Como manter um bom relacionamento com os clientes?

Como manter um bom relacionamento com os clientes?

13/10/2017 às 13:38Ajuda

Um dos principais meios para levar sua empresa ao sucesso é manter um bom relacionamento com seus clientes. Aprender a ter uma comunicação agradável é essencial para mantê-los em sua empresa e aumentar sua base de clientes.

A manutenção de clientes é mais importante do que atrair novos clientes, isso por que é melhor e mais prático trabalhar para manter o cliente em sua empresa, do que conquistar novos clientes, além de que ganhar clientes fiéis a sua empresa garantem uma porcentagem de lucro a sua empresa.

Sem um bom relacionamento com os seus clientes é praticamente impossível alcançar resultados expressivos para sua empresa. Buscar uma aproximação saudável com os clientes é uma forma de garantir que ele continuará comprando seus produtos.

Confira algumas dicas e motivos para ter um bom relacionamento com seus clientes:

Confiança é essencial

É importante ter uma relação de confiança com seus clientes. Isso é muito importante também no âmbito dos negócios. Você deve sempre demonstrar que seu cliente é importante e que o acompanha de perde, assim você terá mais chances de conquistá-lo.

Trabalhe duro e se aproxime de seus clientes todos os dias, claro que não de forma chata ou redundante, mas oferecendo as chances para cobrir as necessidades que ele tiver. Esse relacionamento diário despertará a confiança dele em seus produtos e serviços, o que é um passo a mais para a fidelização do cliente. Trate seu cliente como parte da estratégia de conteúdo, haja com atenção e cautela, buscando reparar os erros.

Identifique e resolva problemas de seus clientes

O relacionamento diário citado acima lhe ajudará a ter uma noção real das necessidades dos seus clientes. Isso fará com que sua empresa foque em soluções que realmente darão retorno e ajudarão os clientes a resolverem seus problemas, aumentando a confiança deles em sua empresa.

Certamente, a consequência de um bom atendimento e da resolução de problemas, atendendo a necessidade de clientes, irão garantir a satisfação deles e também melhorar seu portfólio de serviços.

É importante frisar que para conseguir identificar os problemas dos clientes é preciso manter um bom relacionamento e estar atento a todos os detalhes do ciclo de cada cliente com a sua empresa.

Trocar e-mails ou ligar de vez em quando não é suficiente para manter o cliente em sua empresa. Para isso, é preciso ter um relacionamento constante com os clientes, não os deixando distanciar do seu negócio e com isto entregando a ele, soluções que resolvam seus problemas, que é o que eles esperam do seu negócio.

Demonstre interesse e deixe que seus clientes lhe conte sobre suas necessidades e possíveis problemas, lhe dando autoridade para intervir e ajudá-los a resolver os problemas com soluções precisas.

Peça o feedback de seus clientes

Esse ponto é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio. Manter um bom relacionamento com o seu cliente, significa ouvi-lo. Mesmo que existam clientes que façam duras críticas sobre seus produtos ou serviços, lembre-se que estes compram e consomem seu trabalho e são importantes para o desenvolvimento de sua empresa.

Pelo contrário, utilize o atendimento do seu negócio deve dar uma atenção especial aos clientes que tiveram problemas com seus produtos e serviços, e utilize-os de case no futuro, mostrando que sua empresa trabalha bem nesse sentido e se preocupa em reverter esse tipo de situação.

Avalie o feedback dos clientes e mapeie os pontos mais abordados para corrigir as falhas e aperfeiçoar os acertos.

Confira também sete motivos para usar o WordPress.

Soluções reais e necessárias

Busque identificar as necessidades de seus clientes para que sua empresa consiga oferecer soluções que melhorem a vida deles. Lembre-se sempre que manter um cliente é bem mais barato e mais fácil do que conquistar novos.

Tenha um atendimento diferenciado e uma equipe criativa para criar produtos inovadores e que sejam essenciais para a vida de seus clientes. Mas tenha cautela e seja pontual, trabalhe apenas dentro daquilo do que seu cliente precisa e quando ele realmente demonstra essa necessidade.

Fixe na ideia de criar soluções para ajudá-lo, aumentando a satisfação para fazer a manutenção de sua base de clientes.

Boa reputação

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso de um negócio. Principalmente entre pequenas e médias empresas, o comércio funciona a base de indicações. Atender o seu cliente e garantir a satisfação dele com seus serviços, pode lhe trazer mais clientes a um custo mais barato.

Os clientes satisfeitos provavelmente indicarão os serviços da sua empresa para família e amigos, assim como profissionais da sua área que utilizem seus produtos ou serviços também o farão. Um incentivo para indicações, geralmente usados, são os descontos, bônus e brindes para aqueles que indicaram outras pessoas a comprarem os seus produtos.

Cuide de seus clientes

Pode até parecer pouco profissional, mas é essencial cuidar de seus clientes. Busque adotar um tom que seja adequado para que eles se sintam em casa, ficando à vontade para expor problemas, dar sugestões, entre outras coisas.

Preste bastante atenção e meça com cuidado todas as ações de comunicação que sua empresa tem com seus clientes. Demonstre interesse em ajudá-los. Independente do tratamento do cliente, seja sempre educado, paciente e gentil, se identifique e busque chamar o cliente pelo menos, estreitando a relação, a tornando cada vez mais pessoal.

Ninguém gosta de ser atendimento com mensagens automáticas de assistentes virtuais, então só utilize disso em questões de real necessidade. No caso de e-mails, por exemplo, só utilize a mensagem automática no caso de férias, mas sempre indicando o contato eu nome da pessoa que pode resolver a emergência do cliente.

Tenha uma atenção redobrada com os clientes que tenham nomes de difícil pronúncia, para sempre acertar a grafia, afinal é chato errar o nome de qualquer cliente. Busque sempre dar a máxima atenção em todo e qualquer contato com cliente, assim você irá gerar engajamento.

Gostou das nossas dicas? Baixe o Ebook Como Vender Criação de Site. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: