Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Inbound Marketing?

02/11/2016 às 10:28 Marketing

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Já ouviu falar no Inbound Marketing? Para quem vive no meio digital buscando estratégias para o crescimento de um site, com certeza já está familiarizado com esse termo que está cada vez mais em alta. Mas, como é na prática? Será que funciona mesmo? Para tirar suas dúvidas, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing!

Veja nosso post sobre hospedagem de site barata em nosso blog.

Mais do que investir em formas de atrair o cliente para sua loja/site, é essencial ir além e fazer dele um parceiro, garantindo uma relação que traz ganhos para ambos os lados. Para mudar o marketing que conhecemos hoje, que ainda tem uns pontos problemáticos ou que não são bem utilizados pelos desenvolvedores, há novas formas de fazer com que o consumidor dê mais credibilidade ao projeto, focando no efeito contrário: em vez de ir atrás dele, ele procura seu negócio. Perfeito, não é? Pois é! Essa é a primeira e mais básica definição do Inbound Marketing segundo muitos especialistas.

Afinal, o que Inbound Marketing?

É sempre bom um pouco de história para saber como surgiram tantos termos novos que entram nessa categoria de Marketing Digital. No caso do Inbound Marketing, começou nos Estados Unidos no final da década de 2000, a partir de um livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah. A partir daí, tornou-se embora seja considerado um conceito totalmente novo e que ainda pode alcançar muitos níveis. Traduzindo literalmente, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. Assim, já se tem uma ideia de todo o ‘poder’ que inclui essa estratégia, ou seja, a proposta é totalmente a contrária do tradicional Outbound Marketing (que já conhecemos há tempos): quando o cliente procura a empresa, mas indo além de uma necessidade básica ou recorrente.

Ou seja: a ideia desse conceito é transformar uma empresa/site ou similar em uma referência para os consumidores e usuários, influenciando diretamente em suas tomadas de decisão. Hoje em dia já podemos perceber com clareza muitos grupos que usam o Inbound Marketing muito bem, tanto que geram o interesse frequente das pessoas.

Segundo algumas métricas recentes, esse tipo é até 60% mais econômico que o tradicional – afinal, não é preciso de grandes investimentos com publicidade -, com retorno sobre investimento de mais de 200%, aumento de links de promoção de plataformas superior a 90% e a opção que mais cresce entre empresas e grupos norte-americanos (e no mundo!).

Mas, é claro que promover o Inbound Marketing não é um processo fácil e que vai gerar ganhos logo de cara. Para isso existem as estratégias e o trabalho diário do administrador para que, com o tempo, haja o usufruto desse recurso tão interessante. O problema é que muitas pessoas estão acostumadas ao jeito tradicional de chamar atenção dos usuários, preferindo a comodidade ao trabalho.

Para quem quer que seu negócio online cresça, porém, é essencial ir além disso e atirar para todos os lados, afinal, o que não faltam são opções e concorrência, ainda mais nos meios digitais. A alternativa é trabalhar e fazer as melhores escolhas, por isso, não dá para deixar esse recurso de lado.

E então, como fazer Inbound Marketing para minha empresa ou site?

Há diversas formas modernas de contar com essa ferramenta estratégica no dia a dia para trazer mais vendas e visualizações para sua loja virtual ou blog. Confira algumas delas (simples e práticas de executar e que podem fazer toda a diferença!).

SEO

Já falamos aqui recentemente o quanto o SEO é primordial na produção de conteúdo de qualquer site. É uma das melhores maneiras de atrair pessoas em buscadores ou redes sociais e, caso elas gostem da matéria em si, com certeza darão crédito a sua plataforma. Pense por você mesmo: ao navegar em um site bacana e bem estruturado, você não passa mais tempo que deveria por lá? Pois é exatamente essa a proposta!

Comentários em fóruns/redes sociais e similares

Essa interação com usuários de redes sociais, fóruns e meios semelhantes também é um modo de fazer Inbound Marketing. Uma simples conversa ou comentário pode chamar atenção de muitas pessoas!

E-mail marketing, relações públicas e divulgações

São quesitos que não podem faltar em nenhum negócio online, mas devem ser gerenciados com bom senso. No caso, trata-se de promover uma propaganda de maneira indireta, para gerar um interesse maior na pessoa, como se fosse uma espécie de isca.

Vídeos online, canais, ebooks, podcasts

Esses meios estão cada vez mais populares na internet, por gerar uma troca de informações por meios rápidos e interativos. Você pode aproveitar esse cunho de divulgação de tal conteúdo para inserir uma publicidade e atrair os internautas. Um canal no Youtube, por exemplo, pode ter um ou mais links para um ‘Saiba mais’ ou método similar.

 

Como eu sei que o Inbound Marketing está dando certo?

A percepção acontece desde que você analise um conjunto de fatores, considerando o ciclo do Inbound Marketing, que consiste em atrair, converter, relacionar, vender e encantar. Atrair é o sentido literal da palavra, para gerar tráfego ao site por meio de um conceito; Converter os visitantes em leads e depois focar no Relacionar, proporcionando a melhor experiência para todos e assim Vender. No fim, o Encantar é aquele ponto a mais (que é essencial!) que, além de deixar o cliente impressionado, ainda faz dele um promotor de seu negócio!

Focando nessas cinco etapas, você pode chegar ao Inbound Marketing perfeito e fazer dos clientes verdadeiros parceiros e até divulgadores, com provas concretas de que está dando certo e convertendo-se no aumento das visualizações e vendas. Todo mundo gosta de entrar em um site interessante ou fazer uma compra que leve a uma experiência além do convencional. É por isso que esse conceito chamou atenção de tantos profissionais e alcançou uma popularidade impressionante no mundo todo!

A ideia é investir em um plano total de marketing para, além de atrair o internauta, oferecer uma plataforma bem estruturada e funcional para que ele realize suas tarefas e lide com métodos interessantes e personalizados para que, assim, seja conquistado. Faça sua parte e um ótimo Inbound Marketing que, com certeza, o resultado virá!

A ISBrasil está desde 2003 no mercado com hospedagem de site com 30 dias grátis. Acesse nosso site e confira!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: