Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como integrar marketing e TI em uma empresa?

18/07/2019 às 09:49 Marketing

Como integrar marketing e TI em uma empresa?

Sempre que você possui um negócio, não importa o tamanho dele, é importante saber se todos trabalham a partir dos mesmos objetivos. Quando dois setores entram em conflitos por conta de ideias mal concebidas, isso acaba prejudicando a todos lá dentro.

E uma das melhores soluções para lidar com esse tipo de problema é integrar setores que, muitas vezes, parecem que não tem nenhuma relação direta, como o de TI e o de marketing.

Mas você sabe como integrar o marketing e o TI em uma empresa? É exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Mas antes, é importante conhecer melhor esses dois termos.

O que é marketing?

Quando falamos em marketing, estamos nos referindo a atividades feitas por uma empresa com o objetivo promover a compra ou venda de um produto ou serviço.

Portanto, o marketing possui várias ramificações, que se dão, por exemplo, na publicidade e na venda e entrega de produtos para consumidores ou distribuidores.

Os profissionais que trabalham nos departamentos de marketing buscam atrair a atenção dos principais públicos potenciais por meio da publicidade.

Essas promoções são direcionadas para determinados públicos e podem envolver todo tipo de estratégia, que serão estudadas pela equipe de marketing para decidir qual é a melhor a ser aplicada em cada ocasião.

Você já conhece os nossos serviços de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado estão apartir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

O que é TI?

Nós vivemos na chamada "era da informação", onde a tecnologia da informação tornou-se parte de nossas vidas cotidianas.

Isso significa que o termo TI, já muito usado e conhecido por nós, veio para ficar.

TI é a sigla para “tecnologia da informação" e refere-se a qualquer coisa relacionada à tecnologia de computação, como rede, hardware, software, internet ou mesmo às pessoas que trabalham com essas tecnologias.

Hoje em dia é muito comum que empresas tenham departamentos de TI para gerenciar computadores, redes e outras áreas técnicas de seus negócios.

Os trabalhos que esse setor possui incluem programação de computadores, administração de redes, engenharia da computação, desenvolvimento, suporte técnico e muitas outras atividades que vão depender da empresa.

Por que fazer essa integração?

Agora que você já entendeu mais profundamente o que é marketing e o que é TI, fica mais fácil de entender também por que essa integração é necessária e quais são os benefícios que a sua empresa recebe com ela.

Vamos citar alguns pontos que consideramos cruciais para que você entenda.

A equipe de marketing tem uma visão melhor das necessidades dos clientes

A equipe de marketing trabalha sempre com clientes, seja direta ou indiretamente. Eles ouvem o que os clientes precisam, discutem seus desejos e descobrem o que realmente querem de seus produtos.

Isso significa que o marketing possui uma imagem muito mais precisa das necessidades do cliente do que aqueles que realizam processos mais internos, como a equipe de TI.

Quando as duas equipes trabalham juntas, o TI pode utilizar estratégias mais eficazes para desenvolver aplicativos ou sites para os clientes de forma mais eficiente.

A empresa precisa estar unida

A equipe de TI sabe quais são os objetivos da equipe de marketing? E o contrário também acontece? Muitas vezes a resposta para essa pergunta é não. E isso precisa mudar.

Quando as equipes trabalham juntas, as metas da equipe de TI se tornam também as metas da equipe de marketing. E isso significa que todos estão trabalhando juntos para o bem da empresa.

Sem esse alinhamento, as duas equipes têm objetivos desarticulados. E então uma equipe pode acabar dificultando os objetivos da outra sem saber, o que não é positivo para ninguém.

Como integrar marketing e TI de uma empresa?

Como você pôde perceber, existem diversos motivos para aprender como integrar marketing digital e Ti de uma empresa. Mas quais são as maneiras mais eficazes de fazer isso?

Vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar que atitudes simples podem te ajudar nesse sentido.

Coloque-os em salas conjuntas

Uma das estratégias mais eficazes é fazer com que as equipes trabalhem no mesmo ambiente. Com o tempo, a afinidade entre os funcionários acaba aumentando, além de eles acabarem compreendendo quase que naturalmente como o trabalho do outro funciona.

Isso também os ajuda a entender como o trabalho do outro influencia no seu e vice-versa. Essa estratégia acaba fazendo com que todos entendam a empresa como um mecanismo completo e não apenas a sua parcela.

Você também pode gostar: Vantagens do Cloud Server

Faça reuniões conjuntas

Sempre que precisar tomar decisões sérias para o departamento de marketing, chame os responsáveis para o departamento de TI para a reunião também.

O contrário também deve ser feito para que isso funcione. Você, como líder, precisa ser o primeiro a mostrar que os dois setores precisam estar em sintonia para que a empresa possa funcionar perfeitamente.

Promova palestras

Uma outra dica bastante interessante é promover palestras que explicam o funcionamento da empresa a partir do ponto de vista do outro.

Muitas vezes isso é feito a partir apenas do ponto de vista de um setor específico ou só do cliente. Ok, todos sabem quem são os clientes. Mas como atingi-los da melhor forma de dentro da empresa?

Explicitar as diferenças entre os pontos de vista dos diferentes setores com certeza ajuda muito.

Leia também: Vantagens do Cloud Privado

Conseguiu entender como integrar marketing e TI de uma empresa e por que isso é tão importante?

Existem muitos setores que parecem não estar conectados, mas quanto mais se aproximam, mais você percebe como são interdependentes.

Nossa grande recomendação e última dica é utilizar as técnicas que citamos aqui para realizar também integrações em outros setores, como as vendas e o atendimento ao cliente, por exemplo. Como já falamos, uma empresa unida é muito mais poderosa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: