Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o freelancer deve lidar com a baixa de jobs em épocas de copa do mundo?

21/11/2022 às 08:14 Ajuda

Como o freelancer deve lidar com a baixa de jobs em épocas de copa do mundo?

Todo profissional freelancer de marketing digital deve se precaver contra meses e períodos de baixa d ejobs. Um destes períodos é a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos.

Quem é freela sabe como é viver numa “montanha russa” de jobs. Enquanto em alguns meses ficamos lotados de trabalho, em outros surgem poucos ou nenhum.

E essa instabilidade é péssima para a vida do freelancer, principalmente se ele não se programa. E se você está querendo entrar de cabeça na carreira freelancer, terá que se adaptar a essa instabilidade e tomar algumas medidas para não ser prejudicado por ela.

Um dos períodos de baixa acontece a cada quatro anos, estamos falando da Copa do Mundo. Torcer pelo Brasil se torna obrigação e muitas pessoas querem aproveitar as férias e os feriados em dias de jogos para acompanhar os jogos da seleção. Bares e restaurantes ficam lotados, mas poucos jobs surgem.

Ao todo, a Copa do Mundo dura cerca de um mês, e como o Brasil é o país do futebol, sempre há uma grande expectativa.

Esse é um mês de baixa produtividade até em trabalhos formais, já que principalmente em dias de jogos do Brasil, as empresas liberam os seus funcionários.

Tudo é festa, e claro, é um período único, vivido apenas de quatro em quatro anos, mas como ficam os profissionais freelancers? Já pensou ficar um mês inteiro sem nenhum job? Como ficam suas contas? É preciso se preparar para isso!

Confira as nossas dicas abaixo para não sentir o peso da falta de jobs na Copa do Mundo:

Aproveite os meses com alta de jobs

Uma das melhores maneiras de se prevenir contra meses de baixa de jobs é aproveitar os meses com muito trabalho.

Geralmente, nestes períodos, freelancers costumam até a recusar ou repassar trabalho para amigos. Então, aqui vai a primeira dica: aproveite esses períodos para fazer mais dinheiro.

Não estamos falando que você tenha que trabalhar 24 horas por dia. Porém, se você trabalhar durante duas horas a mais em cada dia da semana, você conseguirá executar mais trabalho e aumentar seus ganhos.

Pode parecer pouco, mas com isso você terá trabalhado por mais 40 horas por mês, tempo suficiente para conseguir pegar mais jobs, sem se preocupar com o prazo.

Dessa maneira, você consegue ganhar mais dinheiro em alguns meses, e aproveitar para fazer uma reserva, como explicaremos melhor no próximo tópico.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.  

Faça uma reserva especial para o mês da Copa do Mundo

Esse aumento na sua produção que falamos no tópico acima vai lhe render mais dinheiro. Só que esse dinheiro você não deve gastar, mas sim guardar para ocasiões como a baixa de jobs da Copa do Mundo.

Assim, você pode trabalhar alguns meses antes para juntar o montante necessário para manter o seu padrão de vida no mês da Copa ou pelo menos para pagar as contas e evitar fazer dívidas durante o período.

Aliás, a reserva de emergência deve estar no planejamento financeiro do freelancer em todos os meses, e principalmente, em meses com muitos jobs, você tem a oportunidade de juntar mais dinheiro para aliviar suas finanças em períodos de baixa.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Procure por mais trampos fixos recorrentes

Dependendo do seu segmento de mercado, uma excelente maneira de diminuir a estabilidade da carreira freelancer é contar com jobs fixos recorrentes.

Esses trabalhos são aqueles temos em todos os meses, essa é uma maneira de ter uma renda certa, o que ajuda muito para períodos onde não conseguimos nenhum job pontual.

E é possível conseguir jobs fixos recorrentes em todos os segmentos freelancers. Dessa maneira, você terá mais estabilidade em suas finanças, tendo como manter suas contas em dias em todos os meses.

Então, se você já sabe que em certos períodos do ano, como a Copa do Mundo, há uma baixa de jobs, é muito importante procurar por trabalhos que sejam fixos e recorrente.

Assim, por mais que não seja uma renda tão alta, você terá um dinheiro certo e se manterá ativo, quando não tiver muitos jobs.

Cobre pelo menos 50% do valor do job antecipadamente

Em períodos de baixa de jobs, é importantíssimo garantir que você irá receber parte do valor do trabalho antes do período de Copa do Mundo.

Como estes clientes não tem tanta pressa na entrega, eles podem querer pagar apenas após a entrega, então não deixe isso acontecer.

Lembre-se que você tem contas a pagar, então cobre 50% do valor para começar um trabalho. Essa é uma forma de garantir uma renda para suportar períodos de baixa de jobs.

Tenha seus próprios projetos

Um freelancer não deve apenas contar com seus clientes, em diversos segmentos é possível criar um negócio para lidar diretamente com o público e ganhar dinheiro com isso.

Então busque iniciar um projeto próprio, isso pode lhe manter ativo durante períodos de baixa e lhe gerar uma renda recorrente todo mês.

Assim, você pode ainda usar a Copa do Mundo para ganhar dinheiro durante o projeto. Uma boa ideia é criar conteúdo ou materiais personalizados para vender durante o evento.

Dessa maneira, você aproveita a baixa de jobs para ganhar dinheiro com um serviço próprio.

E dependendo da sua área de atuação, você pode apostar em diversos tipos de produtos: como revistas, guias completos, camisas, bandeiras, entre outros. Essa é uma maneira de usar um período de baixa a seu favor.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: