Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como melhorar o conteúdo de seu blog?

02/07/2017 às 13:54 WordPress

Como melhorar o conteúdo de seu blog?

Assim como todas as estratégias de marketing digital, em que não é suficiente apenas elaborar sua loja virtual ou vincular sua marca às redes sociais, a disponibilização de um blog requer a manutenção constante de seu conteúdo. Esse tipo de acompanhamento não representa somente uma estratégia básica para manter seu blog sempre atualizado e afinado com as principais tendências de seu nicho, mas também é uma forma de manter seu público-alvo fidelizado, agregando credibilidade e familiaridade à sua marca, já que a qualidade e atualidade de seu conteúdo refletem uma atenção personalizada e dedicada aos seus consumidores virtuais.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

1 - Um conteúdo de qualidade requer pesquisa de mercado: o que a concorrência está escrevendo? Se você não sabe disso, como poderá superá-la em seu blog? Fique por dentro do conteúdo dos blogs que têm o mesmo nicho que o seu, saiba sobre o que eles já escreverem, quais são suas palavras-chave mais recorrentes e como você pode superar o sucesso de suas criações. Escrever sobre o que você mais gosta e sobre o que mais domina é o primeiro passo, pois demonstra um traço de familiaridade e fluidez que é transferido para o seu conteúdo.

2 - Organize-se: um calendário de conteúdo não apenas torna suas metas de escrita viáveis, mas faz com que o seu conteúdo realmente aborde todos os temas de seu nicho, de maneira estratégica e levando em consideração a própria dinâmica do mercado e do modo como que seus consumidores vão reagindo às postagens.

3 – Conheça a técnica Skyscraper: que nada mais é do que produzir conteúdo de qualidade em favor do domínio do mercado, atraindo e agregando mais público. As estratégias do marketing digital e de SEO estão aí para isso!

4 – Elabore títulos diferenciados em suas postagens: a maioria dos leitores de seu blog nem lêem o primeiro parágrafo de seu texto, se não se sentirem instigados pelo título.

5 – A produção de conteúdo é um processo, portanto, leva tempo, exige pausas e um distanciamento por parte do blogueiro para que tenha qualidade. A escolha do assunto, do título e da abordagem são etapas fundamentais para que os seguidores interajam com sua postagem. A dica é que antes de seu conteúdo ser publicado, você dê tempo para sua mente, limpando-o e relendo o texto com um novo olhar, com isso, erros despercebidos são notados e um conteúdo cansativo e repetitivo se torna menos recorrente.

Um conteúdo de qualidade no blog é uma ferramenta essencial para quem quer se destacar entre seus concorrentes, especialmente na internet, em que as relações são dinâmicas, imediatas e interativas. O que o consumidor virtual quer é um conteúdo que lhe chame a atenção e realmente acrescente algo significativo ao produto oferecido por você nesse blog.

Mas, como fazer para melhorar o conteúdo do blog? Além de primar por uma escrita intuitiva e atraente, as postagens de um blog podem ser aperfeiçoadas com o uso de algumas ferramentas que tornam mais fácil a sua elaboração e disseminação. Conheça alguma delas:

1 – BuzzSumo: com a ideia de que uma postagem precisa ter foco e ser resumida, esse recurso permite que você não se desvie do seu assunto principal. Se o seu blog é sobre moda, falar sobre economia não faz sentido e pode ser um desastre entre os seus seguidores. Com o BuzzSumo é possível fazer uma pesquisa por um termo específico, de modo que a ferramenta te retorne com os melhores resultados sobre isso, podendo visualizar que postagens afins estão fazendo sucesso na internet. Essa é uma boa estratégia para quem está começando.

2 – HubSpot: a proposta aqui é a criação de um conteúdo cativante e fidelizador. É esse tipo de texto que faz com que os seus consumidores se sintam atraídos e interessados, a ponto de sempre retornarem ao blog e publicarem a sua plataforma positivamente nas suas redes sociais.  O que faz com que o público já cativo continue a sê-lo e ainda gere mais fidelização entre um público novo. O HubSpot é uma ferramenta que permite que seja eliminada a execução de um processo de criação lento e moroso, dando ao administrador de conteúdo do blog algumas ideias mais relevantes e que realmente podem ser interessantes aos seguidores do blog, de acordo com o seu produto. Isso acontece com o preenchimento com palavras-chave, tendo como contrapartida do recurso o envio de alguns tópicos relacionado, funcionando, de maneira geral, muito bem na criação de conteúdo.

3 – Realização de teste de leitura: alguns erros passam despercebidos aos olhos dos melhores redatores e tendem a se repetir ao longo de sua produção. Isso acontece, pois, seu olhar fica “viciado” sob aquele conteúdo, de modo que por mais que os textos sejam revisados e conferidos, alguns desvios passam inconscientemente pela análise do blogueiro. As ferramentas utilizadas para a conferência de erros em textos são fundamentais para que o blog não fique com a má fama de conter textos equivocados gramatical e semanticamente. Há três maneiras de recorrer aos testes de leitura: pela URL do blog, por sua inserção direta ou por referência. O mais indicado por seu detalhismo é a inserção direta, nesse caso, o conteúdo é inserido dentro de um campo e se clica em calculate readability, sendo, por conseguinte, informado dos equívocos e dos índices de aceitabilidade e facilidade de leitura de sua produção.

4 – Hemingway Editor: o foco aqui é a elaboração de um conteúdo simples, direto e sem palavras de difícil compreensão para os seus leitores. Essa ferramenta permite que o seu texto seja colado para que se detectem os problemas mais recorrentes no seu conteúdo nesse sentido, ele é acompanhado ainda de uma barra lateral com informações adicionais sobre esses equívocos textuais. A ideia é que o blog tenha sempre mais acessos com um conteúdo fluido e interativo.

5 – Piktochart: geralmente os textos vêm acompanhados por ilustrações ou infográficos. Essa estratégia de composição do conteúdo, agrega à sua parte verbal, um apelo visual que o complementa e, muitas vezes, é preferido pelo público para o seu entendimento. Assim, o Piktochart é uma ferramenta que ajuda o blogueiro na criação de um infográfico com layout mais despojado e inteligente, cuja linguagem é objetiva e acessível. Seu uso é intuitivo até mesmo para os internautas com menos habilidade em lidar com blogs, com ele a edição de textos, de fontes, formatos e figuras é fácil, sem contar que o recurso disponibiliza modelos já prontos e que podem combinar com a proposta de conteúdo de seu blog.

Estratégias de criação de conteúdo com qualidade destacada e elevada são fundamentais para o retorno positivo de seu blog com melhor engajamento e fidelização, e isso independente do segmento ou nicho em que ele se encontra. Assim, se associamos a criação de um conteúdo com o qual se tem familiaridade e apreço às ferramentas de sua produção, o sucesso do blog está garantido! Conheça mais estratégias de marketing digital, acessando o ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: