Como funciona uma LandPage?

Como funciona uma LandPage?

Categoria: Blog

30/08/2016 às 13:38

Como funciona uma LandPage?

 

Entender o que é e como funciona uma landpage é uma dúvida comum de muitos usuários quando se trata de marketing digital. Por isso, muitas pessoas e empresas não usam corretamente esse recurso, que pode trazer muitos benefícios e crescimento para qualquer site. Se você está nesse grupo e quer saber tudo sobre landpage, acompanhe o post!



O que é landpage?

Na tradução literal, landpage quer dizer ‘página de aterrisagem’ ou ‘página de pouso’. O termo já revela o sentido de ‘destino’, de algo inicial que levou para um ponto final. Na prática, é basicamente isso que acontece mesmo: uma página que o usuário será direcionado após clicar em um anúncio, e-mail, link, banner, entre outros.

A landing page não se trata apenas de uma campanha virtual, mas agrega também meios offline, como a publicidade em jornais, revistas, TV e similares. Mas, como estamos tratando de marketing digital neste artigo, vamos enfatizar somente esse meio.

Pense que você recebeu um e-mail incrível de uma promoção ou viu o anúncio de uma matéria interessante em um portal. Ao clicar nos links, você irá direto para a fonte, para a página em si – e espera encontrar o que realmente está esperando, não é? Pois é, você está na landing page, o destino final, a parte que deseja obter o máximo da informação que buscou anteriormente.

Esse é um exemplo que o usuário não precisa acessar a página necessariamente pela Home. Há muitas alternativas, por isso esse recurso é muito utilizado na otimização de sites, tanto para gerar tráfego quanto para obter mais vendas, no caso de uma loja virtual.



Por que a landing page é importante para um site?

Um site precisa de divulgação e novas estratégias de redirecionamento para aumentar o tráfego e conseguir mais acessos. Geralmente, para uma página que produz conteúdo diverso, muitas empresas/empreendedores digitais usam links patrocinados por meio do Google AdWords.

Com esta ferramenta, você pode criar anúncios personalizados com as melhores matérias, aquelas que vão mais chamar atenção dos leitores – e que irá levá-lo ao site, claro. Há outras alternativas parecidas e interessantes que levam o internauta para a landing page de um site, como as redes sociais, uma proposta básica e prática, basta investir em uma boa chamada e garantir que esteja tudo nos conformes com a matéria (falaremos disso claramente no tópico de dicas).



Por que a landing page é importante para uma loja virtual?

Uma landing page é essencial para aumentar as vendas em uma loja virtual. Um exemplo básico é no uso de um e-mail marketing, uma boa ferramenta para direcionar o cliente até o site por meio de uma promoção.

Além de aumentar o número de visitantes, ainda é bom para avaliar muitos dados e métricas, como a taxa de conversão e o que cada pessoa está buscando, quais são seus principais interesses, além de outras informações que não são visíveis em uma visita comum.

É bom deixar claro que é primordial otimizar a landing page para aumentar a credibilidade de seu site e garantir a melhor experiência para os usuários. Não há uma regra linear e comum para todos os casos, porém algumas estratégias práticas podem fazer toda a diferença. Confira algumas dicas bem legais!

Dicas para otimizar a landing page

Seja claro e objetivo
Cumpra o que prometeu’ no anúncio e deixe sempre as informações claras, sem duplo sentido, com conteúdo desorganizado ou difícil de entender. Objetividade é primordial na internet. Se a pessoa encontra dificuldades logo de cara ou não encontra o que o link/banner descreve, ela abandona seu site rapidamente, fato que aumenta a taxa de rejeição.


Faça testes frequentes
Mudar é necessário, ainda mais na internet. O que bombou hoje pode não ter um bom retorno amanhã, e assim vai. A ideia é fazer testes frequentes e avaliar o comportamento de seu público para melhorar sempre. Considere os dados, métricas e busque estudos para saber como agir corretamente para otimizar todo o trabalho.


Invista em um bom layout e conteúdo
Site bem organizado e personalizado faz toda a diferença. Tanto uma landing page como toda a estrutura da plataforma devem ter um layout bonito, fácil de carregar e que deixe o internauta ‘confortável’ para permanecer muito tempo online. Ninguém gosta de site lento, com desequilíbrio de cores e visual ruim, esses fatores prejudicam bastante e acabam com a confiança dos internautas. Do mesmo modo, o conteúdo precisa ser bem feito, com textos claros, informação em sintonia com o título e sem enrolação.


Aposte no CTA (Call to Action)

É um ponto crucial e fundamental em uma landing page. Criar guias para que o cliente saiba o que fazer na página é uma ótima estratégia que não pode faltar em nenhum caso. As pessoas já estão acostumadas com essa fórmula, ainda mais quando o CTA é usado dentro de um botão (seja um simples ‘clique aqui’ quanto outras ideias para chamar sua atenção e mantê-lo online, são várias estratégias de otimização). Mas, vale deixar claro novamente: mostre sempre o que é anunciado!


Não tente ‘enganar’ o cliente/internauta

A pior coisa que você pode fazer é divulgar uma coisa e vender outra, mesmo que seja algo similar. É péssimo e acaba com a credibilidade de qualquer um. Nenhum cliente gosta de ser enganado, portanto, siga sempre a linha do que anunciou. Se foi um produto em promoção, a landing page precisa levar diretamente a esta oferta. No caso de uma matéria, o conteúdo precisa ser fiel e ter tudo a ver com o título em questão. Evite sensacionalismo e outros truques com o objetivo de gerar mais cliques. Pode funcionar, mas prejudica a reputação da sua plataforma e o trabalho em si.

Bom, agora você já sabe o que é e como funciona uma landing page exatamente. Se já usa esse recurso, continue melhorando cada vez mais. Se vai começar agora, saiba que é extremamente necessário para um bom marketing digital.

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post.

Até mais!

Talvez você goste

Top