Como migrar meus clientes para a revenda de hospedagem?

Como migrar meus clientes para a revenda de hospedagem?

Categoria: Hospedagem de Sites

17/06/2017 às 09:00

Entre as muitas funções importantes dos servidores revendedores, a migração de clientes é  um serviço valioso e que pode ser muito útil. Se seus clientes tiverem vários domínios ou estiverem enfrentando problemas para reunir seus arquivos do site, você pode ser solicitado a migrar sua conta para o seu ambiente de um ambiente de revenda de hospedagens. Mas nem todo mundo sabe como fazer isso ou como agir em situações como essa. Então é aí que surge a pergunta: Como migrar meus clientes para a iniciar revenda de hospedagem?

Para responder essa pergunta diversas coisas tem que ser levadas em consideração, o risco, a facilidade, a resposta dos clientes à essa atitude, entre outras coisas. Algumas questões precisam ser sempre levantas para que você não se arrependa no futuro, então analise bem o que quer fazer para que não cometa nenhum tipo de erro grave que possa prejudicar o seu negócio. Separamos uma lista com as principais perguntas sobre o assunto e também com as principais dicas para que você possa realizar uma migração dos seus clientes sem grandes problemas e de modo que o seu negócio não fique prejudicado de maneira nenhuma.

Vale mesmo a pena?

Essa precisa ser a primeira pergunta a se fazer. Mesmo que na maioria dos casos você saiba que sim, vai valer a pena migrar meus clientes para a revenda de hospedagem. Em muitos casos é inevitável que você queira agir de uma vez sem pensar, mas tente se segurar e entender quais são as reais vantagens e quais são as formas que você pode migrar clientes para a revenda de hospedagem.

Se você já pensou em todas essas questões, decidiu realmente migrar seus clientes para a revenda de hospedagem e acredita no seu potencial, basta seguir os próximos passos para que o seu negócio passe por essa transformação que você tanto almeja.

Por que o cliente está fazendo a migração?

Isso é algo que você vai estar acostumado a se perguntar. Normalmente a reposta tem a ver com o espaço que ele precisa usar, mas o seu cliente raramente vai entender mais do que você sobre espaço dentro do servidor ou sobre migração para a revenda de hospedagem. Sabendo disso, a pergunta correta aqui seria: Mas a pergunta certa seria: Por que eu faço a migração do cliente? Por isso quem deve saber melhor do que ninguém qual é a melhor hora para migrar clientes para a revenda de hospedagem é você, já que ninguém vai saber melhor como funciona o seu negócio e os clientes que possui.

Faça o backup completo

Ao acessar o Cpanel do seu domínio, você provavelmente verá a opção de backup completo entre as ferramentas disponíveis. É importante você realizar essa atividade mesmo que você tenha backups programados o tempo todo, para ter certeza de que nenhum arquivo será perdido durante a migração. Lembre-se que existem diversas opções de backup no seu painel, mas aqui o único que interessa é o completo, que vai trazer consigo todos os arquivos do site em questão. É sempre bom pensar que você deve tomar muito cuidado com os seus arquivos e mais ainda com os de clientes.

A maioria dos controladores de domínio terão uma opção de carregar um backup feito em outro lugar. Esse é um problema que não sofremos mais tanto como antigamente, quando tudo tinha que ser feito manualmente e o risco de perder arquivos era bem maior. Hoje em dia com toda a tecnologia e segurança que os servidores nos proporcionam, dificilmente você terá dificuldades para migrar uma conta de um cliente para revenda de hospedagem.

Transferência manual

Se por algum motivo você prefere fazer a migração por transferência manual, isso também é possível e o risco de algo dar errado é muito baixo. Muitas pessoas acabam preferindo para ter certeza de que não esqueceram nada ou porque querem escolher arquivos específicos para migrar ou dar prioridade.

O processo de transferência manual envolve alguns passos que são simples de seguir. Primeiramente, você deve acessar a sua hospedagem antiga via FTP e então realizar um backup de sua base de dados MySQL (um tipo de sistema de gerenciamento de bancos de dados, um dos mais comuns atualmente). Depois disso, você precisara acessar novamente a hospedagem via FTP e enviar os arquivos para a sua pasta public_htlm. O último passo é importar esse banco de dados dentro do novo servidor, no caso a revenda de hospedagem.

E aí, conseguiu entender melhor como realizar esse tipo de operação? Pode parecer bem complicado para aqueles que nunca fizeram esse tipo de operação, mas com o tempo você vai perceber que é mais simples do que imagina e que não é esse bicho de sete cabeças que parecia ser no início. É tudo uma questão de se acostumar com a linguagem e conhecer bem as interfaces das diferentes hospedagens.

Ter um negócio online muitas vezes significa que você vai ter que entender de várias áreas da tecnologia da informação que não imaginou que precisaria. Essa é um dos motivos de profissionais versáteis serem tão requisitados no mercado de trabalho hoje em dia. Qualquer tipo de negócio online exige diversos tipos de conhecimento como publicitário, conhecimento de marketing, saber redigir bons textos e até mesmo entender como migrar clientes de um tipo de hospedagem para outro.

Migrar clientes para a revenda de hospedagem nem sempre é uma tarefa fácil e sempre irão surgir dúvidas na hora de realizar esse tipo de operação. Por isso e tão importante que você entenda como fazer e quais são as consequências e benefícios que cada atividade dará ao seu site. No fim, o que você deseja é ter um trabalho feito de melhor maneira, que tenha mais alcance de público e que tenha potencial para crescer. E é para isso que servem essas dicas, cada passo que você dá é importante para o crescimento e para a imagem do seu negócio online, por isso sempre pesquise, pense e entenda do assunto quando você quiser fazer alguma atividade como migrar seus clientes para a revenda de hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top