Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer backup do MySQL

16/02/2021 às 12:43 Hospedagem de Sites

Como fazer backup do MySQL

Quando um administrador ainda está iniciando é comum ter dificuldades para fazer backup depois de criar banco de dados MySQL. Esses dados são gravados e acessados através do servidor MySQL e não diretamente de arquivos.

As bases de dados do MySQL são salvas de forma padrão na pasta “/var/lib/mysql”. Quando criado a base de dados “phpbb” será criado a essa pasta de salvamento padrão e ne latera um conjunto de arquivos referentes a tabelas já criadas.

Uma forma fácil e simples de fazer o backup da base de dados é salvar o conteúdo na pasta /var/lib/mysql, criando um arquivo.tar.gz ou até mesmo copiando esses arquivos diretamente para outra partição. Porém, existem um problema! As bases de dados são alteradas de forma recorrente durante a operação do banco de dados, e isso nos leva a cópias inconsistentes.

Backup MySQL:

Quando o arquivo copiado na pasta receber um novo backup, ele ficara misturado com o novo e com o antigo e isso com certeza é o caminho para um grave desastre futuro. Para que você possa fazer seu backup MySQL sem nenhum problema, nós vamos te ajudar com todos os passos. Confira abaixo:

Banco de dados MySQL

Antes de começar a criar o backup do seu banco de dados mySQL vamos explicar rapidamente o que é um banco de dados. Em poucas palavras, um banco de dados é um agrupamento de informações importantes de qualquer tipo e não se restringe ao seu site. A máquina que você utiliza neste momento possui um banco de dados. O mySQL é um formato amplamente utilizado para banco de dados.

Fazendo o backup do banco de dados MySQL no cPanel

Para fazer um backup do seu banco de dados no cPanel da sua hospedagem de sites, basta seguir o passo a passoa abaixo. Você também pode acompanhar pela imagem, de forma bem intuitiva.

  1. Antes de tudo, acesse o seu cPanel. Uma vez acessado, procure pela opção "php myadmin".
  2. Em seguida, selecione o banco de dados que deseja realizar o backup.
  3. Localize a opção exportar e clique sobre ela.
  4. Na tela que surgir, você deve selecionar se deseja um backup rápido ou personalizado. Pelo backup personalizado você pode escolher mais opções e ter um serviço mais completo.
  5. Para finalizar, utilize a opção "exportar".

Restauração de backups do banco de dados MySQL:

A restauração do backup segue o caminho inverso. Você deve começar acessando o "phpmyadmin". Poém, deve utilizar a opção "importar". Essa opção permitirá realizar um upload de um banco de dados que já tenha sido salvo antes. Ou como chamado em liguagem técnica, uma restauração.

Conclusão

Seguindo esses passos, você não terá dificuldades em criar um backup do seu site e nunca perderá informações importantes. Não deixe de seguir o blog da ISBrasil para ver mais dicas e novidades sobre hospedagem de sites, WordPress e marketing digital!

Gostou de nosso post? Compartilhe: