é um excelente aliado para sua loja virtual ou física.

Agrega valor à sua marca

O podcast agrega valor à sua marca de uma forma muito rápida, pois o áudio, se for convincente, pode transmitir a sensação de que seus produtos são os melhores do mercado. O podcast prende a atenção do público apenas pela audição, o que abre espaço para que a pessoa imagine e crie um ideia dos benefícios do seu produto. O ouvinte ainda pode pesquisar ou analisar seu conteúdo em tempo real. Além disso, toda a praticidade do podcast permite o auxílio do engajamento dessa mídia. Lembre-se de que quanto mais valor agregado a sua marca tiver, melhor para seu bolso. Aproveite e aprimore mais seus conhecimentos em Passo a passo para criar o seu Blog

Estimula autoridade

Pode até parecer estranho mas, assim como os vídeos, o podcast estimula uma visão de autoridade de sua empresa em relação a determinados assuntos. A empresa se compromete a divulgar diversos conteúdos com o objetivo de sanar eventuais problemas para sua audiência, fazendo ela perceber e retribuir isso. Se você posta um podcast explicando a funcionalidade de um determinado produto que está venda, sua empresa se torna a autoridade nesse assunto e as pessoas sempre recorrerão a você quando precisarem. Conheça sobre nosso serviço de hospedagem de sites em Hospedagem de Site

Acessibilidade a qualquer hora

Essa é mais um forma de como podcast pode auxiliar o marketing de sua empresa. Para quem está consumindo o podcast, a acessibilidade a qualquer momento é um enorme diferencial, principalmente quando se trata de mídia online. A possibilidade de escolher o que quer escutar é de grande valia quando o assunto é estratégia de marketing. Os ouvintes podem realizar diversas tarefas enquanto ouve seu podcast, o que faz essa mídia ser bastante usada pelas empresas. Vale ressaltar que o podcast permite que se atinja um público muito maior, o que aumenta as chances de negócio.

Várias empresas já utilizam esse formato de mídia digital para não apenas conquistar seguidores para sua empresa e gerar positividade à imagem. O maior objetivo é potencializar a relação com seus clientes que já fazem parte do seu portfólio. No marketing digital, fidelizar os clientes que sempre compram de sua loja é mais importante do que sempre buscar novos. 

Fácil de se atualizar

Como qualquer outro tipo de mídia, os podcasts precisam ser atualizados de forma constante, pois o público espera isso. O ideal é que se apresente novos assuntos a cada episódio para que se mantenha os seguidores e que sua marca seja consolidada. A dica da vez é que você pode criar uma série sobre determinado assunto, fazendo um planejamento detalhado de cada produção e expondo as datas previstas que os programas serão disponibilizados ao público. Esse é um grande diferencial que vai criar um verdadeiro reboliço nas redes sociais e uma enorme expectativa perante os ouvintes. O melhor de tudo é que os podcasts são fáceis de se atualizar. Vale sempre lembrar que os resultados não são imediatos e vem aos poucos, aumentando a credibilidade à imagem de sua empresa.

Ainda tem dúvidas sobre como o podcast pode auxiliar o marketing de sua empresa? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: