Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como mensurar os cliques em links e CTAs de cada conteúdo do seu site

07/05/2019 às 17:19 Marketing

Como mensurar os cliques em links e CTAs de cada conteúdo do seu site

Todo os proprietários de sites sonham com altas taxas de conversão. Isso ajuda a formar uma base de potenciais clientes e tende a aumentar fidelização e vendas.

E para isso, eles usam CTAs (chamadas para ação) espalhadas em seu site. Então, como mensurar os cliques que cada link recebe? É sobre isso que falaremos neste texto.

Um CTA ou link para ser efetivo não precisa só chamar atenção pela expressão, pela cor destacada ou por estar em negrito, eles precisam estar no local certo.

E para saber a real eficiência de cada CTA é preciso arrumar uma forma de mensurar o número de cliques.

É preciso ter uma forma de acompanhar a interação de cada usuário que entra em seu site. Somente dessa forma é que você saberá reagir ao comportamento dos visitantes do seu site, colocando os links e chamadas nos lugares mais clicados ou vistos dentro do seu site.

Mensurar o número de cliques de cada link ou CTA dentro de um site pode ser trabalhoso, mas pode trazer respostas valiosas para melhorar a experiência do usuário em seu site.

Existem muitos tipos de links e chamadas para ação, como links para produtos e serviços, redes sociais, links para outros conteúdos do site, etc.

Baixe já o Ebook Como anunciar no AdWords.

Como links e CTAs podem melhorar a experiência do usuário em meu site?

Quando falamos em links e CTAs precisamos entendê-los como elementos importantes para a experiência do usuário em um site.

Mais do que ver se os links são efetivos dentro da sua página, é necessário buscar entender como cada um contribui para as métricas de conversão da sua página e influenciam no comportamento dos visitantes do seu site.

A experiência do cliente é uma das principais prioridades do Google para 2019. Quanto melhor a experiência que as pessoas tiverem com o seu site, mais chances elas têm de se tornarem clientes do seu negócio.

Na era digital, a satisfação do cliente começa por uma boa experiência, e ao conhecer a sua empresa, um dos primeiros locais que ele visita é o seu site. Dessa forma, tratar links e CTAs como elementos importantes para a experiência é essencial.

As ferramentas que citaremos mais abaixo, poderão lhe ajudar não só a compreender o comportamento e colocar CTAs e links nos lugares certos, mas mostrar quais são os elementos que ajudam, e principalmente, os que estão prejudicando a experiência dos usuários no seu site.

Num exemplo básico do que estamos falando, digamos que aqui na ISBrasil tenhamos um texto sobre hospedagem de site. E no fim desse conteúdo colocamos o nosso CTA, convidando os usuários a conhecerem o nosso serviço. Mas ao mensurar os cliques, vemos que a taxa é muito baixa.

Confira também: Como anunciar no Google AdWords.

Isso quer dizer que o CTA está mal colocado ou mal feito? Não necessariamente, muitas vezes existem elementos na página que podem estar atrapalhando a experiência do usuário. Pode ser a página tenha arquivos pesados e isso aplaque o carregamento da página.

Pode ser também que o conteúdo não consiga prender o usuário até o fim e ele nem chegar a rolar a página até o final.

E claro, ferramentas também podem indicar que os usuários costumam passar o mouse no meio da página, indicando que colocar o CTA ali traria mais resultados.

Confira as principais ferramentas para monitoramento e medição de cliques em links abaixo:

Visual Website Optimizer

Essa é uma ferramenta de relatório de sobreposição que permite avaliar o desempenho de links e CTAs. Funciona assim: o Visual Website Optimizer permite gravar as sessões individuais em seu site.

Dessa forma, é possível acompanhar como os usuários interagem com a sua página, ou seja, onde eles clicam, onde passam o mouse, até onde rolam a página, etc.

O serviço também oferecer mapas de calor detalhados que permite a medição individual de cliques sobre cada link do seu site. Além de monitorar os cliques em links e CTAs, a ferramentas analisa os cliques como um todo.

Assim, é possível identificar quais são as partes ou elementos da sua página recebem mais e menos cliques.

Apesar de ser uma ferramenta paga, o Visual Website Optimizer oferece um mês gratuito para novos clientes. Dessa maneira, é possível testar o site e verificar a sua eficácia antes de assinar o produto.

Bit.ly

O Bit.ly é um serviço mais conhecido do público geral. O recurso mais conhecido da ferramenta era o encurtador de links, muito usado por profissionais de marketing principalmente na época em que o Twitter restringia os tweets a apenas 140 caracteres.

Atualmente, a ferramenta passou a oferecer mais recursos de monitoramento de links.

Como tem formato para desktop e aplicativo para dispositivos móveis, o Bit.ly é uma excelente ferramenta para medição de cliques em links e CTAs.

É possível criar um conta gratuita na ferramenta. A partir disso, basta criar um bitlink e colocar na página que deseja medir do seu site. Assim, o serviço passará a medir os cliques individuais de uma página.

Conclusão

Como mostramos no texto, os links e CTAs são muito mais do que conversores de leads. Estes elementos são importantíssimos para otimizar a experiência do usuário em um site.

Acompanhar a medição de cliques e utilizar outras ferramentas como mapa de calor, por exemplo, são de grande valia para entender o comportamento da sua audiência.

Assim, colocando os links e CTAs nos lugares certos, as conversões aumentam e a experiência do usuário com o seu site melhora.

Usar as ferramentas que citamos no texto lhe ajudará bastante a fazer as otimizações necessárias e ganhar mais cliques.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: