Como escolher uma boa hospedagem de site?

Como escolher uma boa hospedagem de site?

Categoria: Hospedagem de Sites

28/09/2016 às 08:07

Como escolher uma boa hospedagem de site?

 

Se você está pensando sobre como escolher uma boa hospedagem de site, algumas reflexões são necessárias.

Seja você um blogueiro ou um empreendedor, uma hospedagem de qualidade é fundamental para que seu negócio mantenha-se no ar e tenha estrutura suficiente para prosperar na internet.

Ao hospedar o seu site com uma empresa X, ela é quem se tornará a responsável pela velocidade de carregamento, usabilidade e, principalmente, estabilidade da página (espera-se que seu site esteja sempre disponível para os usuários, certo?).

 

4 Insights sobre como escolher uma boa hospedagem de site

Agora que você já entendeu a importância de se escolher uma boa Hospedagem de sites, vamos ao que interessa: afinal, o que devemos levar em conta no momento de optar pela hospedagem de site ideal para o nosso negócio?

Na verdade existem diversos fatores relevantes. Escrevemos sobre os 4 principais deles. Confira!

 

1. Considere o tamanho do seu projeto

Você pode criar diversos tipos de negócios na internet. Para cada um deles, existem soluções diferentes em matéria de hospedagem.

Se você quer criar um blog de moda, que armazenará somente textos e vídeos, a estrutura necessária é muito menor do que aquela que seria utilizada na hospedagem de um ecommerce, por exemplo.

Sendo assim, o primeiro passo é partir da seguinte reflexão: qual o tamanho do meu negócio? Onde quero chegar com ele?

Fazendo isso você começará a ter uma maior percepção sobre o número total de páginas do site e o material (textos, vídeos, ebooks etc) que está sendo oferecido através dele.

Isso é fundamental no momento de definir o quanto de espaço em disco será necessário em sua hospedagem.

 

Pequenos/Médios

Os sites considerados de pequeno a médio porte, como páginas institucionais ou websites de negócios locais, por exemplo, podem utilizar a hospedagem compartilhada.

Modalidade mais popular entre as hospedagens de site, a hospedagem compartilhada é mais barata porque permite que diversos usuários façam uso de um mesmo servidor.

Responsável por atender a maioria dos sites da internet, esse tipo de hospedagem também é conhecido por ser o mais barato de todos. Confira alguns planos de hospedagem de sites (compartilhada) a partir de R$9,90.

Se o seu site é de pequeno ou médio porte, é provável que este seja o melhor custo-benefício para você.

 

Médios/Grandes

Se o seu site já está partindo do médio para o grande porte, como uma operação sofisticada de ecommerce ou um blog profissional, por exemplo, é hora de começar a pensar em uma hospedagem mais robusta.

O ideal é prestar muita atenção na quantidade de arquivos (fotos, vídeos e áudio) que o seu website anda compartilhando. Geralmente são esses os itens que mais “pesam” na hora da demanda por uma hospedagem com maior sofisticação.

Se este é o seu caso, talvez seja o momento de investir em um plano de servidor VPS, cloud ou dedicado. (Veja também nosso post sobre a diferença entre VPS e servidor dedicado)   

Se você ainda nem iniciou o seu projeto, pode ser uma boa começar com uma hospedagem simples e, com o tempo, ir aumentando a sua capacidade de armazenamento.

É uma ótima forma de economizar nos primeiros meses do projeto.

 

 

2. Número de acessos

Outro dado que você deve levar em conta na hora de definir o tipo ideal de hospedagem para o seu site, é o número de acessos/visitantes que ele recebe diariamente.

Os recursos do servidor de hospedagem vão desgastando-se aos poucos a cada vez que uma página é carregada.

 

Poucos acessos

Se o seu website ainda possui uma quantidade moderada de visitas, o site pode tranquilamente operar com uma hospedagem de sites compartilhada.

Muitos acessos

Se o seu site ou blog possui muitas visitas - ou mesmo picos de tráfego em algum momento do dia, o ideal é contar com uma hospedagem mais robusta e que consiga manter a estabilidade da página.

Quando muitos usuários acessam seu website ao mesmo tempo, isso pode consumir todos os recursos disponíveis que foram contratados pelo seu plano de hospedagem. Se isso acontecer, o site ficará fora do ar.

Se este é o seu caso, a solução mais simples é optar por uma hospedagem Cloud ou um servidor dedicado.

 

3. A sua hospedagem é para um e-commerce?

Caso você esteja procurando uma boa hospedagem de sites para ecommerce, é preciso se atentar para alguns detalhes.

Com o comércio eletrônico brasileiro faturando mais de 50 bilhões de reais ao ano, muitos empreendedores estão sendo atraídos para esse segmento da economia. Porém, muitos deles ainda não sabem muito bem como colocar a operação para funcionar.

 

Fatores de segurança

Por se tratar de um ambiente virtual onde informações importantes (senhas, números de cartões etc) são compartilhadas, o ecommerce precisa garantir a segurança dos consumidores, e é por isso que existem certificados como o SSL, por exemplo.

Além disso, uma estrutura de hospedagem para lojas virtuais precisa ser otimizada de maneira diferenciada em matéria de SEO, configuração de páginas, menus etc.

Por isso, o ideal é que você contrate uma plataforma de ecommerce que já venha totalmente configurada para uso. Confira planos de plataformas de ecommerce a partir de R$39,90 ao mês.

 

4. Considere o histórico da empresa contratada

Com as informações dadas neste texto, você com certeza já possui conhecimento suficiente para entender melhor qual é a opção ideal de hospedagem para você.

Veja nosso Post: Melhor hospedagem de site e tire suas dúvidas.   

Porém, recomendamos que, antes de fechar um negócio tão importante como esse, você faça uma breve reflexão sobre o histórico da empresa que lhe prestará ests serviços. Isso serve basicamente para evitar problemas futuros!

Em primeiro lugar, pesquise sobre a reputação da marca no mercado. Sites como o “Reclame Aqui” podem dar uma boa noção sobre a qualidade das ferramentas da empresa a ser contratada.

Depois, preste muita atenção no suporte dispensado aos clientes. Você não quer ficar na mão quando mais precisar, certo?

Também busque saber mais sobre a história da empresa de hospedagem como um todo. Assim você descobrirá se ela possui recursos suficientes para entregar aquilo que está prometendo.

 

Conheça a ISBrasil

Caso você ainda não tenha escolhido sua empresa de hospedagem de sites, fica o convite para conhecer a ISBrasil, uma empresa que já atua há mais de 12 anos no mercado.

Além de hospedagens de altíssima qualidade, nós também já ajudamos milhares de clientes com serviços como plataformas para ecommerce, gerenciamento de campanhas Google Adwords, serviços de Streaming, email marketing e muito mais!

Oferecemos Hospedagem de sites 30 dias grátis, escolha seu plano e Aproveitem!

Acesse o nosso site e conheça nossas vantagens!

Até mais!

Talvez você goste

Top