Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer uma proposta comercial para minha agência?

24/09/2018 às 09:09 Marketing

Como fazer uma proposta comercial para minha agência?

Muitas agências de marketing e comunicação tem em média entre dois e cinco clientes e isso não acontece apenas por elas não suportarem mais demanda, mas principalmente por que não conseguirem formular uma proposta comercial atrativa para fechar mais clientes.

É claro que fazer uma proposta comercial não é algo tão fácil quanto se pesa. Vender seus serviços pode não ser tão simples.

No caso de agências de comunicação e marketing, o foco da proposta deve ter base nos casos de sucesso da própria empresa e de espelhos no mercado.

Para fechar clientes, é preciso entender qual é o objetivo e os problemas que eles enfrentam e apresentar uma estratégia atrativa para resolvê-los.

Por isso, além de elaborar um plano de ação de marketing ou comunicação e estipular os seus custos, é necessário que sua agência tenha o máximo de informação possível sobre o cliente em questão.

Como criar uma proposta comercial matadora? Veja os principais pontos!

Coletar dados e fazer um bom briefing

O briefing é essencial no mundo do marketing digital. Para saber como atender um cliente, é essencial que você entenda o que ele espera, só assim você terá chances de atingir as expectativas dele.

Na hora de fazer um projeto, é necessário que sua agência colete o maior número de dados possível sobre a empresa para que seja possível fazer um plano de ação específico para o caso.

Toda empresa espera que uma agência tenha uma solução para o seu problema e não apresente algum planejamento generalizado sobre o assunto.

E para ter um plano correto e específico, fazer um bom briefing é fundamental. Através do briefing é que você poderá montar a estratégia e sustenta-la com argumentos como pesquisas e cases de sucesso.

Teste 30 dias de Revenda de Hospedagem grátis.

Explique como o plano de ação será executado

Depois de fazer um briefing e conseguir montar um plano de ação voltado para atingir os objetivos de seu novo cliente é preciso ter a sensibilidade de explicar cada ação nos mínimos detalhes.

Isso irá gerar confiança e organizará todo o processo, em outras palavras, ele saberá o que está contratando.

Somente dessa maneira, você começará a despertar nos clientes a confiança no trabalho de sua agência.

Se possível ainda mostre quais são os profissionais que serão responsáveis por cada parte do projeto.

Nessa parte também é preciso demonstrar quais serão as ferramentas utilizadas na execução do projeto.

O processo será todo feito pelas redes sociais ou serão usadas ferramentas de automação de marketing? Qual é o resultado esperado para um certo período? Essas e outras perguntas devem ser respondidas.

Quais serão os custos do projeto?

Logicamente, é preciso demonstrar quais serão os custos do plano de ação montado para o cliente.

Os valores a serem investidos são de suma importância para que ele considere a sua proposta comercial como viável ou não.

Por isso, faça uma estimativa real dos custos envolvidos em cada ação relacionada a criação de site ou blog, a campanhas de e-mail marketing e ao uso de ferramentas de automação e promoção do negócio do cliente.

Confira também: O que você precisa saber antes de Contratar sua Revenda de Hospedagem.  

Apresente cases de sucesso e feche o negócio!

Se a sua agência já tem um tempo de mercado, com certeza, você já terá cases de sucesso. Se a sua agência acabou de nascer, você deve pegar alguns projetos por mais que não ganhe com isso para construir o seu primeiro case de sucesso.

O que é um case de sucesso? Basicamente, é um testemunho a seu favor.

Você pode, por exemplo, pegar depoimentos e preparar slides ou animações que mostrem como a sua agência resolveu o problema de outros clientes.

Geralmente na era digital, muitas empresas estão atrás de uma agência para se livrar de problemas similares e crescer no mercado, por isso é preciso produzir diversos cases de sucesso e testar novas estratégias para fechar mais negócios.

Dessa maneira, você pode mostrar quais situações de risco sua agência já enfrentou e como ela os resolveu.

Apresentar um case de sucesso em sua proposta comercial é como se fosse um “bônus” para mostrar ao seu cliente que sua agência tem capacidade de alcançar os resultados que ele espera.

O uso de cases de sucesso se tornaram essenciais para fechar negócios, já que o número de agências cresceu bastante no mercado.

E como muitas oferecem serviços semelhantes, é preciso buscar maneiras para se diferenciar e aumentar o seu poder de argumentação para fechar novos negócios.

É preciso mostrar que sua agência é diferente das demais, que realmente alcança o que promete sem promessas clichês.

E ter um case de sucesso é o fator que irá tutelar essa capacidade e pode convencer seus clientes a fecharem com você e não com uma concorrente.

Como devo distribuir os argumentos na minha proposta comercial?

Bom, vamos lá! Fazer um projeto qualquer um sabe fazer, mas montar uma proposta comercial atrativa é para poucos.

É preciso lembrar de uma máxima para ter sucesso nesse ponto: Contra fatos, não existem argumentos!

O que isso quer dizer? Sua agência deve focar sempre em apresentar cada ponto oferecendo aos clientes dados e cases de sucesso que provem a capacidade dela em resolver problemas. Busque basear sua proposta comercial em números e na demonstração de resultados factíveis.

Se possível mostre o passo a passo para mostrar ao cliente como você chegou a resultados, reforçando a capacidade que a sua agência tem para lidar com situações difíceis e virar o jogo.

Demonstrar o seu potencial é muito importante para fechar mais clientes para sua agência.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: