Como fazer uma curadoria de influenciadores digitais?

09/12/2019 às 19:42 Marketing

Como fazer uma curadoria de influenciadores digitais?

O marketing de influência é uma das tendências do marketing digital em 2019. Os influenciadores digitais se tornaram personalidades da web, com o poder de levar uma legião de seguidores a atenderem as suas indicações.

Então, como uma empresa pode fazer uma curadoria de influenciadores? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Como saber quais são os melhores influenciadores para a minha marca? Bom, agora ficou um pouco mais complicado, ou melhor isto forçou os profissionais de marketing a considerar outras métricas e detalhes importantes.

Desde julho, o Instagram começou os testes no Brasil e está ocultando as curtidas nos posts de perfil para todos os usuários.

Agora, o número de curtidas só aparecer para o proprietário da conta. As curtidas eram a principal métrica de avaliação de influenciadores digitais, então o que devemos fazer agora?

Como escolher os melhores influenciadores para a minha marca?

As curtidas foram ocultadas do Instagram como uma medida para a saúde mental, acabando com a “guerra de likes”, mas também para tornar a rede social mais interessante.

Segundo executivos do Instagram, a intenção da empresa é fazer com que as pessoas interajam naturalmente com os posts que gostem.

De acordo com os executivos, muitos posts no Instagram recebiam diversas curtidas porque já tinham diversas curtidas. Em outras palavras, não era necessariamente por gosto ou afinidade que eles recebiam tantos likes.

A escolha de influenciadores digitais é determinante para o sucesso de campanha, e portanto, não deve se basear em curtidas ou em número de seguidores, existem outras métricas importantes para fazer a curadoria.

Atualmente, muitos microinfluenciadores (pessoas com até 10 mil seguidores) podem render muito mais vendas do que grandes influenciadores digitais para uma marca, tudo depende de uma boa curadoria.

Confira as nossas dicas abaixo para fazer uma boa curadoria de influenciadores digitais:

Não se deixe levar por curtidas ou número de seguidores

Com a ocultação das curtidas, a nova métrica da vaidade preferida dos profissionais de marketing é o número de seguidores.

Em tese, quanto mais seguidores, mais potencial tem o influenciador. O problema é que nem sempre, isso é uma realidade!

É lógico que influenciadores precisam se conectar com muitas pessoas, logo ter um bom número de seguidores é importante, mas não é algo que define a sua influência.

É preciso analisar métricas que possam lhe ajudar a medir o engajamento que o influenciador tem com o seu público.

É necessário lembrar que muitos influenciadores compram seguidores e isso faz com que eles tenham milhares de seguidores fantasmas em sua rede social.

Por isso, confiar apenas no número de seguidores não é uma métrica confiável para fazer uma curadoria.

Confira também: Dicas para aumentar a conversão com E-mail Marketing.

Não entre em leilões de influenciadores!

Influenciador digital é um trabalho, por isso muitos influencers e agências de influenciadores tentarão contato com a sua marca todos os dias.

Quando procuram a sua marca é sinal de que sua empresa é interessante para parcerias, mas vamos com calma.

Muitas agências apelam para o leilão de influenciadores, como elas já tem um casting fixo, elas oferecem vários influenciadores para uma empresa e começam a fazer uma espécie de leilão.

Assim, não é a empresa que escolhe o influenciador, mas a agência que contrata para a campanha, o influenciador que aceitar o orçamento ou a permuta a ser realizada.

Isso é muito perigoso e os resultados podem ser negativos. Afinal, você não tem a mínima noção do poder de influência do escolhido com a sua marca.

Foque na análise de comentários

Uma das melhores métricas para atestar o engajamento de influenciadores digitais são os comentários.

Porém, não estamos falando para você contar o número de comentários em cada post, não é isso. O importante é que você faça uma análise dos comentários.

O que será que as pessoas comentam no post de um potencial influenciador da sua marca? Bom, você deve prestar atenção na qualidade do post, ou seja, avaliar imagem, texto, hashtags, etc.

E principalmente, ficar de olho na interação dos usuários. Quer um exemplo? Vamos lá! Comentários simples como “linda”, “maravilhoso”, “que lindo”, “sensacional”, o uso de emojis, entre outros, são indicações que os seguidores se interessam pelo influenciador, mas apenas “passaram o olho” no post.

Isso pode indicar que este influenciador digital ainda não tem um grande potencial de venda.

Agora, quando as pessoas interagem com perguntas ou outros tipos de afirmações, geram discussões nos comentários, é sinal que o influenciador digital tem poder de influência sobre seus seguidores.

Converse com influenciadores e alinha expectativas

Uma das melhores maneiras de refinar a sua curadoria de influenciadores digitais é o diálogo. Isso mesmo! Essa é parte final do processo.

Depois de avaliar e testar o engajamento do influenciador, agora é hora de ter certeza que o profissional é o mais indicado para a campanha da sua marca.

Então, sente para conversar com o influenciador. De preferência faça uma simulação, monte um post com o profissional.

Dessa maneira, você poderá perceber se a linguagem usada, se o conteúdo do post foi criativo e está dentro do que você deseja passar para o seu público ou para uma audiência que espera atingir.

Neste caso, você pode alinhar suas expectativas com o influenciador, mostrando alguns detalhes que não podem ser deixados de lado.

E se, você simplesmente quer mudar tudo do post, é sinal que o influenciador não se encaixa com o perfil da sua marca, ou pelo menos, não é o mais indicado para fazer a sua próxima campanha.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: