Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como implementar uma estratégia de Branded Content?

14/10/2018 às 11:50 Marketing

Como implementar uma estratégia de Branded Content?

O branded contente é um conceito que visa construir uma imagem positiva e confiável de uma marca através de conteúdo.

As grandes marcas do mercado atual são exemplos de empresas que já estão na cabeça do público.

A Coca Cola, por exemplo, é uma marca de refrigerantes que já faz parte da vida das pessoas.

E parte dessa lembrança do produto se deve a construção de uma imagem de marca forte através de branded content.

Uma estratégia de branded contente prevê ações que possam proporcionar uma conexão profunda com o público, reforçando o posicionamento de uma marca e criando um conceito positivo e confiável em cima de seus produtos.

O que é branded content e como aplica-lo em minha empresa?

O branded content é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo criar conteúdo relevante e que seja diretamente ou indiretamente relacionado a uma marca ou a um produto. Em tradução do inglês, essa expressão significa conteúdo da marca.

Para que o branded content funcione é preciso que você conheça seu público a fundo. Isso é muito importante para que você consiga criar conteúdo que os prenda a seu negócio, gerando interesse e estreitando a relação entre os consumidores e a sua empresa.

Através desse conteúdo é possível aumentar a interação e o engajamento com seus potenciais clientes, expressando claramente as opiniões e os valores de sua empresa e construir sua marca através da aproximação com quem tende a compra dela.

Para fazer branded contente é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é definir a persona do seu negócio.

O processo de aprofundar a visão sobre seu público-alvo leva ao encontro das personas do seu negócio.

Com essa definição bem formatada, é possível aproveitar e criar oportunidades de negócios através de conteúdo, aproveitando diversos canais de comunicação que sua empresa possa utilizar para gerar essa relação de confiança proposta pelo branded content.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

O segundo passo é dar a importância necessária para fazer com que mais clientes possam cumprir todos os estágios do seu funil de vendas. É possível melhorar a geração de leads através de uma nutrição mais assertiva.

Sua equipe de marketing deve atuar ativamente em cima do funil de vendas e entrar dentro da mente do cliente para conseguir leva-lo, passo a passo para a próxima etapa até que ele compre seus produtos.

O terceiro passo é produzir conteúdo para construir um ideário de sua marca. Criar um conceito sobre uma empresa não é uma tarefa fácil, não acontece do dia para noite. Para construir uma imagem forte de sua marca é preciso muito conteúdo que ligue seu negócio a bons conceitos.

Pegando o exemplo da Coca Cola, vamos nos perguntar: Como a marca virou a preferência entre os consumidores de refrigerantes? Ela conseguiu implantar a ideia de que o produto cai bem em momentos felizes.

A partir disso, hoje a Coca Cola é a bebida preferida nos almoços e jantares de família, a opção mais viável para quem não bebe, etc.

O quarto passo é fazer a distribuição desse conteúdo e isso requer tempo e investimento. Identifique quais são os canais onde seu público se encontra para poder chegar até ele. Em quais redes sociais ele está? Eles leem blogs?

Essas perguntas devem ser respondidas através do processo de definição de suas personas e são essenciais para encaminhar conteúdo de relevância em multiplataforma que chegue até a sua audiência.

O quinto e último passo é acompanhar os resultados para melhorar cada vez mais sua estratégia de branded content. Garantir que o conteúdo produzido gere resultado é essencial para ter sucesso no mercado atual.

Branded Content e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

Apesar de parecer, branded content não é o mesmo que marketing de conteúdo. Mesmo com passos e ações semelhantes, o foco de cada um dos pontos é diferente.

O branded content visa criar uma marca forte no mercado, o marketing de conteúdo foca apenas em fazer os clientes passarem de etapa no funil de vendas.

Em outras palavras, o branded content está preocupado não somente com as vendas, mas principalmente com o reforço do posicionamento e dos valores da sua marca.

O objetivo principal é tornar sua empresa um destaque no mercado, referência de um setor de mercado.

E criar essa sensação de confiança e segurança perante aos clientes é bem mais complexo e demanda mais tempo e organização do que simplesmente montar uma estratégia de marketing de conteúdo.

O conteúdo criado numa estratégia de branded content requer elementos que possam colocar os clientes dentro de um contexto específico, fazendo com que eles encontram na sua marca a solução que precisam.

É por isso que a construção de uma marca é bastante trabalhosa e requer tempo, planejamento e um conhecimento bem maior do que o marketing de conteúdo.

Por que montar uma estratégia de branded content para o meu negócio?

Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado digital é preciso apostar em estratégias que possam gerar diferenciais competitivos. No mundo do marketing tradicional, o foco era nos produtos, agora é na marca.

O consumidor atual é bem mais exigente e cobra além de uma experiência melhor, um posicionamento da marca perante os principais temas da atualidade.

Por exemplo, existem boicotes a marcas que não implementaram um modelo de produção sustentáveis.

Outro exemplo claro são as marcas que se posicionam em relação a questões muito debatidas no país, como por exemplo, feminismo, causa LGBT, racismo.

Não é mais novidade ver marcas criando conteúdo como comerciais de TV e séries de vídeos e textos que reforcem o posicionamento das empresas sobre estes assuntos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: