Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como melhorar a conversão da LandingPage?

26/09/2016 às 13:52 Marketing WordPress

Como melhorar a conversão da LandingPage?

Se você faz uso da captura de emails para o seu negócio, é provável que já tenha se perguntado sobre como melhorar a conversão da sua landing page. Afinal de contas, existem formas mais e menos recomendadas de se fazer isso?

A resposta é: sim, existem as famosas “boas práticas” na hora de se criar uma landing page.

O que muitos empreendedores ainda não entenderam é que, na hora de construir uma página tão importante como essa, o conteúdo está longe de ser a única coisa que importa.

Na internet funciona assim: você pode ter um produto muito bom e por um preço incrível, mas, se a “embalagem” não for boa, muitas vezes a conversão fica longe do que foi esperado.

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas sobre como fazer uma landing page converter mais.

Você quer fazer da sua landing page uma máquina de gerar emails e pessoas interessadas no que você tem a oferecer? Então fique com a gente até o final deste texto, onde falaremos sobre as 6 práticas das landing pages que convertem!

Entendendo a lógica do Inbound Marketing

Se você faz uso de landing pages em seu negócio, é provável que esteja utilizando a estratégia do Inbound Marketing a seu favor.

Caso você não saiba o que é Inbound Marketing, talvez tudo fique mais claro quando traduzimos isso para “marketing de conteúdo”.

Se mesmo assim o termo ainda é desconhecido para você, basta dizer que o Inbound Marketing nada mais é que uma forma de atrair clientes por meio de conteúdo de qualidade.

Ao criar sua landing page, por exemplo, você precisou criar uma isca digital, certo?

Seja um ebook, um vídeo ou um podcast, algo precisou ser oferecido para que o usuário deixasse o seu email e, dessa forma, passasse a figurar na sua lista de contatos.

Essa é a lógica do Inbound. Ela funciona mais ou menos da seguinte forma:

Você atrai estranhos, que se tornam visitantes, que se tornam leads, que se tornam clientes e que, por sua vez, tornam-se porta-vozes da sua marca.

Agora nós perguntamos: onde uma boa landing page entra nesse processo todo?

exemplo de como converter mais com lading page

A importância das landing pages

Bem, para transformar estranhos em visitantes você precisa somente de um blog, certo?

Mas e para transformá-los em leads?!

É justamente aí que a magia acontece. Você não consegue ir para a próxima etapa do Inbound Marketing se não tiver uma landing page. Se você não gera leads, jamais vai conseguir transformá-los em clientes, certo?

E é por isso que landing pages bem desenhadas e configuradas são um dos aspectos mais importantes a serem pensados no seu negócio.

Os segredos das landing pages que convertem

Agora nos diga, por que algumas landing pages convertem mais que outras?

Na verdade existem inúmeros fatores que podem influenciar para que isso aconteça. Vamos falar dos 6 mais importantes deles! Confira:

A primeira impressão é a que fica

Se estamos dando dicas sobre como melhorar a conversão da sua landing page, não poderíamos começar falando sobre outra coisa que não fosse a primeira impressão da página de capturas.

Um usuário na internet se distrai muito fácil. Sendo assim, se a página demora muito para carregar ou simplesmente mostra-se pouco atrativa, você acaba correndo o risco dele rapidamente fechar a aba do navegador.

Para ele, apenas mais um site fechado… Para você, uma oportunidade de negócio perdida.

Então o que fazer? Na verdade é bastante simples…

Com o site carregando de cima para baixo, não dê chance para o azar. Você precisa mostrar a que veio já no cabeçalho da página.

Coloque o nome da sua empresa e uma frase que sintetize tudo o que aquela oferta pode representar para o usuário que a está visualizando.

Dessa forma você atrai a atenção e faz com que seus potenciais leads tenham mais paciência para esperar o carregamento total da página.

Dica: busque sempre ter uma landing page leve e que vá direto ao ponto… Não “enrole” demais.

Cuidado com formulários longos

Talvez você ainda não tenha percebido, mas o usuário da internet geralmente é bastante preguiçoso.

Devido ao dinamismo de todos os processos virtuais, ele consegue, em poucos segundos, visitar dezenas de páginas diferentes. Por que você acha que ele vai perder mais de 30 segundos preenchendo um formulário no seu site?

Sendo assim, para que sua landing page converta mais, é fundamental que você não abuse no tamanho dos formulários. Peça somente as informações que são indispensáveis para o seu negócio!

nossa landing page que converte

Utilize uma prova social

Vai pedir dados mais pessoais como nome ou data de nascimento do usuário? Alguns deles podem se sentir desconfortáveis.

Para amenizar a situação, coloque depoimentos curtos de outros clientes que já aprovaram seus produtos ou serviços. Isso fará com que os visitantes da sua landing page fiquem mais confortáveis em compartilhar informações com você.

Esqueça os links

Se você quer tirar todo o proveito da conversão da sua landing page, é preciso que ela seja focada em apenas uma coisa: gerar ações em sua Call-to-Action.

Nada de integrar a landing page ao site e fazer uma aba com outros links como “Sobre”, “Serviços”, “Contato” etc.

Isso pode e vai desviar a atenção do usuário, fazendo até com que ele chegue a se esquecer do real motivo de ter acessado a página.

Para melhorar a conversão da sua landing page é necessário planejá-la de maneira “solta” e independente.

Liste o que tem de mais interessante em sua isca digital

Vai oferecer um ebook? Então, logo ao lado do formulário, liste 3 ou 4 frases que resumam os principais tópicos abordados em seu conteúdo.

Isso despertará ainda mais a curiosidade do usuário, acabando de vez com as chances de desistência.

Exemplo:

Este ebook te ensinará a:

  • Montar uma loja virtual em 5 passos simples
  • Entender quais são as melhores plataformas para ecommerce
  • Escolher um produto para vender na internet

Use o poder das imagens

Sabe aquele papo de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é…

Se a sua oferta é um ebook, utilize a capa como imagem principal da landing page. Caso seja uma palestra, você pode colocar fotos da tela ou simplesmente o rosto dos participantes. Se for um podcast, coloque uma imagem relacionada ao tema do áudio. E por aí vai…

As imagens são fortes aliadas no momento de aumentar a conversão de uma landing page. Jamais deixe de utilizá-las! E uma dica extra: invista em Google Ads para promover sua isca digital!

Até Mais

Gostou de nosso post? Compartilhe: