Como manter sua criatividade em dia? Veja 4 dicas!

26/05/2018 às 15:32 Ajuda

Como manter sua criatividade em dia? Veja 4 dicas!

A criatividade é um dos pontos-chave em qualquer segmento de mercado hoje em dia. Esse estímulo é considerado uma das maiores virtudes dos profissionais da era digital.

Porém, nem sempre estamos inspirados e empenhados para criar algo novo, e por isso hoje vinhemos dar dicas de como manter sua mente sempre ativa.

Manter a criatividade em dia é um dos maiores desafios no cotidiano de qualquer empresa. Muitos empreendedores buscam novas maneiras de conseguirem despertar sua equipe de profissionais e alimentar o seu pensamento criativo dia após dia.

Mas nem sempre é fácil, por conta da rotina, muitos colaboradores acabam se acomodando ou então se entupindo de trabalho e devido ao estresse não conseguem render o bastante e muito menos criarem ou absorverem novas ideias.

Para quem sofre com o problema de bloqueio criativo, nós temos uma boa notícia: É possível aprender técnicas para se tornar, e principalmente, se manter criativo durante a rotina de trabalho.

A criatividade é uma habilidade adquirida assim como qualquer outra e para ser um profissional criativo de verdade você deve estimular sua mente constantemente.

Existem algumas formas e fatores que podem ajudar a qualquer pessoa a criarem um ambiente favorável para tornar a imaginação mais fértil e é isso que vamos listar abaixo, confira:

Busque inspiração

Uma das principais fontes de inspiração são as referências. É por isso que é aconselhado aos profissionais estarem sempre antenados sobre as novidades de sua área de trabalho. Essa pode ser uma boa e simples saída para derrubar o bloqueio criativo durante uma semana estagnada.

Outra boa fonte de inspiração são os hobbys. Fazer o que você realmente gosta é muito importante em qualquer fase da vida. Mesmo que por lazer, investir num hobby pode fazer muito bem para a saúde do seu corpo e também da sua mente.

Alimentar sua satisfação diariamente é uma boa estratégia para se automotivar e assim estar com a mente mais aberta para a criação e desenvolvimento de ideias.

Consuma cultura

Frequentar eventos culturais e passar o dia se relacionamento com arte é muito importante para estimular a criatividade. Para isso, você não precisa ser uma pessoa que vá direto a exposições culturais e sim a que sempre deve buscar aprender algo novo.

Em vez de ir sempre ao mesmo restaurante, por exemplo, procure outro que conte com música ao vivo, novos pratos, enfim novas opções. A mesma coisa vale para outros tipos de estabelecimentos.

Se você gosta de uma boa música ou um bom filme, esteja sempre buscando por novidades.

Quem gosta de rock, por exemplo, pode buscar conhecer novas bandas através de suas referências atuais ou ainda ir mais longe e passar a escutar outros estilos musicais que não está tão habituado a ouvir.

Já se você curte filmes, busque por longas de gêneros que geralmente você não assiste. Também é válido assistir a documentários e filmes de cunho histórico que tenham não apenas uma boa dramatização, mas que tragam informações enriquecedoras para sua mente.

Acumular uma vasta bagagem cultural é essencial para ser mais criativo, aproveite que essa bagagem não pesa e nem consome espaço! Vá a festivais de músicas, exposições, viaje para conhecer novas culturas, busque despertar sua mudança para coisas que não fazem parte de sua rotina de trabalho.

Saiba qual é a Melhor hospedagem de site.

Organize suas ideias

Existem pessoas que são altamente criativas, mas que acabam perdendo a oportunidade de criar coisas inovadores por não conseguirem se organizar.

Nós sabemos o quanto é fácil esquecer uma ideia que passa pela nossa mente, e por isso é importante anotar tudo e organizar para que você não perca nada.

Tenha um caderno de anotações de bolso ou ande sempre que post-its para anotar seus pensamentos. O importante é que você anote tudo o que vem na mente para que depois você possa conseguir organizar suas ideias.

Dessa forma, será muito mais fácil relacionar todos os seus pensamentos e ver se eles se encaixam, definindo uma ordem de raciocínio ou se eles não servem.

Lembre-se que boas ideias não surgem apenas quando você está trabalhando, geralmente as melhores vem a mente quando estamos prontos para dormir, estamos no banho ou fazendo qualquer outra atividade diária, por isso esteja sempre com um bloquinho na mão para anotar tudo!

Seja Curioso

A curiosidade é um dos fatores mais importantes para estimular a criatividade. O profissional criativo tem como uma das suas principais características o fato de ser curioso. Ele está sempre buscando aprender algo novo, tentando saber como as coisas são feitas.

Então, além de buscar formas de se inspirar e organizar suas ideias, tente sempre demonstrar um maior interesse por tudo que lhe cerca, busque resposta para tudo. Isso vale principalmente para coisas que influenciem no ramo de trabalho.

Se você trabalha com marketing digital, por exemplo, busque todo dia aprender novas técnicas e estar ligado nas novidades do setor para conseguir aplicar o mais rápido possível em seu trabalhar. Quem quer ser mais criativo e trabalhar sempre com algo inovador deve ser curioso.

Quanto mais você pesquisar, mais conhecimento você irá adquirir e provavelmente formulará mais e melhores ideias, logo se tornando um profissional mais criativo.

Com nossas dicas, acredito que você já está se tornando um profissional mais criativo. Investir no fortalecimento dessa característica é importante não só na questão profissional, mas também na vida pessoal.

Não esqueça a criatividade é como uma planta que sempre tem de ser regada para não morrer. A criatividade deve ser estimulada diariamente.

Busque sempre inclusive, forçar a criatividade, sei que é difícil, mas você deve separar momentos para que foque na criação de novas ideias, isso fará com que sua mente se acostume a essa nova realidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: