Como gestores podem estabelecer uma relação de confiança com suas equipes?

07/05/2019 às 11:36 Ajuda

Como gestores podem estabelecer uma relação de confiança com suas equipes?

O principal desafio de qualquer gestor é tirar o máximo possível da sua equipe. O problema é que nem sempre isso acontece.

Muitas vezes, o relacionamento entre gestor e colaborador se desenvolve em bases pouco sólidas e nada confiáveis e isso atrapalha todo o processo.

Mas então, como criar uma relação de confiança com os seus colaboradores? Como conseguir tirar todo o potencial possível dos seus comandados e obter melhores resultados para sua empresa.

É sobre isso que falaremos neste artigo.

Qual é a importância de desenvolver um relacionamento na base da confiança?

A confiança é a base do sucesso. E isso independe do tipo de relacionamento, sejam relacionamentos profissionais, de amizade, amorosos, qualquer que seja deve ser calcada na confiança.

E por que isso é importante? Bom, já imaginou trabalhar com quem você não confia? Executar uma tarefa pensando: “será que ele vai fazer o que prometeu”, “será que ele vai fazer alguma coisa?” Acho que isso não é bom né.

Quando você confia numa pessoa, você sabe que ela cumprirá com as suas funções, fará o que precisa e o que promete.

E essa confiança é essencial no mundo corporativo. A confiança é uma via de mão dupla, então daí a necessidade de o relacionamento ser recíproco.

Não adianta que você apenas confie na pessoa, você deve dar ferramentas para que ela passe a confiar em você.

Esse é um dos objetivos de um bom gestor: estabelecer relacionamentos de confiança com seus liderados.

Como estabelecer um relacionamento de confiança com a minha equipe?

Depois de entender por que é importante ter confiança nos seus colaboradores e vice-versa, é hora de saber algumas boas dicas para que você consiga dentro da sua empresa, estabelecer uma relação saudável com a sua equipe, inspirando confiança de ambos os lados.

Confira as dicas abaixo:

Seja um líder, não um chefe!

Uma boa gestão depende de uma boa liderança, logo é preciso ser um bom líder. E o significado de líder e de chefe na prática é totalmente diferente.

Se tornar o chefe “carrasco” da empresa, não gera confiança e muito menos gera resultados.

A equipe pode até conseguir alcançar algumas metas, mas a quantidade de conflitos acabará corroendo os relacionamentos com o tempo.

E isso tende a fazer os resultados caírem com o tempo, aumenta a rotatividade dos integrantes da equipe, limitando o potencial de crescimento da empresa.

Diferente do chefe, o líder sabe que a maneira mais sábia de fazer pessoas cumprirem “ordens” por assim dizer, é justamente influenciar as pessoas.

E isso leva a uma dica fundamental para inspirar confiança como gestor: seja um agente motivador.

Pense da seguinte maneira: você não consegue atingir os resultados que precisa sozinho, você depende de outras pessoas, por isso a empresa montou uma equipe. E por isso, ela deve ter um significado muito mais importante para o todo.

Dentro dessa linha de raciocínio, você vai perceber que nem com todo o seu talento conseguiria render por todos os integrantes da equipe.

Teste 30 dias de Revenda.

Dessa maneira, agir como um líder, motivando e atendendo as necessidades de seus liderados é o melhor caminho para influenciar pessoas a fazerem o que você quer e criar uma relação de confiança.

Confira também: Revenda de hospedagem – Por que WH/cPanel?  

Tenha confiança em si mesmo para liderar!

A confiança é um dos principais recursos que um gestor pode usar para liderar sua equipe. Ela é a base da motivação, do respeito e de resultados de impacto.

Porém, e se o gestor não tem confiança em si mesmo? O que acontece? Como passar confiança, se você não confia em si mesmo? Aí está um problema!

As grandes personalidades do mundo são, em grande parte, pessoas repletas de autoconfiança. Muitas conseguiram e conseguem influenciar e motivar outras pessoas por conta de serem confiantes no que podem fazer.

Como é possível desenvolver a autoconfiança? Então, essa é uma tarefa árdua, mas nada é fácil. O ideal é que você consiga fazer uma autoavaliação profissional sincera.

Dessa maneira, você saberá quais são suas principais habilidades e terá confiança no seu trabalho.

Essa segurança nas suas funções é essencial para passar confiança para sua equipe e estabelecer um relacionamento saudável e duradouro, que possa gerar os resultados esperados pela sua empresa.

Todos por um, um por todos!

Essa frase dos mosqueteiros faz total sentido para equipes que desenvolvem um relacionamento de confiança.

Quando isso acontece, não há mais só o individual, mas o grupo e isso é importante para alcançar os resultados desejados.

É preciso mostrar para os seus liderados que assim como você depende deles para alcançar resultados, eles dependem uns dos outros para tal.

Essa é a melhor maneira de gerar empatia no seu setor e fazer com que cada integrante da equipe se preocupe em estabelecer uma relação de confiança com o outro.

Com a união do time, o gestor deve abrir espaço para que todos possam participar das decisões e discutir abertamente os novos rumos do trabalho.

Esse é um jeito de trazê-los mais para dentro da empresa e estimulá-los a fazer parte de uma equipe vencedora.

Conclusão

Como vimos no texto, um bom gestor precisa criar uma relação de confiança com os seus liderados.

E isso parte de alguns fatores que precisam ser implementados no dia a dia de trabalho para gerar confiança mútua entre líder e liderado.

Com certeza, aplicando as dicas acima, você conseguirá ter um negócio de sucesso, sendo um exemplo de gestão dentro de sua empresa e do seu segmento de mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: