Como fidelizar os clientes captados no Natal?

09/01/2018 às 22:03 Email Marketing

Como fidelizar os clientes captados no Natal?

O Natal é um período do ano propício para atrair novos clientes. Nesta época, as lojas virtuais costumam a “bombar” bastante, já que os usuários costumam comprar diversos presentes para amigos e familiares.

Lógico que o objetivo de seu e-commerce não deve ser apenas aumentar o volume de vendas no período, mas principalmente em trabalhar na fidelização de novos clientes. Esta é uma hora em que os clientes estão bastante suscetíveis a conhecerem novas lojas virtuais, pesquisar por novos produtos e serviços.

É preciso ter muita atenção para fidelizar estes clientes, já que eles podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio em 2018. Com a economia se reaquecendo, as vendas tendem a aumentar nos próximos meses e isso aumenta o poder de compra de seus novos clientes, o que torna ainda mais indispensável a fidelização dos mesmos.

Os bons empreendedores já chegam para esta época do ano com as ações preparadas, antes mesmo do Natal chegar. É possível determinar ações estratégicas para ter mais sucesso em vendas e fidelizar novos clientes para seu e-commerce.

Confira algumas dicas para fidelizar mais clientes durante e depois do Natal:

Tenha certeza de que os novos clientes estão satisfeitos

Essa primeira dica é meio óbvia, mas é bem válida. Um dos pecados dos empreendedores de e-commerce e não se preocupar com o nível de satisfação do cliente após comprar um produto ou serviço. É bom lembrar, que a satisfação não se mede apenas pela qualidade do seu produto, mas também pelo atendimento e por outros fatores como preço, facilidade de pagamento, entre outros.

Prepare sua equipe para a fidelização de mais clientes durante o período de Natal. É importante dar atenção máxima aos seus clientes, tirando todas as dúvidas possíveis e mostrando qual valor seus produtos e serviços irão agregar na vida dos consumidores.

É preciso trabalhar com foco na experiência dos clientes, desde o primeiro contato deles com a sua loja virtual. Para isso, seu site deve ser atrativo, intuitivo e leve para facilitar o processo de compra e entrega, esteja disponível para toda e qualquer dúvida que precise ser tirada ou mesmo para dar satisfações sobre prazo de entrega de produtos ou meios de pagamentos. No fim, ao entregar o produto ou serviço para o cliente, busque obter o feedback do mesmo para saber se ele ficou satisfeito ao comprar em sua loja.

Dê descontos e brinde a cada indicação de seus produtos

Além de prestar um bom atendimento e deixar o cliente satisfeito, outra dica é dar pequenos prêmios para os novos clientes. É possível oferecer descontos em produtos ou brindes a cada indicação que termine em compra, por exemplo.

Oferecer esses benefícios em troca de ter mais pessoas visitando a sua loja virtual é importante para fidelizar um novo cliente. Lembre-se que o cliente fiel já irá fazer uma divulgação gratuita de seu negócio, o que é o nosso objetivo final.

Também é uma boa trabalhar com cartões de fidelidade, principalmente no ramo de serviços, oferecendo um desconto especial após um número X de compras, isso pode ajudar a manter os clientes ligados ao seu negócio.

As ações citadas acima são apenas algumas formas de ganhar mais clientes através de indicações e fidelizar novos clientes, que estarão de fato satisfeitos já que indicam seus produtos e serviços. Esse ciclo pode e deverá trazer ótimos resultados para os seus negócios neste ano.

Confira também o que é e-mail marketing.

Cadastre todos os clientes que visitam o seu site nessa época do ano

Trabalhar com e-mail marketing é cada vez mais importante no meio do marketing digital. Cadastrar o maior número de clientes possíveis pode gerar muitas ações para a conversão de leads e também ações de pós-venda para fidelização de clientes.

Obtenha e trabalhe os novos leads, através dos dados obtidos em compras e formulários preenchidos. É essencial tabular os dados obtidos para entender melhor o comportamento do consumidor e converter possíveis oportunidades de negócios em vendas.

Além disso, entrar em contato com uma certa frequência é indicado para que seus clientes fiéis não esqueçam do seu negócio. A dica é sempre demonstrar interesse no cliente para saber o que ele mais precisa e oferecer a ele, de acordo com seu portfólio de produtos.

Faça ações de pós-venda

Depois de conseguir converter o lead, é essencial manter o contato para fidelizar o cliente. Realize os chamados testes A/B através de uma boa estratégia de e-mail marketing para saber o que mais funciona e assim poder realizar ações após os clientes comprarem os primeiros produtos em sua loja virtual.

Porém, as ações pós-venda não devem focar apenas em levar o cliente a comprar mais um produto. Isso pode afastá-lo em vez de atraí-lo. O ideal a fazer é mandar e-mails agradecendo por cada compra, pedindo um feedback sobre os produtos e serviços e apresentar novidades em seu portfólio ou mesmo destacar alguns conteúdos interessantes sobre seus produtos ou ramo de atuação.

Essas ações devem ocorrer de acordo com a sua loja virtual. É possível em qualquer negócio manter uma comunicação periódica sadia para fidelizar novos clientes a sua empresa. É importante também não exagerar no contato para não saturar os novos clientes, que podem desistir de sua empresa, nunca mais comprando nada em sua loja virtual.

Ofereça vantagens exclusivas

Os novos clientes apesar de estarem satisfeitos precisam ser estimulados para comprarem mais em sua loja virtual. Crie soluções inovadoras e ofereça descontos, brindes, benefícios exclusivos para que os clientes sintam que você se importa com eles e está fazendo o possível para agradá-lo.

O período do Natal é propício para promoções, o que torna esse fator ainda mais importante na fidelização de clientes. É possível dar descontos na compra de produtos para os clientes que estejam realizando sua primeira compra. Caso sua empresa tenha condições, também é possível oferecer algum brinde em compras. Outra dica é oferecer cupons de desconto após o preenchimento de formulários, assim você consegue mais informações sobre o potencial cliente e ele ganha um desconto maior em seus produtos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o serviço de E-mail Marketing da ISBrasil. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: