Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer uma estratégia de SEO para pesquisas por voz

20/12/2019 às 19:29 SEO

Como fazer uma estratégia de SEO para pesquisas por voz

A pesquisa por voz está crescendo no Google. Segundo a ComScore, em 2020, pelo menos, 50% das buscas online serão feitas com pesquisa por voz.

Com todos os smartphones e tablets com microfones integrados, fica bem mais fácil falar para fazer uma pesquisa do que digitar, não é?

A praticidade é o principal motivo do crescimento das pesquisas por voz no mercado digital. O simples ato de apertar o microfone do Google e ditar algo a ser pesquisado mostra a evolução das buscas online.

Os mecanismos de pesquisa por voz foram evoluindo com o tempo e hoje conseguem oferecer buscas assertivas e completas com uma simples chamada de voz.

Como funciona a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma ferramenta dos buscadores online que visa facilitar a maneira de fazer uma pesquisa na web.

É bem simples, para fazer uma pesquisa por voz, você só precisa ativar e usar o microfone do seu computador, do smartphone ou do seu tablet.

Com o crescimento das buscas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), a pesquisa por voz foi um recurso aperfeiçoado para otimizar o tempo dos usuários.

Assim, em vez de digitar, o usuário só precisa apertar e segurar o microfone (como acontece no WhatsApp), ditar as palavras que deseja pesquisar e pronto.

Os buscadores desenvolveram recursos otimizados que conseguem captar as palavras ditas, em diversos idiomas, e assim redirecionam os usuários para pesquisas completas.

Crescimento das pesquisas por voz

Os motivos para o crescimento das pesquisas por voz são vários, mas existem alguns fatores principais que influenciaram no desenvolvimento dessas ferramentas para os buscadores online.

O primeiro ponto é que fazer uma pesquisa falando é mais rápido do que fazer uma pesquisa digitando.

E como a maioria das pessoas estão na correria diária, elas querem agilidade, e a pesquisa por voz oferece isto.

O segundo ponto é que as pessoas estão deixando o desktop de lado. A maioria dos usuários já utiliza smartphone e tablets para acessar à internet na maior parte do tempo.

Esses dois fatores fizeram com que os buscadores online aperfeiçoassem seus serviços de pesquisa por voz para deixá-los mais eficientes.

Baixe já o Ebook de CloudLinux.  

Dicas de SEO para ranquear bem em pesquisas por voz

Como já dissemos no texto, a pesquisa por voz deve representar metade das buscas online no próximo ano.

E por isso, é preciso aprender a trabalhar nossa estratégia de SEO para manter um bom ranqueamento para este tipo de pesquisas.

Confira as nossas dicas abaixo:

Mire seu conteúdo em palavras-chave de cauda longa em formatos de pergunta

No smartphone, as pesquisas costumam fazer perguntas usando o recurso de pesquisas por voz.

Isso torna o entendimento da ferramenta mais fácil e para os usuários a resposta também é mais completa. Falar é diferente de digitar, então as pessoas costumam ser mais específicas ao ditar a sua busca.

Pense nisso e planeje títulos com perguntas para os seus próximos conteúdos. Isso facilita bastante o seu ranqueamento em pesquisa por voz.

E busque por perguntas mais extensas, focando em palavras-chave de cauda longa.

Como as pessoas economizam tempo falando, elas costumam fazer perguntas completas, com quatro, cinco ou seis palavras para os buscadores, sendo o mais específicas possíveis.

Confira também: Vantagens de Cloud Server.

Aposte nos featured snippets

Você sabe o que são featured snippets? Os featured snippets são os cartões com respostas diretas que aparecem primeiro nos resultados de busca no Google.

Cerca de 40% das buscas de pesquisas por voz são feitas nesse formato.

A dica de SEO para ranquear bem featured snippets é fazer parágrafos mais curtos, mas com todas as informações necessárias, que resumam um conteúdo.

Assim, você consegue trabalhar essa estratégia e aparecer no topo das páginas de busca.

Otimize seu conteúdo para buscas regionais

Com base em informações do Internet Trends Report, cerca de 22% das pesquisas por voz realizadas buscam por informações locais.

As pessoas estão interessadas em buscas por estabelecimentos próximos as suas casas.

Essa é uma excelente dica de SEO, principalmente, para negócios locais.

Se você tem uma loja física ou se tem uma loja virtual, mas está estabelecido em uma região X, aproveite isto e faça conteúdo focando nas buscas regionais.

Destaque a sua localização e seus contatos em suas páginas. Trabalhe conteúdos com palavras-chave que foquem em buscas regionais.

Se você tem uma barbearia e está no Rio de Janeiro, por exemplo, você pode criar conteúdo focando na palavra-chave: barbearia no Rio de Janeiro.

Aposte palavras-chave mais populares e de fácil pronúncia

As pesquisas por voz devem ser focadas em palavras populares e de fácil pronúncia.

Como as pessoas ditam as buscas, elas acabam adotando uma linguagem mais simples, para agilizar a busca e facilitar o entendimento do recurso.

Por isso, não adianta apenas focar em palavras-chave de cauda longa que sejam específicas, mas também focar em palavras de fácil pronúncia, que são mais utilizadas durante as pesquisas por voz.

Por que investir em SEO para pesquisas por voz?

Acho que ficou claro durante o texto, as pesquisas por voz não são mais uma tendência e sim uma realidade no mercado.

Por isso, focar em práticas de SEO que consigam melhorar o ranqueamento para este tipo de pesquisa é extremamente importante para as empresas em 2020.

As pesquisas por voz serão muito usadas no próximo ano, então é necessário otimizar a sua estratégia para essas buscas.

Além disso o investimento em SEO para este tipo de pesquisa tem uma boa expectativa de retorno.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: