Como gerenciar vários sites ao mesmo tempo?

Como gerenciar vários sites ao mesmo tempo?

23/06/2017 às 13:15AjudaMarketing

Chega uma hora em que é preciso dar um passo a mais e profissionalizar os serviços, bem como investir em novos recursos e ferramentas para não ficar estagnado e ver os negócios crescerem. Isso é muito comum na área de tecnologia e marketing, um ótimo sinal também, pois mostra que tudo está saindo conforme o proposto.

Gerenciar um site não é uma tarefa simples, ainda mais quando se é iniciante e não tem uma noção tão grande, mas aos poucos dá para entender passo a passo e atingir bons resultados – isso é o que todos esperam, claro. A partir daí, torna-se mais proveitoso pensar em meios mais robustos de alavancar os projetos, geralmente criando mais páginas e tornando-se um verdadeiro desenvolvedor. E isso é possível, com certeza.

Só que, conforme o trabalho cresce e gera lucro, a responsabilidade também aumenta. Então, não pense que tudo será fácil, mas dá para simplificar e otimizar alguns recursos e gerenciar vários sites tranquilamente – basta tomar as decisões certas e não pensar que tudo será difícil. Mantenha-se motivado, coloque as melhores dicas em prática e comece já. Para te ajudar, listamos alguns passos essenciais para dominar de vez e não passar apuros.

Melhores dicas para gerenciar vários sites

Escolha o nicho certo de investimento

Definir um nicho perfeito para um site é uma tarefa complexa, mas desde que você faça uma boa pesquisa e esteja disposto a conhecer o assunto, tudo se torna mais produtivo. A ideia é nunca descartar um tema de cara, ou seja, não é porque você não gosta de “saúde” que deva abrir mão desse nicho pra sempre. Sabia que esse é um dos que mais rendem, já que o conteúdo dificilmente envelhece e o público alvo é grande? Pois é.

O que indicamos é que você avalie as chances de cada nicho e suas possibilidades. Vale a pena até se qualificar e saber o que faz sucesso e é mais procurado. Isso é ótimo tanto para o conhecimento nos negócios quanto pessoal. Por outro lado, insistir em algo que você ama, mas que não tem muita relevância também pode ser um erro. Há sites direcionados e bem específicos que fazem bastante sucesso, porém existem temas que não são tão populares e não rendem muito. Logo, o meio termo é sempre uma boa opção.

Tenha bom senso e equilíbrio para definir o nicho e invista naqueles que achar mais proveitoso, sempre com um ótimo conteúdo e estratégias de gerenciamento excelentes. Assim, conforme o tempo passa tudo fica mais proveitoso e interessante.

Participe de todos os processos

Começou a gerenciar vários sites? Não deixe nada de lado. É importante participar de todos os processos, mesmo que estejam sob responsabilidade de um editor, designer ou redator. Lembre-se que a última decisão é sempre a sua, portanto, fique sempre de olho. Um bom gestor é aquele que dá as orientações necessárias e está por dentro de todos os processos em si, buscando ao menos entender qual a finalidade, necessidade e vantagem de cada um deles.

Conte com uma boa equipe

Falando em equipe, essa parte é fundamental. Conforme você tem mais trabalho, é necessário ter auxílio. Dá para começar com bons redatores – para ter conteúdo sempre – desenvolvedores e designers para a programação e o layout, bem como outros serviços necessários de otimização de suas páginas, que nunca devem ficar paradas no tempo. Nesse caso, tente sempre orientar e manter a equipe motivada, com bons benefícios e valorizando sempre o trabalho do próximo. Assim, todos se mantém animados e podem contribuir positivamente para o sucesso de seus projetos.

Monitore, monitore, monitore

O monitoramento é essencial, e isso não vale apenas para o serviço de seus subordinados. No caso, estamos falando das páginas em si, a avaliação de cada processo e como estão se saindo com os clientes, usuários, leitores, o público em si. Métricas são essenciais em qualquer projeto para saber os pontos fracos e fortes, o que precisa melhorar e quais problemas corrigir. Então, desenvolvedor, nunca deixe isso de lado, em hipótese nenhuma.

Lucro é bom, mas só aparece quando o trabalho está sendo feito de modo ideal. Não adianta pensar em ganhar dinheiro se não há esforço para isso. Os resultados só vêm quando há um empenho em colocar boas ações e investimentos em prática, tendo em vista que nada acontece de um dia para o outro, tudo depende de boas decisões.

Melhore e otimize os serviços

Melhorar é essencial. Nunca pense apenas no básico, no funcional. Busque sempre dar um passo além, assim, você terá melhores resultados. O grande problema de muitos desenvolvedores é acreditar em apenas uma fórmula, o que leva à estagnação e a acomodação. Com o tempo, você percebe que isso é péssimo. Portanto, nossa dica é buscar sempre se renovar, ficar de olho nas tendências e otimizar todos os sites para que os usuários se sintam surpresos a cada visita e novidade.

Tenha uma boa empresa de hospedagem

Não adianta também pensar em boas estratégias se os seus serviços físicos e reais são ruins. A empresa de hospedagem de site precisa acompanhar sua evolução também, com ótimos recursos, sobretudo quando se trata de tráfego e segurança. Não deixe seus projetos na mão de qualquer um, conte com ótimos parceiros como a ISBrasil.

Nunca deixe de aprender

O aprendizado é essencial para descobrir novos caminhos. O trabalho nunca acaba e não existe um ponto final, tudo se renova e sempre há muitas portas abertas para o conhecimento. Quando se trata de marketing digital, existem inúmeras técnicas e métodos que podem ser compreendidos e praticados, só depende de você estar aberto para isso. Então, nunca deixe de se qualificar, estar aberto às orientações, críticas e feedbacks, além de buscar sempre o melhor para seus projetos e sua equipe. Assim, o crescimento e orgânico, proveitoso e incrível. Saiba também Como migrar meus clientes para a revenda de hospedagem?

Gerenciar vários sites ao mesmo tempo pode ser muito interessante desde que você esteja disposto a fazer que tudo aconteça da melhor forma. Coloque nossas dicas em prática e se abra para o sucesso. Boa sorte e até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: