Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como escolher o melhor Domínio para seu projeto?

07/03/2018 às 18:20 Hospedagem de Sites

Como escolher o melhor Domínio para seu projeto?

Entre todas as coisas que precisamos pensar na hora de criar um site, as que envolvem a criatividade podem ser as mais difíceis. Isso porque é exatamente isso que pode ser o seu diferencial.

Não que os produtos que vende ou os serviços que oferecem não irão fazer diferença (claro que irão), mas alguns pontos como a forma como o seu site é apresentado ou o nome que você dá para ele irão também se destacar de alguma forma. E isso pode fazer a diferença para chamar mais a atenção do público e de possíveis clientes.

Isso é algo importante para todos aquele que desejam ter uma visibilidade positiva no mercado. Não é apenas uma ligação entre a percepção que as pessoas têm do seu site e do que ele realmente né, mas é a sua marca, a forma como você irá se apresentar, a forma como todos irão lembrar, a primeira impressão.

Por isso hoje iremos dar dicas de como escolher o melhor domínio para o seu projeto, destacando os principais pontos sobre a escolha do nome e sobre sua importância.

Mas antes de entrar no assunto propriamente dito, você sabe o que é um domínio?

Leia também nosso texto sobre a w3c

O que é um Domínio?

Quando o assunto é internet, o termo domínio é usado como um conjunto de símbolos (letas e números, mas normalmente apenas letras) que servem para indicar para o servidor o que queremos visitar.

Funciona mais ou menos como um número de telefone, onde você digita o endereço completo para poder acessar o site.

De forma resumida, podemos dizer que o domínio é composto pelo prefixo “www” o nome do domínio e o final que pode ser “.com”, “.org”, “.net”, ou qualquer coisa que você preferir.

Agora que já entendemos basicamente o que é um domínio, vamos às dicas! Saiba como registrar um domínio e escolha o melhor Dominio para o seu projeto, usando as nossas dicas!

Prefira o .com (ou .com.br)

Essencialmente esse é o tipo de domínio mais conhecido em todo o mundo ou no Brasil, se formos considerar o “.br” também. Mas em qualquer país que as pessoas criam um site, esse padrão é o mais comum de se ver, apenas mudando um pouco o final, muitas vezes.

Por isso a nossa primeira dica de como escolher o melhor domínio para o seu projeto é justamente começar onde a maioria das pessoas irá buscar.

Seguir essa dica torna o seu site mais fácil de ser encontrado e, inevitavelmente, também torna o seu site mais confiável.

Sites com finais de domínio muito diferentes costumam ter uma certa rejeição por parte do público, justamente por não estarem dentro desses padrões. As pessoas pensam “por que ele tem esse domínio tão diferente? ” e podem questionar se comprar produtos ou mesmo acessar os seus links é seguro.  Por essas razões, prefira o “.com” ou o “.com.br”.

Confira uma pequena lista com os principais dominios usados e aceitos pelo público em geral:

  • .com
  • .com.br
  • .net
  • .org
  • .info

Escolha um nome que possa ser trabalhado

Para que o seu domínio tenha sucesso a longo prazo, é inevitável ter que trabalhar muito bem em cima da marca. Mas para que você tenha um nome que possa ser trabalhado existem algumas dicas básicas que podem ser dadas.

A primeira delas é a escolha de um nome único, que não tenha nada parecido com a concorrência e que tenha um “caminho livre” em termos de identidade.

A segunda é escolher um nome que é fácil de ser memorizado. Se o seu site tiver um nome muito difícil, as pessoas vão acabar desistindo de tentar lembrar e acessar um concorrente.

Em tempos que em que as pessoas não possuem muita paciência, um nome fácil de ser lembrado é de extrema importância. Isso também vale para a nossa terceira dica desse tópico, que é usar um nome fácil de ser pronunciado. Isso pode dificultar para que as pessoas acessem ou até mesmo se lembrem do nome do seu site.

Registre o seu domínio com a gente! O nosso plano básico de hospedagem de site é o produto ideal para quem está começando na internet. Temos planos a partir de R$ 9,90 mensais (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Evite caracteres diferentes

Caracteres como números e hifens são muitas vezes incompreendidos e podem fazer com que as suas visitas diminuam. As pessoas que ouvem o endereço do seu site não sabem se você está usando um número (5) ou está escrito (cinco), além de também poder acontecer de eles desconhecerem ou esquecem o hífen que você colou lá.

Agora, se realmente for necessário usar isso para o seu domínio, o melhor a se fazer é registrar ele de duas formas diferentes, assim as chances de os usuários errarem na hora de digitar diminuem. Mesmo assim, de forma geral e dica é evitar que esse tipo de confusão possa ocorrer. 

Use sites para ter ideias

A partir das dicas já dadas aqui sobre como você pode escolher o melhor domínio para seu projeto, você pode usar sites que geram alguns nomes para ter mais ideias do nome que quer dar.

Esse tipo de site funciona como um “amigo” que te ajuda em seu brainstorm. Você não precisa usar necessariamente os nomes que ele te indica, mas eles podem ser bons apontamentos para quando você bater o martelo e definir qual será o nome do seu site.

É praticamente impossível ter sucesso com o seu site sem saber como escolher o melhor domínio para o seu projeto.

E é claro que isso não é uma decisão que você toma de um dia para o outro. Normalmente ela é fruto de muitos dias pensando, de ideias, de estudos de público, estudos de nome, estatísticas e tudo o que possa afetar as visitas ao seu site.

Mas todas essas dicas aqui dadas podem fazer com que esse trabalho seja um pouco mais fácil e que você tenha um leque de ferramentas maior para conseguir definir o domínio do seu site.

Ao mesmo tempo que essa é uma preocupação, não deve se tornar uma dor de cabeça e nem um problema para você.

Gostou de nosso post? Compartilhe: