Como legendar vídeos do Youtube e prender ainda mais a atenção do público

12/04/2019 às 07:30 Redes Sociais

Como legendar vídeos do Youtube e prender ainda mais a atenção do público

Legendar os vídeos do seu canal no Youtube pode ser uma das melhores e mais simples formas de prender a atenção dos usuários aos seus vídeos.

Não parece, mas a legenda pode ajudar os usuários a consumirem vídeos em diversas situações.

Por que legendar os vídeos do Youtube?

Quem está no trabalho ou mesmo na fila de espera de um estabelecimento, por exemplo, nem sempre tem ou pode utilizar fones de ouvido.

Com isso, elas podem ver vídeos legendados, assim ficando discretas no ambiente e evitando importunar outras pessoas.

E claro, a legenda também pode ajudar os usuários a entender possíveis falhas de dicção do narrador do vídeo ou mesmo a entenderem como se escreve a palavra X citada no vídeo.

Em outras palavras: a legenda em seus vídeos tem muita utilidade.

Essa é uma maneira de entregar uma experiência mais agradável e completa a quem acessa o seu canal de vídeos.

Além disso, colocar a sua própria legenda também irá eliminar erros gerados por legendas do próprio Youtube, por exemplo, quando elas forem solicitadas pelos usuários da plataforma.

Por isso, neste artigo, vamos lhe mostrar os principais tipos de legendas e como inseri-las em seus vídeos, dando dicas de formatos e programas para fazer isto facilmente. Então, vamos começar!

Principais tipos de legenda

Existem dois tipos de legenda e falaremos sobre os dois. Com certeza, se você já está acostumado a acompanhar filmes e séries da Netflix ou a ver vídeos no Youtube, você já conhece estes dois formatos. Veja abaixo:

Legenda embutida

Esse é o tipo de legenda que aconselhamos fazer em seus vídeos. A legenda embutida faz parte do vídeo e não pode ser desabilitada, ou seja, o usuário verá o vídeo com a legenda de qualquer jeito, não há como tirá-la do vídeo.

A legenda embutida está inserida dentro do arquivo final do vídeo exportado nos softwares de edição.

Geralmente, as legendas são transcritas e sincronizadas com o vídeo pelo editor do mesmo. Depois de finalizado o vídeo, começa o processo de transcrição e legendagem do material.

A principal vantagem em relação a outros tipos de legenda, é que a legenda embutida aparece sem que o usuário precise habilitá-la.

Por fazer parte do vídeo, o usuário sempre verá o mesmo com a legenda e isso facilitar para consumir o conteúdo em diferentes situações.

Confira também: Vantagens do streaming de vídeo.

Legenda externa

Esse é o tipo de legenda muito utilizado no Youtube e pela Netflix. Nas plataformas, o usuário consegue habilitar e desabilitar a legenda, conseguindo ainda escolher o idioma, caso haja mais de uma opção.

Uma vantagem é que você pode postar um vídeo com explicações em inglês e colocar uma legenda em português para os usuários que não sejam fluentes no idioma também conseguirem entender.

Neste caso, a legenda está separada do vídeo, ou seja, são dois arquivos diferentes. Assim, a plataforma é que fica responsável por sincroniza-los durante a visualização.

E claro, além da legenda externa já feita pelo Youtube, que geralmente vem cheia de erros, você também conseguir inserir novas legendas externas e editá-las a qualquer momento.

Outra vantagem da legenda externa é que ela pode ser adicionada a vídeos já postados.

Então, digamos que depois de ler esse texto, você está pensando em legendar todos os seus vídeos, isto é possível através da legenda externa.

Como legendar corretamente um vídeo?

Não há nenhum mistério e nem é preciso gastar muito dinheiro para isso. O que a legendagem de vídeos mais vai lhe custar é tempo.

Não acredite em programas milagrosos que legendam o seu vídeo em 1 minuto, isso não é possível. Geralmente, a legenda desses softwares vem cheia de erros e mal sincronizada. E não é isso que você quer, não é?

Vamos ao passo a passo para uma legendagem correta de um vídeo:

  • Transcreva o texto: Primeiro, você precisa transformar as falas do seu vídeo em texto. Para isso, assista o vídeo quantas vezes forem necessárias para transcrever todo o conteúdo, se atentando a grafia correta das palavras usadas.
  • Sincronize a legenda com o áudio do seu vídeo: A segunda parte é mais técnica. Depois de transcrever é hora de sincronizar cada frase do texto com o seu vídeo, para que o usuário possa ver a legenda correta no momento certo.
  • Revise o vídeo: Por último, revise o vídeo, comparando as falas com o texto transcrito e a sincronização realizada para finalizar a legendagem.

Ferramentas para legendar um vídeo

Bom, caso você queira fazer uma legenda embutida, fique sabendo que você deve fazê-la dentro do seu próprio software de edição.

Isso mesmo! Se você usa o Premiere, por exemplo, crie um arquivo de texto e vá fazendo a sincronização da legenda com o vídeo, frame a frame.

Agora, se você está pensando em colocar uma legenda externa, aqui fica a dica de duas ferramentas que podem lhe ajudar na empreitada. Ambas são gratuitas. A primeira delas é o Youtube Studio.

Para acessá-la, basta acessar o Youtube Studio no site do Youtube, ir para a página do seu canal e achar o menu “Transcrições”.

Nele, você pode criar legendas em diversos idiomas para seus vídeos novos e já postados.

A outra ferramenta indicada é a Subtitle Workshop. Esse programa premite a criação e a edição de legendas.

Assim como no Youtube Studio, ao final da edição você terá um arquivo de legenda externa que poderá ser usado no Youtube e em outras plataformas de vídeo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: