Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como melhorar o ranqueamento em pesquisas de voz no Google?

18/02/2019 às 09:04 SEO

Como melhorar o ranqueamento em pesquisas de voz no Google?

Uma das tendências do marketing digital que deve se consolidar em 2019 são as pesquisas por voz.

Com os dispositivos móveis, principalmente os smartphones se tornando o principal meio de acesso à internet no país, os principais buscadores vêm adaptando seus algoritmos para otimizar as pesquisas feitas através do comando de voz dos usuários nos dispositivos.

Quem ainda não está por dentro do assunto, pode perceber no Android, por exemplo, que ao lado da barra de pesquisa do Google nos smartphones podemos encontrar o símbolo de um microfone.

E ao clicar e segurar o ícone, o usuário pode falar o que deseja pesquisar e o Google faz a pesquisa. Isso é a pesquisa por voz.

Esse meio veio para facilitar a vida do usuário, que carrega o celular para qualquer lugar e nem sempre pode parar para digitar o que deseja buscar no Google.

Assim, é possível simplesmente apertar um botão e fazer uma pesquisa com extrema facilidade.

E com esse novo advento do marketing, é preciso estar preparado e otimizar o seu conteúdo para ser encontrado nas pesquisas por voz. A otimização é possível e bem simples através do marcado schema.org.

Ao coloca-lo em seu site, o marcador facilitará a vida dos motores de busca na hora da realização de uma pesquisa, dando um entendimento melhor sobre a relevância do seu conteúdo.

Dessa maneira, você elimina as chances de perder posições nos resultados de busca nas pesquisas por voz, que são cada vez mais numerosas no Google.

Ao longo do texto, vamos lhe mostrar como é importante usar o marcador e como você pode utilizá-lo. Também falaremos um pouco mais sobre o papel das pesquisas por voz nos mecanismos de busca.

Baixe já o nosso Ebook Tudo sobre SEO no WordPess.

_BANNERREVENDAAQUI

Qual é a importância das pesquisas por voz no Google?

Para darmos alguns números iniciais, pesquisas recentes apontam que, pelo menos, 20% das pesquisas do Google no Android são pesquisas por voz e ao que tudo indica em 2020, essa porcentagem deve chegar a 50% do total de buscas realizadas em aparelhos móveis.

Acho que já deu para entender a importância, não é? É sempre preciso reiterar que o principal foco do Google e dos demais buscadores em 2019 é: a otimização da experiência do usuário.

E isto se dá em todos os pontos possíveis. Com a tecnologia avançando, o modo como os usuários utilizam a internet se modifica e é preciso se adaptar a ele.

Como vimos mais acima, a pesquisa por voz se faz cada dia mais necessária para usuários que estão utilizando mais ou somente o smartphone para acessar a internet.

A busca por voz facilita a rotina no trabalho, na rua, em casa, com um simples toque, o usuário consegue realizar uma pesquisa no Google.

Em termos, a pesquisa por voz continua conduzindo o usuário para uma consulta comum dentro do Google. Não há nada de muito diferente.

E o que isso quer dizer? É simples! Que digitando ou falando, os resultados tendem a ser os mesmos. Então, por que não fazer uma pesquisa por voz? É muito mais prático e rápido, certo? Esse é o ponto!

Confira também: Como anunciar no Google AdWords.

O que é e como aplicar o marcador schema.org no meu site?

O schema.org é um marcador de dados, uma espécie de código que o usuário pode adicionar ao seu site para facilitar que seu conteúdo seja encontrado nos motores de busca, quando há uma pesquisa por voz.

Esse marcador funciona em diferentes mecanismos de busca, do mais conhecido Google até o Bing, Yahoo!, entre outros.

O schema.org deve ser tratado como mais apetrecho de SEO que potencializar os resultados do seu conteúdo nos resultados de busca.

E por que usá-lo? É simples! Mesmo com todos os avanços nos motores de busca, os robôs acabam, por muitas vezes, se confundindo e assim deixam conteúdos relevantes para a pesquisa de lado.

O uso desse marcador tende a evitar que isso aconteça e dará aos seus conteúdos a posição que lhes é devida nas pesquisas.

Assim como o featured snipped, o schema.org potencializa o seu conteúdo nas pesquisas por voz.

E apesar de não a ver nenhuma garantia de bom ranqueamento do seu conteúdo no Google, as chances de ele não perder potencial em pesquisas por voz com o uso desse marcador é bem grande.

_BANNERREVENDAAQUI

Passo a passo de como utilizá-lo em seu site ou blog

Primeiro, o usuário deve entrar na página do Assistente de Marcação para dados estruturados do Google.

Depois, você deve marcar os tipos de conteúdos que você deseja marcar, então se você produz conteúdo para a web como nós da ISBrasil, o ideal é que você marque a opção “Artigos”.

Em seguida, escolha uma página e cole a sua URL no assistente e clique em “Começar a marcar”. Depois disso, a página escolhida será carregada dentro do assistente do Google e você deve escolher quais elementos devem ser marcados.

Como você escolheu a opção “Artigos” mais acima, você deve marcar a opção “Nome” agora.

Se desejar, você também pode marcar outros itens como “Autor”, “Corpo do Artigo” e “Seção do Artigo”, por exemplo.

Quando terminar as marcações, clique no botão “Criar HTML”, no canto superior esquerdo da página.

Você então receberá do Google, o código HTML da sua página com os dados inseridos, de acordo com os itens de marcação que você tiver escolhido no passo acima.

Depois disso, você pode inserir o HTML com o marcador schema.org em seu site ou entrar no seu CMS (WordPress, Blogger, etc) e adicionar o código como snippet em sua página.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: