Como gerar mais Leads usando o Facebook

13/08/2018 às 19:40 Marketing Redes Sociais

Como gerar mais Leads usando o Facebook

O Facebook é a principal rede social da atualidade, possuindo bilhares de usuários e por isso é uma excelente ferramenta para a conversão de leads, basta saber usá-lo.

Porém, atualmente a rede tem limitado ainda mais o alcance de posts orgânicos na plataforma com o intuito de levar os usuários a anunciarem.

As atualizações fanpages foi posta em segundo plano. Hoje, os usuários recebem mais posts de amigos do que das páginas de empresas.

Então, como é possível gerar mais leads com o Facebook? Devo investir apenas em anúncios? Vamos lá!

Ter um dinheiro separado para o investimento em anúncios é essencial na rede, sendo parte de uma estratégia de marketing no Facebook.

A ideia aqui é impulsionar publicações para que elas cheguem a mais pessoas, já que o alcance orgânico é bastante limitado.

Por outro lado, focar toda a sua estratégia em anúncios também é um equívoco.

Mas como posso ter sucesso e gerar mais leads organicamente? É disso que vamos falar! É possível gerar mais oportunidades de negócios aplicando as dicas que daremos abaixo.

Mas o Facebook gera Conversão?

É importante frisar que a conversão de leads acontecerá fora do Facebook, a rede social é só uma forma de encurtar o caminho e chamar mais a atenção de clientes.

Por isso, ter um bom site, um bom blog, e principalmente, boas landings pages é fundamental para a estratégia ser mais efetiva.

É claro, que sem ter landing pages atrativas e funcionais, não adiantará em nada usar o Facebook para criar conteúdo, gerar engajamento, por no fim não haverá como obter mais informações sobre seus clientes.

Confira abaixo nossas dicas para geração de leads através do Facebook:

Faça lives (Transmissões Ao Vivo)

As transmissões ao vivo são bastante atrativas para os usuários do Facebook e por isso a própria rede dá destaque as chamadas Lives.

Esse tipo de publicação é o que tem a maior média de alcance entre os usuários da rede.

Você pode usar a live, por exemplo, para dar dicas, fazer uma pequena palestra, tirar dúvidas de seus clientes, enfim a inúmeros motivos para fazer uma transmissão ao vivo em sua fanpage no Facebook.

E claro, gerando um conteúdo de qualidade em tempo real, você conseguirá se aproximar mais de seus clientes e poderá indicar, de uma maneira natural, fazendo com que eles baixem um ebook, façam o cadastro no newsletter de sua empresa, entre outras ações.

A dica aqui é planejar todos os mínimos detalhes da live. Tenha claro e divida em tópicos tudo o que você irá falar e em qual ou quais momentos você irá pedir para os usuários cumprirem uma ação.

E também é preciso definir claramente como essa ação será feita.

Por exemplo, você pode deixar um link de um ebook num comentário fixado da live, assim indicando aos usuários que cliquem no link para baixarem o conteúdo se tiverem interesse.

Confira também como fidelizar clientes através de e-mail marketing.  

Gere engajamento (Converse com seus clientes)

A melhor forma de engajar seu público e conversar com ele. E um bom espaço para fazer isso são os comentários das postagens.

Você pode unir a criação de posts matadores com a realização de comentários, respondendo e expondo sua opinião para seus clientes.

Dessa maneira, a comunicação ficará bem mais pessoal e chamará bastante a atenção dos consumidores.

Os clientes levam em consideração, a vontade de uma empresa em falar com ele, ouvir o que ele tem a dizer.

Aliás, somente assim você poderá colher informações que o levem a produzir produtos e a oferecer serviços que resolvem problemas e atendam as reais necessidades de seus clientes.

A dica para a conversão é aliar esses comentários com indicações a seus conteúdos.

Por exemplo, um usuário demonstra que tem dúvidas sobre a utilidade de um produto.

Nesse momento, você pode tentar esclarecer tudo pelo próprio comentário, o que pode gerar um texto muito longo e de visualização dificultada.

Por isso, o mais interesse para o usuário é que você resuma a resposta em uma ou duas frases e insira o link de um conteúdo do seu blog para que ele entre e saiba mais sobre o assunto.

Entendeu como funciona? O contato direto com os potenciais clientes é essencial para acelerar a jornada de compra, fazendo com que eles cheguem ao fundo do funil mais rapidamente.

Tenha seu próprio grupo e participe de grupos relacionados ao seu negócio

Os grupos de Facebook são ótimas opções para implementar uma estratégia de geração de leads.

Geralmente, os grupos possuem temas fechados e concentram apenas usuários que se interessam por certos assuntos.

Isso faz deles o lugar perfeito para apresentar sua empresa a mais usuários.

Nos grupos é possível aprofundar assuntos, criando tópicos específicos e assim gerando um debate intenso que tende a criar diversas oportunidades de negócio.

Além de ter seu próprio grupo e colocar seus potenciais clientes, busque participar também de outros grupos relacionados ao seu setor, inclusive se seus concorrentes participarem deles.

Essa é uma excelente maneira de se destacar no mercado.

Não foque apenas em criar novos tópicos em grupo, mas principalmente em ser o mais participativo.

O ideal é que você crie, mas também responda comentários, deixe sua opinião no comentário de outras pessoas.

É dessa maneira que você ganhará o cunho de ser considerado uma referência em sua área de trabalho.

E isso trará a confiança que os clientes buscam para fazer negócio com a sua empresa.

Nos comentários dos grupos, assim como nos posts de sua fanpage, procure sempre indicar links de conteúdos e materiais ricos que a sua empresa produz para instigar os usuários a conhece-la melhor.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: