Sempre que você possui um negócio, não importa o tamanho dele, é importante saber se todos trabalham a partir dos mesmos objetivos. Quando dois setores entram em conflitos por conta de ideias mal concebidas, isso acaba prejudicando a todos lá dentro.
E uma das melhores soluções para lidar com esse tipo de problema é integrar setores que, muitas vezes, parecem que não tem nenhuma relação direta, como o de TI e o de marketing.
Mas você sabe como integrar o marketing e o TI em uma empresa? É exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Mas antes, é importante conhecer melhor esses dois termos.
O que é marketing?
Quando falamos em marketing, estamos nos referindo a atividades feitas por uma empresa com o objetivo promover a compra ou venda de um produto ou serviço.
Portanto, o marketing possui várias ramificações, que se dão, por exemplo, na publicidade e na venda e entrega de produtos para consumidores ou distribuidores.
Os profissionais que trabalham nos departamentos de marketing buscam atrair a atenção dos principais públicos potenciais por meio da publicidade.
Essas promoções são direcionadas para determinados públicos e podem envolver todo tipo de estratégia, que serão estudadas pela equipe de marketing para decidir qual é a melhor a ser aplicada em cada ocasião.
O que é TI?
Nós vivemos na chamada "era da informação", onde a tecnologia da informação tornou-se parte de nossas vidas cotidianas.
Isso significa que o termo TI, já muito usado e conhecido por nós, veio para ficar.
TI é a sigla para “tecnologia da informação" e refere-se a qualquer coisa relacionada à tecnologia de computação, como rede, hardware, software, internet ou mesmo às pessoas que trabalham com essas tecnologias.
Hoje em dia é muito comum que empresas tenham departamentos de TI para gerenciar computadores, redes e outras áreas técnicas de seus negócios.
Os trabalhos que esse setor possui incluem programação de computadores, administração de redes, engenharia da computação, desenvolvimento, suporte técnico e muitas outras atividades que vão depender da empresa.
Por que fazer essa integração?
Agora que você já entendeu mais profundamente o que é marketing e o que é TI, fica mais fácil de entender também por que essa integração é necessária e quais são os benefícios que a sua empresa recebe com ela.
Vamos citar alguns pontos que consideramos cruciais para que você entenda.
A equipe de marketing tem uma visão melhor das necessidades dos clientes
A equipe de marketing trabalha sempre com clientes, seja direta ou indiretamente. Eles ouvem o que os clientes precisam, discutem seus desejos e descobrem o que realmente querem de seus produtos.
Isso significa que o marketing possui uma imagem muito mais precisa das necessidades do cliente do que aqueles que realizam processos mais internos, como a equipe de TI.
Quando as duas equipes trabalham juntas, o TI pode utilizar estratégias mais eficazes para desenvolver aplicativos ou sites para os clientes de forma mais eficiente.
A empresa precisa estar unida
A equipe de TI sabe quais são os objetivos da equipe de marketing? E o contrário também acontece? Muitas vezes a resposta para essa pergunta é não. E isso precisa mudar.
Quando as equipes trabalham juntas, as metas da equipe de TI se tornam também as metas da equipe de marketing. E isso significa que todos estão trabalhando juntos para o bem da empresa.
Sem esse alinhamento, as duas equipes têm objetivos desarticulados. E então uma equipe pode acabar dificultando os objetivos da outra sem saber, o que não é positivo para ninguém.
Como integrar marketing e TI de uma empresa?
Como você pôde perceber, existem diversos motivos para aprender como integrar marketing digital e Ti de uma empresa. Mas quais são as maneiras mais eficazes de fazer isso?
Vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar que atitudes simples podem te ajudar nesse sentido.
Coloque-os em salas conjuntas
Uma das estratégias mais eficazes é fazer com que as equipes trabalhem no mesmo ambiente. Com o tempo, a afinidade entre os funcionários acaba aumentando, além de eles acabarem compreendendo quase que naturalmente como o trabalho do outro funciona.
Isso também os ajuda a entender como o trabalho do outro influencia no seu e vice-versa. Essa estratégia acaba fazendo com que todos entendam a empresa como um mecanismo completo e não apenas a sua parcela.
Faça reuniões conjuntas
Sempre que precisar tomar decisões sérias para o departamento de marketing, chame os responsáveis para o departamento de TI para a reunião também.
O contrário também deve ser feito para que isso funcione. Você, como líder, precisa ser o primeiro a mostrar que os dois setores precisam estar em sintonia para que a empresa possa funcionar perfeitamente.
Promova palestras
Uma outra dica bastante interessante é promover palestras que explicam o funcionamento da empresa a partir do ponto de vista do outro.
Muitas vezes isso é feito a partir apenas do ponto de vista de um setor específico ou só do cliente. Ok, todos sabem quem são os clientes. Mas como atingi-los da melhor forma de dentro da empresa?
Explicitar as diferenças entre os pontos de vista dos diferentes setores com certeza ajuda muito.
Conseguiu entender como integrar marketing e TI de uma empresa e por que isso é tão importante?
Existem muitos setores que parecem não estar conectados, mas quanto mais se aproximam, mais você percebe como são interdependentes.
Nossa grande recomendação e última dica é utilizar as técnicas que citamos aqui para realizar também integrações em outros setores, como as vendas e o atendimento ao cliente, por exemplo. Como já falamos, uma empresa unida é muito mais poderosa.
Gostou de nosso post? Compartilhe: