Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como lidar com as dificuldades e ansiedades em uma Startup?

23/06/2018 às 18:19 Ajuda

Como lidar com as dificuldades e ansiedades em uma Startup?

Existem diversos blogs e sites que falam sobre a importância de ter uma startup nos dias atuais e o quanto esse negócio é realmente promissor. Se você conseguir um bom investimento para a sua ideia ou se os testes forem eficazes, sua startup terá grande chance de dar certo.

Mas e se as coisas não saírem da forma como espera? Como lidar com as dificuldades que surgem pelo caminho em sua startup? Esse artigo vai te dar algumas dicas bacanas sobre como fazer isso de uma forma tranquila e sem nenhum estresse. 

Os desafios de todo negócio

Na verdade, muito se fala sobre as vantagens e as conquistas dentro do universo das startups, mas pouco se discute sobre as dificuldades que esses empreendedores enfrentam, incluindo o estresse, a ansiedade e todos os imprevistos que surgem pela frente. 

Por mais que você se planeje e estruture um projeto inteligente e eficiente, algumas vezes as coisas acabam seguindo em outra direção. Mas calma, que nem tudo está perdido e as dificuldades existem para servir de experiência para todas as pessoas. 

É claro que nem tudo são rosas no empreendedorismo e você precisa ter isso em mente na hora de montar o seu negócio ou até mesmo quando ele já estiver no mercado. 

Ansiedade e expectativa andam juntas

Nas startups, a ansiedade, muitas vezes, está relacionada a não conseguir um investimento atrativo. Convencer alguém a investir dinheiro em algo realmente não é fácil, mas isso você precisa considerar. Leia nosso post sobre Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

Por mais que a sua ideia seja realmente interessante, que resolva problemas e facilite a vida das pessoas, nem sempre os investidores vão enxergar pela mesma ótica que você. É preciso muita persistência e resiliência, mas, dependendo da situação, você talvez tenha que desistir dessa ideia e começar a colocar outra melhor em prática.

O simples fato de iniciar os testes de uma solução pode ser bastante frustrante e cansativo. Perceber que trabalhou dias e horas a fio, gastando energia para colocar as ideias em prática e que não existe interesse dos potenciais clientes é desanimador. Isso é natural já que as tarefas vão demandar mais do que esperava ou você terá que desembolsar muito mais dinheiro do que esperava. 

Mas como lidar com toda essa ansiedade e preocupação? As dicas abaixo vão te ajudar a refletir e a encontrar alternativas, sejam elas quais forem. Talvez você perceba que deve persistir na sua ideia, mudar o foco, alterar a solução ou buscar novos investidores.

Mas independentemente da situação do seu negócio, mantenha a calma, coloque a situação no papel e planeje as suas ações de forma bastante estruturada para que as coisas não piorem ainda mais. 

Tenha paciência

A paciência é fundamental em qualquer situação da vida e com sua startup não é diferente, certo? Você precisa esperar a boa vontade do investidor e o tempo dos seus potenciais clientes para as coisas começarem a fluir. 

Mas é preciso agir sempre! Nunca fique parado dependendo ou esperando pelos outros. Corra atrás de oportunidades e de formas de fazer seu negócio crescer, mas procure ter uma postura calma e tranquila com todos e entenda as eventualidades que podem aparecer.

Dê sempre o seu melhor, mas seja paciente com as dificuldades e com as pessoas. 

Gerencie suas expectativas

É claro que tudo que você faz gera certa expectativa. Na verdade, ela começa antes mesmo de colocar qualquer coisa em prática. Isso é natural e todas as pessoas são assim e vivem isso todos os dias. De que adianta fazer algo novo, se arriscar e encarar desafios sem as expectativas?

Só que ela precisa ser muito bem dosada para que você não fique frustrado cedo demais. É claro que você não deve ser uma pessoa pessimista, mas tenha cuidado com o otimismo demasiado, que é aquele que faz você enxergar um pouco mais na frente e se esquecer de tudo que precisa passar para chegar até seu objetivo. 

Vá para a reunião com o investidor disposto a fazer e mostrar sempre o seu melhor, mas espere sempre o pior.

Na hora de testar a sua ferramenta, procure estruturá-la da melhor forma possível, mas considere que ela ainda não tenha um público interessado, que não seja tão eficiente quanto espera ou que tenha que fazer algum ajuste bastante demorado e complexo. Aprimore seus conhecimentos em Passos para montar sua Loja Virtual

Tenha uma válvula de escape

A sua válvula de escape pode ser a academia, a meditação ou um curso de culinária ou de violão ou até o jogo de futebol, mas é fundamental que encontre uma alternativa para aliviar a tensão do dia a dia. 

Pode ter certeza de que isso vai amenizar o seu estresse e a sua ansiedade, vai ajudar a relaxar mais e vai dar a chance de você ter um momento somente seu, fora do contexto profissional.

Essas atividades, comprovadamente, nos ajudam a ficar mais tranquilos e serenos e podem ser uma ótima oportunidade de você se sentir melhor também durante as atividades na sua startup. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

Atividades que proporcionam prazer atuam na mente e no corpo, relaxando toda a musculatura, que é muito usada quando estamos tensos, cansados e estressados. A regra é: jamais deixe de ter a sua válvula de escape. 

Se você seguir essas dicas, o dia a dia na sua startup será muito menos estressante, com certeza. Deixar a ansiedade de lado é importante para conseguir dar atenção e foco no seu projeto e assim pensar nas melhores estratégias para fazer ele acontecer.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: